domingo, 11 de dezembro de 2011

CAIXAS DE PAPELÃO VAZIAS : - É LIXO ?

Esta fotografia foi tirada pelo Mauro Peixoto e postada no Facebook mostra muito bem a falta de educação do cidadão.
Atualmente é comum falarmos de Meio Ambiente,Sustentabilidade,Reciclagem entre outros assuntos atuais e modernos,porém,o que talvez menos seja falado e é o mais sério é a EDUCAÇÃO .
Entende-se por Educação uma série de conceitos,comportamentos,formas de agir ou de pensar.
O povo pode não ter recursos contudo um mínimo de educação se espera que ele tenha.
Na semana passada fui ao Centro do Rio de Janeiro,mais ou menos próximo a Rua da Alfândega comprar aquelas luzinhas de Natal. Antigamente era comum a mamãe guardar as luzes da árvore de natal para o próximo ano.Me lembro tão bem deste comportamento dela que o levei para mim quando me casei. Assim que acabava o Natal,pegava a minha caixa e colocava ali os enfeites,a árvore e as luzes. Atualmente não tem dado para reaproveitar as luzes de um ano para o outro.Elas pifam.Duram somente o mês de dezembro.Então,é claro que este ano ao pegar a minha caixa de Natal,percebi que teria que comprar um jogo novo. Fui ao Centro em busca das ofertas e novidades. Era uma quarta-feira,fazia um sol forte e abafado.Andando de um lado ao outro fiquei estarrecida com a sujeira da cidade.E o que é pior. São os próprios lojistas e seus empregados que fazem a maior parte da sujeira. Conforme vão vendendo,começam a repor e ao abrirem as novas mercadorias,os papéis vão direto para as calçadas. O povo que transita nervoso e voraz,deixa atrás de si também outro rastro:são as garrafinhas de água,os guardanapos dos pastéis,os pauzinhos de picolés. Fiquei aturdida com vontade de reclamar ,contudo,o maridão ao meu lado me impedia ,pois com certeza eu levaria um fora ou uma bifa de alguém.
Eu realmente não consigo entender como pode uma pessoa achar normal e natural jogar qualquer coisa no chão,na calçada,etc...
Hoje ao ver esta postagem do Mauro Peixoto,no Facebook de uma foto que tirou do Centro de Miguel Pereira onde está sendo implantada a Coleta Seletiva ,me deixou muito angustiada.Todas as sextas quando eu chego a primeira coisa que eu reparo são as esquinas com o lixo acumulado e perto do descaso do ser humano tem a gaiola que está ali para receber os materiais reciclados e prefer colocar na rua.
Eu não consigo entender:não existe uma MULTA ? Não existe nenhum órgão que fiscalize estes absurdos? Na quarta - feira que eu estive no Centro do RJ,indicava que iria chover ao entardecer. E eu me perguntei como iria ficar?O Mauro Peixoto,da Secretaria de Meio Ambiente de Miguel Pereira, teve uma boa atitude . Após fotografar entrou no estabelecimento e reclamou. O dono da loja pediu aos empregados que retirassem as caixas e colocassem no lugar adequado.E se o Mauro Peixoto não tivesse passado ali e reclamado?E se chovesse?
Ninguém se importa com isso?
Voce se sente incomodado com isso?
Fica o meu desabafo entre tantos que faço aqui.
Beijocas e vamos refletir como está a nossa Educação.

10 comentários:

Vivian disse...

...Mimi anjinha linda,
vamos pedir ao Papai do céu
que abra as mentes humanas
para que ACORDEM e percebam
quanto mal fazem ao planeta
que os acolhe.

um planeta escola para todos
nós espíritos em evolução,
deve e MERECE ser respeitado
como nossa própria casa.

graças à Deus existem os
iluminados assim como você,
para nos fazer repensar as
atitudes tão pobres que
apresentamos sem o menor
pudor.

mas...
um dia chegaremos lá.

bjokas, minha linda!

Mimirabolante disse...

Vivian......sua oração é linda !!!!Papai do Céu precisa nos ouvir!!!!Beijocas sempre !!!!

Sonia Lana disse...

Linda essa oração!!!!

Mimirabolante disse...

Sonia vc é show!!!Super gentil !!!!Beijocas ......sempre mimirabolantes p/ vc !!!!!

Carol Arêas disse...

Monique, continue divulgando fatos como estes no seu blog e quem sabe assim vc esteja dando um alerta para as pessoas?!

Mimirabolante disse...

Cpm certeza Carol.....vou tentando fazer a minha parte!!!Conscientizar sempre !!!!beijocas

Lola disse...

Oi, Mimi,

Vivo fazendo essas mesmas perguntas todos os dias... O que falta, realmente, e a educacao...
Mas, continuo fazendo a minha parte! Falando nisso, vc conseguiu contato com aquela ONG que pediu garrafas pet? Pedi a sindica daqui para judar nisso, mas nao consigo contato com o pessoal da ONG.

Beijos e um otimo fim de ano!

Mimirabolante disse...

Lola,falo com elas sempre !!!tenho doado as garrafas tbm !!!Esta semana que entra,devo entregar mais !!!!o trabalho delas é lindo !!!!!!!

Karina Mendes disse...

pois é menina, aqui também é assim. com um agravante: não há containers para colocarem os recicláveis e há bairros em que nem passa o caminhão de coleta de recicláveis. as pessoas não separam o lixo, se separam põe na rua no dia errado... e por aí vai!
e quando colocam sofás nas calçadas? móveis e afins... aqui temos o ecoponto para isso, mas enfim...eu compartilho da sua revolta, isso me deixa muito irritada!

beijos

Mimirabolante disse...

É " Mutante " e qd chove?A destruição?Aí,o "povo " chora......fazer o que????Falar,falar,falar até conscientizar!!!bjcas