quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SAÚDE HUMANA EM RISCO

Estou sempre acompanhando os acontecimentos em relação ao meio ambiente.
Me assusta a degradação , a falta de cuidados , a falta de planejamento e etc...
Confesso que ainda não tinha me deparado com um dado importante que é a nossa saúde em relação as aberrações que o ser humano comete com a natureza,até que ontem lendo uma reportagem alarmante  e esclarecedora, na revista "amanhã "do jornal "O Globo ", fiquei assustada.
- "É preciso colocar o risco à saúde na equação do plano diretor e urbanístico das cidades e não apenas o impacto que a expansão vai causar a rios e encostas - alerta o médico infectologista Dr. Rodrigo Angerami, do Departamento de Vigilância em saúde de Campinas ,que defende um plano de manejo para impedir a proliferação de capivaras em áreas urbanas,uma vez que o roedor não está na lista de extinção "
Não tinha visto a situação por este prisma: SAÚDE
Na maioria das vezes fico focada com a preservação ou amor e cuidado com os animais.
Quando leio sobre o aparecimento de determinados animais , principalmente alguns oriundos de venda ou tráfico,ou apenas trocas políticas ,não havia dimensionado os problemas que isso poderia acarretar.Ou seja, o desmatamento de determinadas áreas  ou quando uma mata é retirada ,as doenças que antes estavam restritas a ela passam a invadir outros biomas,E as mudanças climáticas irão influenciar a propagação de doenças.Estas são as palavras de " Claudia Portes Santos Silva ",que é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz ( IOC/Fiocruz).
Então , este é mais um alerta ,para quando determinadas espécies aparecerem em nossos residências ou próximas aos seres humanos , de denunciarmos aos órgãos determinados.
Nesta reportagem fica bem esclarecido o problema da  "febre maculosa 'que é originada pelo "carrapato estrela ", assim como pelo aparecimento de outros tipos de vetores( mosquitos,moscas) e todos ligados às transformações ou modificações feitas pelo homem na natureza.
A reportagem é enorme e muito interessante,onde podemos ler sobre o que pode ocorrer quando determinados animais saem em busca de alimentos já que seu habitat está sempre sendo invadido pelo homem e as modificações no seu sistema alimentar irá  ocasionar o surgimento de várias doenças.
Aqui no Rio de Janeiro, constantemente temos as informações sobre a "invasão " dos macacos no parque Lage ,decorrentes até das constantes transformações na paisagem natural do local em prol do crescimento ou desenvolvimento ,chamado progresso .
Temos a necessidade de estarmos construindo sempre alguma coisa sem nos preocuparmos com o  desequilíbrio gerado.
A imagem que ilustra a postagem foi retirada dos arquivos do Google .
Fique atento .
Respeite a natureza.
Ajude a preservar o meio ambiente.
Pesquise  e se quiser ,deixe um comentário sobre o assunto.

8 comentários:

chica disse...

Também sempre foquei apenas a alegria ao ver os bichinhos por perto, sem focar na saúde. Interessante!! beijos,chica

Adriano disse...

Oi Monique!
Estamos invadindo o espaço deles,
infelizmente parace que vai
almentar, e coisas piores podem
acontecer!
Linda Matéria!

Tenhas uma ótima semana!
Adriano.

Mimirabolante disse...

Eu tbm achei interessante Chica.....bjcassssssssssss

Mimirabolante disse...

Adriano,realmente uma grande invasão.....e assim que acabei de fazer esta postagem,olho pra janela da sala e vejo quatro saguis me olhando,pedindo comida!!!Eles vieram da mata que fica próxima a minha casa e que deve estar sendo destruída !!!!
bjcas e obrigada é sempre bom ver os amigos por aqui!!!!

O Pássaro das Sombras disse...

Olá, Monique!

Gostaria que você seguisse meu blog: www.opassarodassombras.com.br. Agora todas as poesias da Torre Mágica serão publicadas nele.Um abração!

Assinado: Pássaro das Sombras

O Pássaro das Sombras disse...

Olá, Monique!

Gostaria que você seguisse meu blog: www.opassarodassombras.com.br. Agora todas as poesias da Torre Mágica serão publicadas nele.Um abração!

Assinado: Pássaro das Sombras

Mimirabolante disse...

obrigada Pássaro.....já fui a sua casa ,te prestigiar!!!bjcas

Mimirabolante disse...

obrigada Pássaro.....já fui a sua casa ,te prestigiar!!!bjcas