segunda-feira, 15 de junho de 2009

O QUE FAZER ?


Há mais ou menos um mês atrás , fui procurada por uma moradora nova do meu edifício.Morando a pouco tempo aqui,ela veio de outro edifício onde a coleta seletiva era uma atividade normal feita pelo síndico de lá.Ela comentou várias iniciativas positivas a que estava acostumada e estranhou um pouco esta atitude precária aqui . Já comentei diversas vezes sobre o trabalho que tento desenvolver aqui. Temos um senhor que aparece duas vezes por semana e compra muito barato o lixo de todo o prédio que é recolhido pelos faxineiros .O dinheiro arrecadado fica com eles . Este senhor possui um enorme caminhão e recolhe em diversos lugares do Rio de Janeiro.Por aí vemos o quanto lucrativo é o lixo. Além dele , temos a coleta feita pela ONGDOESEULIXO que também vem duas vezes por semana ,porém,somente recolhe os resíduos de quatro apartamentos, os quais eu faço a organização . Apesar da minha intenção de aumentar esta coleta , confesso que ainda é um pouco difícil.Não tenho onde colocar tanto lixo. Aqui em casa , como faço toda uma destinação e engraçado,cada vez mais tem pessoas criando objetos com estes resíduos.O que eu acho fantástico.Com isso cada vez menos eu vou a lixeira.Não é uma regra contudo. Bem , voltando a esta nova moradora,ela está com um problema ,veio me pedir ajuda e eu ainda não consegui resolver então pensei em colocar aqui no blog e quem sabe alguém possa me ajudar. Ela tem na casa dela uma infinidade de vidros de remédios alopáticos e homeopáticos com o prazo de validade vencido. Ela quer saber como descartá-los ?O lixo extraordinário onde talvez fosse a solução só está veinculado a clínicas e hospitais.Tentamos e não conseguimos. Fica aqui a minha pergunta,o meu apelo.Como fazer ?Qual o procedimento correto para descartar remédios sem utilidade?
Aguardo qualquer comentário,qualquer sugestão. Obrigada.

10 comentários:

Viver Sustentável disse...

oi Monique!
os vídeos são do youtube, você pode postá-los no blog a partir desses links (copiando o código "incorporar" no corpo do post):

http://www.youtube.com/watch?v=pjPJDCugHBM

http://www.youtube.com/watch?v=ksnR9yPjd-E

http://www.youtube.com/watch?v=_hc3KGR0bks

abração =)

Poesia do Bem disse...

Vi esses dias numa reportagem que algumas farmácias pelo menos aqui em SP, estão fazendo a coleta dos medicamentos vencidos , uma boa pois assim não descartamos em lixo comum, que pode provocar o aumento e a sobrevida de bactérias que futuramente não serão combatidas pelos tais medicamentos.ótimo post a refletir eu já tinha penssadoe m falar sobre isto depois que vi na reportagem, vou ver por aqui onde é afarmácia se achar te aviso.Mas fica ai adica de reivindicarmos junto ás farmácias né? bjs

Mimirabolante disse...

Agradeço os links.....bjcas....

Paola Graziella disse...

Nossa, Monique, muito interessante este post! Você sabe que nunca havia me passado pela cabeça isso e olha que também reciclo praticamente tudo! Vou tentar me informar por aqui.

Um abraço!

Mimirabolante disse...

oi,Poesia........é uma boa idéia......eu não vi esta reportagem......vou me informar........vou aguardar tbm se vc souber de mais alguma coisa....bjcas....

Daniela Lima disse...

Monique, sinceramente não sei... só se ela pagar para um aterro hospitalar, industrial ou algo específico como algumas empresas fazem!!
complicado isso!!!

Mimirabolante disse...

Paola e Daniela......continuo pesquisando e ainda não encontrei nada......

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Monique, a vigilancia sanitaria aq de SP exige que as farmacias de manipulação descartem seus medicamentos vencidos em sacos separados recolhidos por empresas especificas para isso. peça pra ela entrar em contato com farmacias de manipulação e drogarias. Na minha farmacia eu recebia medicamentos vencidos dos clientes e descartava junto com os meus pra evitar a contaminação do meio ambiente. Espero ter ajudado. Beijocas.

Mimirabolante disse...

obrigada,mais uma boa sugestão......qd conseguir resolver tudo,aviso....bjcas....

Saberes da Vida disse...

As farmácias de manipulação HN Cristiano recolhem vidros homeopáticos e de florais para reciclagem. Costumo deixar meus frascos lá.

Abraços