segunda-feira, 16 de março de 2009

Lixo x animais apreendidos


Desde à semana passada que nos jornais , nos canais de tv , vemos uma grande preocupação com o lixo gerado e com a apreensão de animais silvestres. No caso do lixo , no sábado , li uma grande reportagem sobre a separação do lixo no centro do Rio de Janeiro e que deve ocorrer em outras cidades do nosso imenso país . Na reportagem , a preocupação maior é com a falta de uma organização para esta atividade , que quando bem feita é saudável e beneficia a todos . Os catadores reclamam que não tem espaço para separar o lixo que é rico , que gera dinheiro . Alegam que precisam separar estes resíduos antes que a companhia de limpeza urbana , recolha tudo "misturado ". A população reclama que não pode passar , pois os catadores "invadem "seu espaço , as calçadas , e ainda por cima as deixam imundas . A empresa de lixo ,que passa mais tarde , de maneira geral ,deve ver talvez com bons olhos esta pequena parceria.Eles se perguntam,então,como fazer ? Como catar ? Hoje , já vem a notícia que a Comlurb irá destinar um local apropriado para eles efetuarem de maneira correta esta sua atividade.Bem , vamos então tentar acompanhar esta nova solução para um problema que nos diz respeito como cidadão.
Na semana passada também,houve um grande enfoque , quanto ao tráfico de animais silvestres. Mais de 72 pessoas, se é que podemos chamá-las de "pessoas ", foram presas , sendo parte de uma quadrilha desbaratada. O foco ,semana passada, foi a Feira de Caxias.
HOJE, vem nova reportagem e o número é assustador:"Operação recupera 200 animais em Caxias ". Foram : 80 pássaros silvestres , mais de 100 aves ornamentais , dois gansos e 15 filhotes de cão. E ainda por cima , tem outro local , outra feira,em Honório Gurgel ,que deverá ter novas apreensões.
Mais de 70 % dos presos , da primeira operação , são reincidentes. Claro . São presos , pagam fiança , soltos , esperam o clamor passar e começam tudo novamente.
Os animais , estavam amarrados , alguns machucados ,privados de qualquer condição de segurança ,higiene ,alimentação e conforto. E nós , ainda temos que respeitar os "direitos humanos "dos presos. É....eles tem direito a banho de sol ,visitas íntimas,boas celas ,etc....
Agora , a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa está realizando esta operação.Um projeto de lei também está sendo encaminhado à Casa Civil.
Vamos acompanhar , assim como , vamos torcer para um final feliz.


8 comentários:

chica disse...

E temos que torcer mesmo e ainda para que as pessoas criem consciência do que fazem! um beijo,chica

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Eu tb vi essa materia de Caxias, fiquei horrorizada. A punição tem q ser maior pra esse tipo de crime.

Anônimo disse...

é... é o que nos resta mesmo ... esperar um final feliz :D

é uma pena o que fazem com os animais ... na boa.. mais animal ainda é quem faz isto com os bixinhos ...

emrelação ao lixo que é gerado ... é complicado .. queria eu estar lá para dar um destino a isto \o/

já iria entrar com contato com as ONGs e tentar fazer carrinhos de madeira com as jaulas e gaiolas ..s eria uma boa .. não? rs

abraços moça ^^

Mimirabolante disse...

É verdade....td o que vcs deixaram aqui escrito é de suma importância....quem sabe se um dia chegamos lá.....obrigada p/ participação de vcs.....é ótima esta troca...........

Paulo disse...

Como tem gente babaca nesse mundo!!!Fico triste com essas coisas...e raiva!

Tem selinhos pra você lá no meu blog!


bjs

Mimirabolante disse...

Já peguei os meus selinhos....obrigada....e não fica com raiva não.....raiva faz mal à saúde.....

Daniela Lima disse...

Não há incentivo algum, essas pessoas são exploradas, e muitas vezes fazem o manejo adequando dos resíduos, colocando em risco a própria saúde. So o tráfico de animais silvestres, sem comentário!! Alguém é preso efetivamente por isso??

Mimirabolante disse...

Pura verdade ! Porém é a sobrevivência....se não forem à cata do lixo.........Qt ao tráfico.....realmente , penas insignificantes e que incentivam à ação.....