terça-feira, 21 de junho de 2011

VENENO DE ARANHA


A natureza é realmente fantástica. Dentro deste Borboletário que eu visitei,voce aprende muitas coisas sobre a vida das Borboletas.Dentro do viveiro voce vê vários processos do dia a dia destes bichinhos.
Na exibição do filme antes do passeio,diversas informações são passadas facilitando a sua visitação e favorecendo um aprendizado.É claro que na minha infância devo ter aprendido nas aulas de Ciências várias destas coisas que ao longo dos anos se perderam.Hoje em dia ,em busca de uma qualidade de vida melhor,talvez faça com que estas informações tenham um sentido maior e o aprendizado mais interessante.Bem,estas borboletinhas que estão neste pequeno tronco estão mortas.Elas foram envenenadas por uma espécie de aranha.Assim que elas morrem,tanto pelo veneno da aranha ou por outro tipo de predador,as asas ficam preservadas por não serem comestíveis.Aos predadores só interessa determinadas partes da morfologia das borboletas,tais como:as perninhas,as antenas,a cabeça e o abdomem.É por isso que constantemente vemos nos jardins asinhas soltas.
Neste viveiro de borboletas ,existem poucas espécies e por concidência,a maioria faz um ciclo de mais ou menos 60 dias entre :pupas,lagarta,casulo,ovos,borboleta....Diariamente e geralmente pela madrugada,nascem diversas borboletas dentro do laboratório do Borboletário.Assim que passam por todas as transformações que geramente tem um intervalo de 15 dias,elas são soltas pela manhã denro do viveiro.Ali recomeçam o ciclo ,pois irão encontrar seus pares e acasalar.Dentro do viveiro também elas não estão livres dos predadores como:aranhas,formigas ou outros insetos.
O objetivo do viveiro é com a preservação de algumas espécies.Até as plantas ali presentes,foram cultivadas com o objetivo específico para cada espécie ali preservada.
Os pássaros também são predadores e nesta hora as borboletas tem um truque.
Qual?Depois eu conto !
Aguarde a próxima postagem.
Para ilustrar o texto,deixo esta foto que eu fiz .Fica também um pouco da minha memória.
Beijocas

4 comentários:

shan-Tinha disse...

acho lindas as borboletas assim como a vida dela e sua contribuição à natureza!
bj querida e até!

Caca disse...

Oi, Monique! Acho que as borboletas são os bichos que figuram entre os mais belos enfeites da nossa natureza. É o maior símbolo da delicadeza também. Estou aguardando a supresa com os passarinhos. rsrs. Abraços. Paz e bem.

Anônimo disse...

vim ver o próximo capítulo da sua experiência...

adorei!

Beijinhos e lindo dia! Su.

Mimirabolante disse...

Adoro voces e ver este energia toda positiva !!!Vou arrumar um tempinho e vou postar sobre os pássaros e as borboletas!!!Aguardem!bjcas atodos !!!!