domingo, 30 de maio de 2010

FAZENDO UM EXPERIÊNCIA NOVA E MIMIRABOLANTES









Há um mês atrás mais ou menos,quando estive no Alemão em Petrópolis,ao comprar uns biscoitos ,a moça do balcão,foi logo colocando o pacote de biscoitos em uma sacola plástica.Eu,na mesma hora,mostrei a minha sacola de pano e falei que não tinha mais o hábito de pegar as sacolas plásticas dos estabelecimentos comerciais.Ela então,se abaixou e pegou uma outra sacola plástica e me disse:essa a senhora pode usar.Ela é biodegradável e se desfaz na natureza em 3 meses.Eu ainda tentei argumentar e ela continuou a insistir.A Dirceleia (o nome da balconista) e o João,outro atendente,insistiram e colocaram as minhas compras dentro desta sacola mágica.Bem,neste final de semana,coloquei em prática o que já havia pensado.Já que ela se desfaz em 3 meses,vamos experimentar e ver qual será o resultado.Pedi ao meu caseiro que fizesse um buraco bem fundo e perto da casa .Pedi também que ele cercasse o buraco para ficar inacessível aos meus cachorros.Então,resolvi fazer uma sopinha de legumes e também fiz uns ovinhos mexidos,com a intenção de caprichar na minha experimentação.Coloquei as cascas dos legumes crus,as cascas dos ovos e também alguns guardanapos limpos.Depositei no buraco,tampei com a terra que foi retirada de lá e anotei no caderno a data(29/05/2010).No dia:30 de agosto de 2010,vou abrir o buraco e ver o resultado.Fotografarei e farei uma nova postagem.Será que ele sumir?
OBS:um detalhe:- a espessura e o aspecto desta sacola enterrada era realmente diferente das sacolinhas habituais .
OBS IMPORTANTE:Conversando com a minha filha agora(1/06/10)minha filha disse que eu não deveria ter enterrado a bolsa e sim ter deixado ela ao ar livre,reagindo a ação da natureza(chuva/vento/sol).Eu enterrei pq tenho dois cachorros que ficam soltos no sítio.Se for necessário,farei uma nova experiência,deixando o msm tipo de bolsa ao relento.Posso tentar e depois comentar.A minha experiência ,é fruto da minha curiosidade.Não existe má fé no meu experimento.
Beijocas
CONTROLE BIOLÓGICO:nome genérico dado ao processo que utiliza a capacidade de adaptação e de competição dos seres vivos para controlar pragas e parasitas do ambiente em que se encontram(glossário-BARSA PLANETA )

31 comentários:

chica disse...

Já ganhei essas sacolas e estou curiosa!Tomara seja verdade!beijos,chica

Vanisse Tureck de Oliveira disse...

Chega logo agosto para verificar o resultado!!!!! Bela ideia!!! Ou melhor, Mirabolante!!!!!!!

Poesia do Bem disse...

VC TENM MUITAS IDÉIAS MIRABOLANTES MESMO, ADOREI. TOMARA SEJA VERDADE, BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Poesia do Bem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mimirabolante disse...

Oi,pessoal.....tbm estou na torcida!!!Que seja verdade msm !!!!
bjcas

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Boa noite, amore mio!!!
É tão bom receber a tua visita!
Fiquei muito feliz! Tua participação é muito importante pra mim.
Muito interessante esta sacola e totalmente ecológica como precisamos.
Tenha uma semana maravilhosa!
Bjkas, muuuitas!
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas e um só coração!

Por Trás das Brumas disse...

nossa,
muito boa a ideia de experiência.
Espero que funcione. Estou curiosa.
Parabéns pelo blog. Muito bom.

Mimirabolante disse...

Obrigada,Sonia....bjcas

Mimirabolante disse...

Lorrany....visitei seu blog,para te agradecer....não consegui deixar coment......agradeço a sua torcida!!!bjcas

Bergilde disse...

É Monique se funcionar essa experiência pode até melhorar a qualidade do terreno,já pensou nisso?
Grande abraço,Bergilde

Mimirabolante disse...

Pois é,Bergilde,foi com esta intenção que eu só coloquei o lixo orgânico(as cascas dos legumes,dos ovos e tinha de frutas tbm)....srsrsrsr......se ela não se desintegrar,que pelo menos tenha feito menos mal a natureza....bjcas

analins disse...

