terça-feira, 18 de outubro de 2011

SOLIDARIEDADE,VOLUNTARIADO,RECICLAGEM TEM ALGUMA COISA EM COMUM ?

















































Hoje estive no Colégio Mallet Soares,na Rua Xavier da Silveira,82,em Copacabana para fazer uma palestra sobre : -Voluntariado - O que é? Como eu faço?









Ao iniciar a palestra,após a minha apresentação eu comecei falando aos alunos que há muitos anos atrás,antes mesmo da " Sustentabilidade " estar na moda,eu e o grupo de Professores do Malletzinho já trabalhavamos ,criavamos e vivenciavamos diariamente com " sucatas " = LIXO,RESÍDUOS . Eles ficaram surpresos quando eu comentei que as sucatas serviam para:classificar,parear,organizar,enfin ,construir o nosso dia a dia escolar.









E depois aos poucos,fui contando a eles como descobri e me apaixonei pelo caminho filantrópico.









Contei as minhas experiências. Falei dos meus sonhos e das minhas aspirações e até mencionei a eles que de uma certa maneira,eu estar ali aquela hora atendendo ao convite da Coordenação da escola,não deixava de ser também um ato voluntário.Além é claro,uma gentileza com uma escola que está sempre me estendendo a mão.Já há algum tempo que o Mallet Soares vem trabalhando aspectos importantes relacionados a cidadania.









Ser voluntário é também ser um bom cidadão.









Os jovens precisam desde cedo conhecer este tipo de trabalho .









E hoje ficou muito claro como eles estão interagindo bem e participando das dificuldades de uma nação.









Agora a pouco,revendo algumas fotografias minhas,achei estas tres que eu havia feito logo no início do meu cadastramento com a ONG DOE SEU LIXO ,no meu edifício.









Para introduzir o trabalho da ong no meu edifício,precisei separar,agrupando os materiais por qualidades ,pois só assim,os moradores iriam entender como seria o trabalho e qual o objetivo ao lidarmos com este tipo de trabalho.









E novamente pra mim fica claro que ao arrumar o " lixo " alheio,também estou me doando.









E ao mesmo tempo os conceitos :reciclar x ser solidário ,estão andando juntos nos meu dia a dia.









E isso é muito bom .









Faz com que eu consiga dar um sentido mais humano ao lixo.









Hoje a palestra foi para os alunos do turno da manhã.









Amanhã estarei com os alunos do turno da tarde.









Espero que a palestra seja tão gostosa e participativa como a de hoje.









Deixo aqui o meu abraço de gratidão a Equipe do Professor Fernando e a Direção do Colégio Mallet Soares.









Visite o site e veja se voce está apto a participar da prova de seleção para o ano de 2012.









E boa sorte!









Beijocas











obs:todas as fotografias foram feitas por mim




13 comentários:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Mimi!
Teus blogs tornam o mundo um lugar melhor e forma bem natural.
Beijos, amada!

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Leia-se: "de forma bem natural."rsrs

chica disse...

Teu trabalho é lindo e merece aplausos!beijos,chica

Catarina H. disse...

Oi:)
Nunca tinha parado para pensar nisso, mas não é que é verdade? Solidariedade, voluntariado e reciclagem (ou sustentabilidade) têm pontos em comum... é preciso um certo despojamento, um amor ao próximo (seja humano ou não) e falta de egocentrismo, para se praticar qualquer destas actividades (opinião pessoal).
No seu caso, para além (daquilo que eu já vi aqui no seu blog) de ter estas qualidades, também fez a interacção das mesmas numa só, por isso é que você diz que "reciclar x ser solidário ,estão andando juntos nos meu dia a dia".
É uma inspiração!

Beijos

Mimirabolante disse...

Tão bom ver voces por aqui e ler estes comentários animadores......Obrigada!!!É muito bom fazer um trabalho como este que faço e ser compreendida !!!Amo vcs !!!Mil beijocas

Isabel U.Ramos disse...

Monique!! Estava com saudades de te fazer uma visita aqui e ler um pouquinho das suas postagens!

Bjo grande!

Isabel

Anônimo disse...

Oie Monique...ando sumida né? Mas não é por querer...é que este mês ando atucanada com outrass coisas fora da internet...mas não esqueço de te visitar nunca... adorooo teus posts...acho de uma qualidade incrivel..alem dos temas que são mais do que importantes...
Aproveito e tiro uma duvida com vc, quer, dizer..te peço uma sugestão: tenho várias garrafas de vinho vazias aqui em casa e não sei o que fazer com elas, não quero colocar no saco de lixo para os funcionarios da coleta não se machucarem, coloco na frente de casa numa sacolinha para quem quiser pegar mas ninguém pega...o que podemos fazer com garrafas de vidro desse tipo? Bjinhos

Mimirabolante disse...

oi,Isabel,acompanho e adoro o seu blog....porém,devido a um problema inerente a minha vontade,tenho tido dificuldades em deixar comentários em alguns blogs....até no meu de Miguel Pereira....é mole???Beijocas

Mimirabolante disse...

Fernanda,voce pode fazer muitas coisas com as garrafas de vinho:vc pode transformá-las em um canteiro ao coloca-las de boca para dentro da terra :pode transformá-las em lindos castiçais :pode transformá-las em vasinhos de plantas artificiais e espalha-los pelos cantos da casa :se tiver algum profissional pode cartá-las em diferentes tamanhos e funções:cinzeiros,vasinhos,porta trecos.....viu ?quantas ideias mimirabolantes????Beijocas minha amiga do coração !!!!

Mimirabolante disse...

O segundo dia da palestra foi maravilhoso......eram crianças mais novas e super curiosas......agradeço a Coordenadora Luciola Augustini

Mimirabolante disse...

Corrigindo:
Lucíola Agostini

Márcia disse...

Amei seu blog, já estou te seguindo. Quando puder da uma passadinha no meu taperacomclasse.blogspot
Grande fds para ti, bjus!!!

Mimirabolante disse...

Passei e adoreei !!!!