domingo, 20 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DA DOAÇÃO DO LEITE MATERNO

Ontem ,19 de maio, foi o Dia Internacional de Doação de Leite Humano, dia mobilizar a sociedade para a importância doação. Aqui no Rio de Janeiro será comemorada a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. Nesta segunda-feira, 21 de maio, em solenidade na ALERJ, a Semana será oficialmente criada.

Se você está amamentando e tem leite sobrando, ou conhece alguém que esteja nesta situação, pode dar sua contribuição doando leite materno ou falando sobre a doação. Muitas mulheres ficam em dúvida se tirarem leite para doar faltará para seus bebês. Isso não é verdade! Quando tiramos leite estimulamos nosso peito a produzir, ou seja, quem doa leite produz muito mais!

Para doar, você pode procurar o Banco de Leite Humano mais próximo e doar no local, ou se cadastrar como doadora. Para buscar um Banco de Leite Humano para saber informações, clique neste link. Ao se cadastrar como doadora, você irá receber folhetos explicativos orientado todos os cuidados necessários para garantir a qualidade do leite. Resumidamente, são eles:

1) Esterelize o vidro para coleta. O vidro indicado para este fim deve ter tampa de plástico, tipo de café solúvel ou de algumas marcas de maionese. O vidro e a tampa devem ser fervidos durante 30 minutos e depois colocados virados para baixo para escorrerem sobre um pano de prato limpo. Ao secarem completamente, estão prontos para uso.

2) Prenda seu cabelo com uma touca e utilize uma máscara ou uma fralda amarrada no rosto.

3) Lave bem as suas mãos e também os peitos. Seque com uma toalha limpa.

4) A coleta de leite deve ser feita, preferencialmente, através de ordenha manual.

5) Quando acabar a coleta, coloque o vidro com o leite no freezer com uma etiqueta marcando a data de coleta. Se o vidro não estiver completamente cheio, sem problemas. Você pode continuar coletando leite e colocando por cima do que já está congelado, até atingir uma quantidade que fique dois dedos abaixo da tampa. Não se esqueça de reservar um vidro para fazer essa coleta para completar o anterior. Esse leite pode ficar no freezer por no máximo 15 dias até ser doado.

Participe! A maior satisfação de ser doadora é saber que estamos contribuindo na recuperação da saúde de um bebê.

obs:imagem e texto retirado do blog:www.amigasdopeito.org.br

2 comentários:

Poesia do Bem disse...

Este post é importantísimo, quem dera em meu tempo eu tivesse tido alguma mãe que tivesse doado leite, ser mãe de leite heheh. bjssssssssss

Mimirabolante disse...

Obrigada amiga!!!beijocass