ótimo, monique! a sua disponibilidade pruma experimentação dessas é o maior incentivo! depois nos conte! mande um email com todo o processo para que possamos divulgar pra todos!
;)

Clayton Ângelo disse...

Oi Monique, tudo bem? Lhe agradeço sempre pelas ilustres visitas e comentários. Olha, penso que se essa sacola não for biodegradável, o pessoal da casa do Alemão estará bem preocupado. Bom, sempre friso aqui minha admiração por seu trabalho e consciência ecológica. É um exemplo que sempre procuro seguir, e que deve ser seguido. Abraços

Vanisse Tureck de Oliveira disse...

Obrigada pela visita... Tem selinho pra vc no meu blog!!! Bjos!!!

CS Empreendimentos Digitais disse...

Lembra que eu te perguntei sobre essas sacolas biodegradáveis (já tem tempo)?
Pesquisei na internet mas não achei muita informação e por isso nem falei mais nada a respeito. Aí fiquei com vontade de deixar ela ao "relento" para ver o que acontecia e ela vai se desmanchando mesmo (mas não levei o processo a sério nem tampouco fiquei observando os três meses inteiros).
A única coisa que ficou na minha cabeça é: se ela se desmancha pra onde vai os resíduos dela? Será que esses resíduos são benéficos? E a química envolvida para que esse material se decomponha? Ela não é tóxica???
Agora a Mimirabolantes vai descobrir!!! To louca pra ver esse resultado.

bjs!
Cintia

Mimirabolante disse...

Pessoal,estou vendo que a postagem deu panos pras mangas....srsrsrsr....Olha,quero agradecer a todos os comentários.....realmente,temos que estar atentos,pois o apelo sustentável é enorme e é muito fácil.....vcs viram a propaganda do BOMBRILL?????Será possível????Ser natural????Então,enquanto os tres meses não se passarem,não posso falar nada......srsrsrssr....vamos ver no que vai dar......obrigada por mais este incentivo....vcs são maravilhosos....bjcas

Marcitz disse...

Nossa!
Vc é o máximo!!!! Adorei a iniciativa!!!

Bjs!

Suziley disse...

Fiquei curiosa Monique, depois nos conta o resultado, ok?!! Uma ótima semana para você, beijos ;)

Mimirabolante disse...

Com certeza meninas.depois eu vou postar aqui o resultado.....bjcas

DILERMArtins disse...

MAS BAH, GURIA.
VAMOS AGURDAR O RESULTADO E APLAUDIR A NOVA SACOLA BIODEGRADÁVEL, SE CONFIRMADA A SUA UTILIDADE...

Mimirabolante disse...

Tbm estou na torcida!!!!bjcas.....

Natália disse...

Oi Monique! Gostei muito da sua experiência! Inclusive escrevi um post sobre plástico biodegradável lá no www.recicle.blog e citei vc.

Sobre o Bombril, saiu hoje uma postagem no blog Discutindo Ecologia: http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2010/06/bom_bril_e_realmente_ecologico.php

Mimirabolante disse...

Oi,Tata.....vou conferir....bjcas e obrigada !!!!

Anônimo disse...

Muito legal, parábens ótima idéia!
www.viroulixo.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Gostei Luiza !!!!!bjcas

Chris Ribeiro disse...

Excelente iniciativa!!!
Que venha o dia 30 de agosto...
Amei seu blog!
Parabéns!

Mimirabolante disse...

Crica e amigos,no feriadão vou abrir o buraco e ver o resultado.....tbm estou torcendo.....bjcas

Sandra Ronca disse...

Monique, e aí? Que 'couve'?

Mimirabolante disse...

Motivos alheios a minha vontade,não me permitiram abrir o buraco........é quase certo eu abrir nesta sexta(1/10)e aí,vou fotografar e postar......aguarde....bjcas

D. er Ricardo disse...

Oi, gostei da pastagem e fiquei curioso, já passou 6 meses, qual foi o resultado da pesquisa?
Abriu o buraco?

Mimirabolante disse...

Vou abrir o buraco em dezembro !!!!Acho melhor acrescentar um tempinho extra !!!!!Concorda????