domingo, 12 de abril de 2009

CRIATIVIDADE + REUTILIZAÇÃO = $$$$$$$$$$$









Na quarta - feira , 8/04/09 , foi oferecida às mães do Instituto Fernandes Figueiras , um curso onde a proposta seria a reutilização de tampinhas diversas , ao invés das tampinhas irem para o lixo , ou que fossem jogadas nas ruas , entupindo bueiros por exemplo. Estou falando do Projeto Novos Caminhos, Coordenado por Ana Lins , e oferecido às mães que estão com seus filhos internados ou fazendo algum acompanhamento no instituto. Já havia falado sobre este projeto e contei da importância dele , como gerador de fonte de sustento.No Instituto, estas mães tem um espaço só para elas , onde recebem durante o ano várias Professoras Voluntárias que oferecem estes cursos. Na maioria das vezes , elas acabam por escolher uma das oficinas e descobrem uma nova profissão. São cursos de Cestaria, Bijouterias , Fuxicos, Bolsas de pano , Artesanato em couro, Trabalhos com PET ,entre outros. São realizadas Formaturas no primeiro e no segundo semestre. São feitas também Feiras de Artesanato , no pátio do próprio Instituto Fernandes Figueira.Nesta feira que é aberta ao público, além de interagir com outras pessoas ,as mães tem também a oportunidade de divulgar seu trabalho e pode surgir daí outras parcerias,outras oportunidades. Algumas mães, frequentam o instituto o ano inteiro, por isso , a Ana Lins junto com a sua equipe, vem sempre buscando parcerias , professores voluntários novos , assim como , novas técnicas.
No dia 8/04/09 , aconteceu a Oficina de Tampinhas . O material colorido , diferente , e tão fácil de se obter. É um material que temos no nosso dia a dia , e que por vezes os vemos jogados nas ruas. É um trabalho de conscientização. Esta oficina foi apresentada por duas voluntárias ,que exploraram bastante o momento com as mães de forma criativa e simples. Um trabalho até agradável, que começou com a escolha das cores e das peças,até chegarmos ao objetivo final: a construção de uma cobrinha para criança pequena brincar. Atualmente , todo o trabalho que prioriza o cuidado com o meio ambiente , é bem aceito. Esta cobrinha feita com bastante cuidado , pode até ser encontrada no comércio à venda. Pode ser usada por criança a partir dos oito meses, podendo até incentivar a criança a engatinhar ,sempre com um adulto por perto.O colorido dá um brilho extra à peça.
Lista de materiais para confeccionar: um metro de fio de naylon grosso,uma tampinha de pasta de dentes p/ ser o rabinho , 65 tampinhas de plástico p/ ser o corpo ,uma tampa de amaciante p/ ser a cabeça da cobrinha e muita imaginação.
obs: no curso usamos o lacre de plástico de latinhas de molho de tomate p/ fazer a boquinha,os olhos.
Depois de pronta , chame a criançada e brinque à valer.

6 comentários:

Paola Graziella disse...

Nossa, que bárbaro!

Paulo disse...

Quanta criatividade!


bjs

Cristiane Iannacconi disse...

Oi, querida!
também guardo tudo que é tampinha! fiz uma cobrinha e tudo p Ian brincar.
vc conhece algum buffet para festa com produtos orgânicos?
bjs

Mimirabolante disse...

É bárbaro msm Paola....
A nescessidade nos torna criativo, Paulo, e elas precisam muito destas novidades e destas iniciativas......
Cristiane , já enviei um email p/ minha amiga que lida com a produção de orgânicos.....assim que souber de alguma novidade, te aviso.
Gente , esqueci de postar que as fotos foram feitas pela Ana Lins no momento da oficina,ok?

chica disse...

Adoro ver a criatividade solta! um beijo,chica

Mimirabolante disse...

Valeu , Chica