domingo, 5 de outubro de 2014

CATADORES DE LIXO






Raramente vejo televisão na sexta-feira . Mas, quis o destino que eu estivesse com a TV ligada no Programa Vídeo Show , quando um assunto que eu tenho muito interesse começou a ser mostrado. 
O trabalho diário de um catador de lixo. 
Não havia percebido que o Ismael da novela das nove era o ator Jonas Torres .E neste dia ele iria vivenciar o papel do seu personagem e mostraria para os telespectadores como é o dia a dia de um " Catador de Lixo " .
Como costumo receber certos resíduos limpos de alguns vizinhos e amigos , sei bem como deve ser o dia a dia deste  valoroso e injustiçado trabalhador.Muitas vezes eu recebo coisas que deveriam ir direto para o lixo,mas, com boa vontade costumo dar um olhar diferenciado e chego a conclusão que veio parar nas minhas mãos por algum motivo. No meu caso esta minha tarefa relacionada ao lixo é proveniente de muitos anos na Educação Infantil onde eu costumava trabalhar com sucatas. Contudo, muitas vezes tento imaginar como eu até poderia ganhar dinheiro com as coisas que recebo.
Diariamente tudo o que recebo é doado para pessoas que fazem artesanato, Professoras ,ou outro  tipo de  pessoas  que necessitam destes materiais que recebo .
Bem, voltando ao Jonas Torres , ele passou uma noite atrás de papelão ,latinhas e etc... Andou um pouquinho claro, tinha toda uma produção de apoio  e seu intuito era somente mostrar um pouco da vida dura dos catadores.
Ele até achou que " catou " muito, mas, na hora do pagamento viu que não era nada. A catadora de verdade que estava com ele, foi até bacaninha pois deu chances pra ele  próprio ver que não era tão fácil como ele mostra na novela.
Confesso que até me emocionei bastante.
No início do texto, eu disse que eles eram uns injustiçados, e realmente são por parte de todo um preconceito que a sociedade tem  com este tipo de trabalhador. A nossa sociedade de consumo exacerbado não pára um minuto de consumir ,muito menos  para pensar e de repente prestigiar  um dos maiores aliados da reciclagem. São eles que sem ter qualquer outro tipo de formação que estão  por lá selecionando o que jogamos fora sem critério nenhum.
No dia seguinte, a tarde foi a vez do Luciano Huck levar ao programa dele , outro catador, que participou de um jogo de vale tudo ( não vi : cochilei ) e depois  mostrou um Artista Plástico que faz uma interferência artística e muito bacana nas carrocinhas dos  catadores de lixo.E  o Luciano Huck elogiou o trabalho dele , depois o trabalho dos dois, e finalizou dizendo que este senhor tbm iria ganhar um trabalho artístico em sua carrocinha .
Também uma grande coincidência de eu estar com a tv ligada . O motivo de tanta televisão foi o frio. Estava fora do Rio de Janeiro com mais ou menos  onze graus e uma enorme preguiça que me fez ficar deitada  descansando  e vendo televisão.
Mas, a minha intenção é fazer uma reflexão.
Devemos respeitar e admirar mais este profissional.
Pensarmos quem sabe , numa geração maior de rendas e talvez uma valorização na classe do  Catadores de Lixo entre outras profissões tão desgastantes  e  desprestigiadas.
Vamos refletir um pouco sobre o nosso consumo.

.
 REpensar // REcusar // REduzir // REutilizar // REencaminhar //REtornar // REstaurar //REadiquirir //REaproveitar //REciclar

6 comentários:

Poesia do Bem disse...

E na novela o comendados ajudará ele a fazer uma empresa de reciclagem, tomara dêem ênfase neste assunto, cada um fazendo sua parte a natureza agradece. bjs

Mimirabolante disse...

É vamos ver se isso realmente acontece...É novela ! srsrsrs ...podemos esperar de tudo ! bjcas

ONG ALERTA disse...

Verdade produzimos muito lixo, mas acrédito que as indústrias poderia diminuir o volume de embalagens.
Beijo Lisette

Mimirabolante disse...

É verdade Lisette , mas, para isso deveria haver mais responsabilidade e talvez um envolvimento maior por parte do Governo...

Zilani Célia disse...

OI!
TE VI LÁ NA LISETTE E VIM CONHECER TEU ESPAÇO.
VI O HUCK NO DIA EM QUE O JONAS TORRES,MOSTROU O TRABALHO DOS CATADORES DE LIXO E COMO TU, TAMBÉM NÃO O HAVIA RECONHECIDO E CONCORDO TAMBÉM COM A IMPORTÂNCIA DESSES TRABALHADORES.
ABRÇS

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Mimirabolante disse...

Que legal Zilani ...fico feliz em ver vc aqui tbm ! Bem vinda !!!!