terça-feira, 21 de maio de 2013

PAINEL GRAFITTI SUSTENTÁVEL


  • Paralelamente à exposição Os Tampinhas - Uma legião de mascotes ecológicos, o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, da Comlurb, expõe o painel Grafitti Sustentável, obra da design e grafiteira Juliana Fervo, que usa a técnica do grafitti, aliada a materiais reaproveitados, como pet, pequenas tampas e lacres de latinhas.
     No painel de Fervo, o ser mitológico paira sobre ondas de tampinhas que reproduzem o traçado do calçadão de Copacabana; as escamas da cauda são feitas de finas lascas de pet; e o céu é de pet, tampinhas e lacres de latinhas.
    Juliana Maria de Santana, conhecida como Juliana Fervo, nascida em Recife, Pernambuco, em 30 de janeiro de 1987, veio para o Rio com onze meses de idade, onde mora até hoje.
     Desde criança, apresentou dom para a Arte e foi brincando com seus lápis de cor que, sem perceber, acabou se tornando uma profissional da ilustração e do grafitti.
    Aos 17 anos, foi a ganhadora, na categoria CHARGE, do Primeiro Concurso APERJ, que teve como jurado o cartunista Ziraldo.
     Dois anos depois, deu sua primeira aula de grafitti na ONG Ação Comunitária do Brasil, na Cidade Alta, em Cordovil, onde também foi monitora em serigrafia.
     Pela mesma ONG, participou do Fashion Rio 2008 com suas primeiras criações feitas à mão livre: blusas da marca AcomB, junto ao estilista Beto Neves da Complexo B.
    Participou, ainda, do projeto Escola do Amanhã, transmitindo sua arte para as crianças do CIEP Vinicius de Moraes, na Comunidade do Jacarezinho, Zona Norte da Cidade.

     Com habilidades também em tela, Fervo usa tintas com colagens, texturas, estampas e xilogravura . Atualmente, cursa Design Gráfico na Universidade Estácio de Sá .
    As informações foram obtidas através da Ana Cristina Damasceno do Galpão das Artes Urbanas e as fotografias foram retiradas do
    Facebook.

7 comentários:

J.F. disse...

União da reciclagem com a arte. Que criatividade! Evidentemente, sozinha ela não resolve o problema. Mas, se cada um fizer um pouquinho, grande parte do problema já estará resolvido. Merece ser visto!
Abração.

Mimirabolante disse...

Obrigada J.F. , seu comentário é bastante sincero e incentivador....é isso aí:a união faz a força
bjcas

Poesia do Bem disse...

CRiatividade, cuidado com o meio ambiente e iniciativas de mudanças. cada um fazendo sua parte e dando o melhor de si pelo verde. Amei. Bjs Monique saudades sempre

Mimirabolante disse...

Obrigada Paula.....é gostoso ver o carinho que voce tem pela vida !!!bjcas

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Monique.

O bem contagia!!!
Amei o seu relato.
E imagino o bem que te fez.
Tão pouco para quem faz, e a grande diferença para quem recebe.
Todos nós somos capazes de uma atitude altruísta, fazer o bem a alguém sem esperar nada em troca.
Mesmo que a nossa sociedade globalizada nos eduque para sermos cada dia mais espertos, individualistas e egoístas.
Mas a sacada maior é se colocar no lugar do outro, e pensar que bom seria se alguém me ajudasse, me perdoasse, sem pré julgamentos, sem pensar no que os outros vão achar.
Fazer o bem sem olhar a quem.
A minha parte, a minha pequenina parte.
Beijos

Mimirabolante disse...

Wilma lindo e emocionante o que voce escreveu.....realmente é bom fazer a " diferença " ,muito bom!!!
beijocas amiga !!!

Mimirabolante disse...

Wilma lindo e emocionante o que voce escreveu.....realmente é bom fazer a " diferença " ,muito bom!!!
beijocas amiga !!!