terça-feira, 1 de junho de 2010

ECOLÓGICOS,MAS SÓ QUANDO INTERESSA


Este é o título de uma matéria,hoje,da Revista Megazine,do jornal O Globo,por Karine Tavares (karine.tavares@oglobo.com).Foi perguntado aos jovens se eles achavam que seus hábitos levavam em consideração a preservação do meio ambiente?
O resultado:
* 93% dos jovens garantem fechar a torneira de casa ao escovar os dentes:6% a mais que em 2007
*82% dos entrevistados acreditam que a Humanidade corre perigo por causa do aquecimento global
82% não verificam se os produtos são ecologicamente corretos ao comprá-los no mercado
19% dizem pegar carona ou dar caronas para reduzir o uso do carro e a emissão de gases poluentes
Essa foi uma pesquisa feita com um determinado grupo de jovens.Na maioria das vezes,os jovens querem viver o agora,o já.Eles só se preocupam,ao meu ver,com a natureza,se tiverem tido dentro de casa,dentro de sua escola,ou em seu meio habitual,a CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA.Eu acredito,que não ocorram mudanças de uma hora para outra.Se formos analizar bem,as pessoas pedem prazos até para as suas mudanças de hábitos.Vamos tomar por exemplo as sacolas plásticas:na maioria dos mercados,elas continuam em profusão.Aumentaram de tamanho e algumas até em qualidade,tornando-se mais resistentes.Esta resistência,com certeza , deve ser danosa ao meio ambiente.O comércio pede prazo para abolir as sacolinhas e em contrapartida,as pessoas não usam ainda em sua totalidade as de pano ou retornáveis.Não sou 100% perfeita,não quero ser a melhor,se posso mudar,se conheço os meios bons para uma mudança,devo aderir.Certo?Costumo ir ao mercado com as minhas bolsas.Na maioria das vezes levo entre 5 ou 6 bolsas.Ainda causo estranheza nas pessoas que estão atrás de mim na fila.Já em alguns lugares,as atendentes já comentam:ela não usa sacolas.Ela traz as dela.Fico feliz com isso.É uma mudança.Alguns supermercados já começam a implantar novidades,como a caixa verde,as sacolas retornáveis a venda.Porém,se voce observar bem,é sempre de maneira discreta,quase imperceptível.As sacolas estão lá,sem muito apelo.Vamos fazer campanhas,vamos estimular mais.Devemos ser a mudança que queremos ter.Isto tem que começar de dentro para fora.Não é só discurso.Dá trabalho,sim,dá muito trabalho.Mais no dia em que as catástrofes acabarem,o clima se equilibrar,a natureza se regenerar,todos nós sairemos ganhando.Teremos um mundo melhor para todos nós.Descubra a sua maneira de ajudar.A cada dia que passa,a minha lista mimirabolantes aumenta e eu não desisto das minhas ideias.Desenvolvi esta consciência dentro da minha casa e a mantenho.É difícil?É. Extremamente difícil.Um trabalho enorme.Que me dá prazer.Me deixa muito feliz e realizada.Um dia eu chego lá.
A foto foi feita por mim,recentemente em uma festa.Jovens saudáveis,bonitas,alegres e que talvez façam parte dos 93% do grupo que fecham a torneira na hora de escovar os dentes,ou não.....
CORPO DÁGUA INTERNACIONAL:rio,canal ou lago que forma uma fronteira,atravessa ou é margeado por dois ou mais países.Também são assim considerados os corpos dágua dentro de um país mais reconhecidamente necessários como canal de comunicação com o mar aberto(glossário-BARSA PLANETA )

11 comentários:

Unknown disse...

Muiiiito legal. Bjs,
Monica

chica disse...

Adorei e a cadq atitude que pudermos ver, cada 0.5% podemos nos alegrar.É pouco a pouco! As crianças estão bem mais conscientes, vejo isso!beijos,chica

Artes Vanessa disse...

OI Mimirabolantes !!!

Vim agradecer sua visitinha no meu blog e dizer que seu blog tbmm é muito legal... pode deixar que vou visitá-lo mais vezes...

bjoss


VAN

CS Empreendimentos Digitais disse...

Por isso tem que educar desde criança. Aí sim, vira um hábito!

bjs!!!

Suziley disse...

É verdade, o bom hábito deve ser desde criança! E vamos lá!! Beijos no seu coração Monique!! ;)

Dany Beckmann disse...

As pequenas iniciativas também contam! Show querida! Beijos

JPM disse...

Olá,
Tive contato com o teu blog no da Pimentinha Brasileira.
Agora vim conhecê-lo e seguí-lo.
Desde já és convidada a visitar o meu.
Quanto às sacolas de plástico, por que a dificuldade na substituição? Quais eram os comentários quando elas surgiram? O mesmo vale para as garrafas "pet". É a comodidade!
Saúde e felicidade.
João Pedro Metz

Mimirabolante disse...

Oi,pessoal,adorei a participação....mil beijocas a todos......obrigada...

Daniela Lima disse...

Oi Monique, muito relevante esta pesquisa, ainda acho mínimo o tratamento que damos para educação ambiental no ensino fundamental, mas garanto que é bem maior que no ensino médio e nas universidades, deveria-se dar ênfase nesse grupo!!

Designer Marcio Dupont disse...

Oi gostaria de divulgar o seguinte curso sobre design de embalagem sustentável no idds-São Paulo.

Mais informações no site: http://www.idds.com.br

Obrigado desde já.

Mimirabolante disse...

É verdade Daniela......
Ok!ma.du.ca ....pode divulgar.....bjcas