quarta-feira, 22 de junho de 2011

OS PÁSSAROS SÃO PREDADORES ?





Como eu comentei,além de tantos predadores naturais,os pássaros também estão nesta lista e comem as borboletas.Desprezam as asas,porém,comem a cabeça,o abdomen,as patinhas e as antenas.
Quando isso ocorre?
Geralmente ao entardecer,ao cair a noite. Como? Olha que engraçado:as borboletas se movimentam devido a energia solar que elas captam durante o dia e a exposição ao sol forte.
Em um dia de verão,elas captam todo o calor do sol e este calor se transforma em energia motriz. Com isto ,elas batam as suas asas com mais força.
Em dias de pouco sol,menos energia motriz. Quando a noite vai chegando ,as que conseguiram sobreviver a diversas entempéries ou acidentes,se recolhem nas árvores e geralmente mudam a coloração das suas asas para enganarem os seus predadores.
O predador ao ver aquelas transformações fica em dúvida,pois,existe o cheiro peculiar das borboletas e a cor diferente.
Dependendo da espécie e da fome,alguns se arriscam e comem assim mesmo.
Quanto menor o pássaro,mais predador ele é.
A Cambacica ou Cambachirra são os mais habituais comedores de borboletas.
Como estas borboletas que eu fotografei no Borboletário,estão protegidas dos pássaros,elas por não entenderem esta precaução dos Biólogos e telar o espaço,ficam escuras achando que estão se escondendo.
Pelo verde do arbusto voce percebe a coloração marrom das borboletinhas.
Elas estão se camuflando de folhas secas.
A natureza em toda a sua plenitude é rica em curiosidades.
As vezes ela até nos surpreendem.
No filme que eu vi no Borboletário ,uma espécie de borboleta tem um desenho nas asas que parece o olho da Coruja e a boca de uma Cobra.Mais uma vez,o predador ao ver aquela imagem ele decodifica duas informações:tem cheiro de borboleta e aparência de outro animal.
Então ele pensa:-Devo comer ?
A fotografia foi feita por mim e as informações estou extraindo da minha memória.
Volto a comentar que além de adorar borboletas,adoro os pássaros e esta visita me fascinou.
A próxima postagem será sobre:Compostagem x Borboletário
Aguardem !
Beijocas


OBS:a quem acompanha o meu trabalho aqui no blog,peço desculpas e compreensão.Estou tendo dificuldades em comentar nos blogs amigos que eu normalmente visito.Até os 2 blogs que eu administro e o outro em que participo,não consigo comentar retribuindo a visita.Espero que este problema seja passageiro e de fácil solução.Obrigada, Mimirabolantes

11 comentários:

chica disse...

Muito interessante e bom de saber!beijos,chica

Misturação - Ana Karla disse...

Uma curiosidade e tanto!
Vou ficar de olho nas próximas. rs
Xeros

Daniela Lima disse...

Mimi, já fui em um borboletário aqui em em SC, as borboletas são consideradas bioindicadores de diversidade de plantas de plantas em uma região, pois em cada espécie a lagarta se alimenta de determinado tipo de vegetal, isto quer dizer que quanto mais espécies de borboletas existam em uma área, a diversidade de plantas também é maior!

Tenho um post no rascunho sobre isso, queria voltar ao borboletário aqui para tirar umas fotos!
bjoo

LUCIA ZANI disse...

OI MI, ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM CONTIGO... JÁ TENHO SAUDADES DE PASSAR POR AQUI, NÃO TEM DADO TEMPO...,AS HOJE CONSEGUI.. OLHA TENHO ANDADO COM VOCÊ A TIRACOLO... RSRSRS A BOLSA MIRABOLANTES VAI À PRAIA, E AGORA QUE O TEMPO COMEÇOU A AQUECER ANDO COMK ELA.... E PRA VARIAR PENSO EM VOC~E, RSRSRS VOU TIRAR UMA FOTO E TE MANDAR... MIL BEIJOS E BOM FERIADO.

Mimirabolante disse...

Chica,realmente eu tbm estou adorando saber e poder dividir qui estas informações!!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Fica sim Ana Karla....tem mais coisas curiosas !!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Daniela,isso mesmo....tbm aprendi isso no filme que vi no Borboletário.Inclusive as plantas deste Borboletário são e´pecíficas a estas borboletas pois elas estão em extinção lá pelas bandas de Campos do Jordão........Podemos trocar informações !!!!mil bjcas

Mimirabolante disse...

Lucia....que alegria saber que voce está usando e de formas variadas a Bolsa Mimirabolantes......Aguardo as fotos !Eu comi as Queijadinhas de Cintra e em compensação,bebo meu cházinho na caneca vinda especialmente de Portugal.......Obrigada minha amiga por tanto carinho....mil beijocas......

Caca disse...

Que legal, Monique. Coincidentemente amanhã eu vou levar uma turminha de crinças aqui no zoo de BH e vou aproveitar para ir ao borboletário ver de perto essas maravilhas que você informou aqui. Abração. Paz e bem.

Mimirabolante disse...

Cacá.....o seu blog está na minha lista de blogs que leio e não consigo comentar......então,para retribuir as suas visitas,já que entro no seu espaço e nada escrevo,antecipei as minhas postagens sobre o Borboletário......espero que vc goste !!!Aproveitem bem amanhã,fotografe e depois nos mostre.....qq coisa,posso postar aqui !!!Vou adorar !!!!bjcas

Caca disse...

Obrigado, Monique. A minha maquininha já está a postos. rsrs. Abração.