terça-feira, 13 de março de 2012

BOLICHE ECOLÓGICO









Gosto muito de reaproveitar materiais que normalmente vão para o lixo . Como recebo materiais variados,tenho sempre que pensar em alguma maneira de REAproveitar,REUtilizar ou REEncaminhar para alguém.
Já faz algum tempo que estou fazendo um trabalho voluntário em uma Creche e saudosa das minhas atividades curriculares,tenho tido oportunidade de oferecer a estas crianças as minhas atividades com sucatas.As atividades que fizeram parte de toda a minha vida como Professora da Educação Infantil.
Sempre que vou a Creche,procuro levar uma novidade para as turminhas e na semana retrasada eu levei um Boliche Ecológico feito com as garrafinhas de iogurte que havia ganho e uma bola de meia.
Um brinquedo simples que voce pode até criar algumas regras ,para dificultar a brincadeira e assim ,pode trabalhar as vogais,as consoantes,números e etc...
Eu havia levado o Boliche Ecológico para a turminha da Pré Alfabetização. Percebi logo,que outra Professora havia gostado e pensei:assim que ganhar mais garrafinhas,faço outro.
Ontem no final da tarde,minha vizinha me trouxe quatro garrafinhas e o filho de outra vizinha estava lá em casa,enquanto a irmã fazia dever de casa ,logo comecei a mimirabolar:convidei o Gabriel para brincar.
Meu marido e meu filho se alternaram fotografando.
Gabriel brincou inúmeras vezes.
Arrumava as garrafinhas,jogava a bola de meia ,e após derrubá-las ,já reorganizava a brincadeira novamente. Ficou bastante tempo entretido com o joguinho.
Hoje estive na Creche e levei o jogo para as crianças também brincarem.
Aproveitei que tinha ganho de uma amiga várias sacolinhas de papelão ,que acabou servindo para carregar e guardar o boliche novo.
Na outra turma ,as crianças tem mais garrafinhas,contudo,com certeza irei ganhar outras e o outro jogo ficará talvez com a mesma quantidade.
Bem deixo aqui mais uma maneira legal de incentivar o cuidado com o descarte do nosso lixo residencial.
Vamos preservar o Meio Ambiente , mudando um pouco os nossos hábitos.
Será que precisamos jogar tudo no lixo ?
Beijocas

9 comentários:

Blog de Artesanato da Vila do Artesão disse...

Sem atitude a reciclagem não acontece. Parabéns pela atitude, parabéns pela criatividade.

Beijos,

Cris Turek

Mimirabolante disse...

Obrigada Cris.......é um grande incentivo esse elogio!!!!bjcas

Cristiane Iannacconi disse...

ótimo, Mimi! gosto de soluções simples assim!!! Parabens... BJão

Mimirabolante disse...

Eu tbm Cris.....e as crianças tbm gostam!!!!bjcas

Luiza disse...

Sensacional, vc realmente tem idéias incriveis.
Bjs
Luiza

Luiza disse...

Sensacional, vc realmente tem idéias incriveis.
Bjs
Luiza

Mimirabolante disse...

Ficou bem bacaninha,né???Beijocas

Alice AAPB disse...

Não poderia ser diferente né Mimi
você sempre criou briquedos e quarda trecos Eco-Pedagogicos,não sei se é assim que se escreve. Porém sua salinhas no Dinamis e na Amora sempre foram modelo, por conta da sua organização,com material descartavel.
O seu preferido era o pode de sorvete kibom, rsrsrsrrsrsr

Mimirabolante disse...

Verdade Alice....fico até emocionada ao lembrar das minhas salinhas ,lindas,organizadinhass !!!E o que seria de mim sem as minhas eternas doadoras de :potes de sorvete,latas de achocolatados,potes de sustagem !!!!E o gostoso é que mesma aposentada eu ainda peço e recebo estes mesmos materiais e posso dar a eles um destino " Ecopedagógico e Solidário" !!!Valeu Alice......obrigada !!!Mil beijocas