terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IDÉIA ANTIGA


Logo que me casei ,o meu marido descobriu as delícias da cozinha.Sempre aos sábados,ele gostava de preparar o lanche a noite. Geralmente passeavamos muito,íamos a praia e após um gostoso almoço seguido de um cochilo,significava um bom dia de descanso.Ficamos mais ou menos tres anos e meio sem filhos ,aproveitamos muito a vida a dois.Um dia,isso há trinta e dois anos atrás,ele resolveu fazer uma maionese caseira .Estavamos na sala conversando e ele comentou que a senhora que trabalhava na casa dos pais dele,fazia uma maionese caseira deliciosa,utilizando só as gemas dos ovos. Com as claras,ela fazia um suspiro doce .Após a nossa conversa,ele ligou para a mãe,que em segundos deu a receita da Geralda. Confesso que eu nunca fiz. Acho maravilhoso quando ele entra na cozinha e faz as delícias que le nas receitas. Segue a receita direitinho e costuma observar atentamente estes programas culinários na tv quando tem tempo.Eu ,faço comida de cabeça .Até hoje,já é habitual principalmente no Natal a maionese do papai e seus deliciosos suspiros.Atualmente devido a minha consciência ecológica e sustentável estar sempre ligada,até as cascas são reaproveitadas de duas maneiras:costumo colocá-las no sol forte para que fiquem bem sequinhas e depois eu costumo triturá-las no processador e jogar o pozinho nas plantas dos vasos ou do jardim,ou vão para a minha compostagem caseira.
Tudo em prol do Meio Ambiente.
Se voce achou interessante a postagem,então leia as receitas também.
Receita da Maionese:
Voce quebra os ovos um a um ,entre oito ou dez gemas cruas e em temperatura ambiente,colocados dentro da batedeira.Depois, acrescente o azeite aos pouquinhos,observando bem a liga.
Não pode deixar cair nenhum pouquinho de clara.
Depois de pronta tempere a gosto.
Pode acrescentar batatas,camarões ou servi-la como molho .
Receita dos Suspiros:
Com as claras dos ovos que restaram,coloque tudo na batedeira limpa e seca .
Vá batendo as claras em neve.
Coloque açúcar e algumas gotas de baunilha.
Pegue uma assadeira,forre - a com toalha de papel e coloque os suspiros uns longe dos outros.
Asse em forno bem baixinho e coma depois de estarem frios.
A fotografia que ilustra a postagem dá uma idéia de como eles ficaram crocantes,bonitos e saborosos.
Experimente a receita e bom apetite.
Beijocas

2 comentários:

Karina Mendes disse...

Acho importante a cozinha também ser sustentável, quando vc usa as gemas para uma coisa, as claras para outra coisa e ainda aproveita as cascas, perfeito! Quando sobram claras, gosto de fazer pudim de claras...humm
Ps. suspiro caseiro é muito bom!

Mimirabolante disse...

Ih!!!!!Pudim não sei fazer....mais ,realmente não pensei nisso.....podemos fazer a cobertura da torta de limão !!!bjcas