quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O SISTEMA DE COMPOSTAGEM



" O composto orgânico é a forma mais eficiente de reciclagem de resíduos orgânicos.Pode ser utilizado em atividades como a horticultura,fruticultura,produção de grãos ,jardinagem,reflorestamento,hortos e produção de mudas,controle de erosão e muitas outras aplicações".
LIXO ORGÂNICO =matéria orgânica
São:as sobras de frutas,sobras de legumes,podas,gramas,sobras de cultivo,serragem e etc. Vantagens do composto orgânico:
-crescimento das plantas
-maior permeabilidade à absorção de nutrientes e aumento da atividade enzimática
-liberação gradativa dos nutrientes
-minimização da perda de nutrientes pela chuva
-favorecimento das condições físicas dos solos,como aglutinação e estabilidade dos agregados
-aumento da capacidade de retenção de água
-redução do efeito de erosão e suas consequências
NÃO QUEIME LIXO ORGÂNICO !
APROVEITE-O NA COMPOSTAGEM !
obs:Texto retirado de um folder(www.fccsa.com.br )(meioambiente@fccsa.com.br),que o meu amigo ,Tandy me deu e as
fotografias,que ilustram a postagem foram feitas por mim da minha compostagem caseira.
Esta postagem é dedicada a minha grande amiga Cristiane Iannacconi,do:www.ciclicca.blogspot.com , que está super empolgada em criar uma compostagem caseira .

8 comentários:

Vivian disse...

...você sempre linda nos
ensinando o be-á-bá
do respeito pelo planeta
que nos acolhe.

bjs, anjo!!

Cristiane Iannacconi disse...

Valeu, MIMI!!!!
tenho mesmo q montar uma composteira aqui.

Mimirabolante disse...

Oi,Vivian.....vc sempre com esse incentivo!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Quando o Ian entrar de férias ele pode te dar uma mãozinha!!!!bjcas

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Tudo de bom! Bem explicadinho, amiga! A natureza agradece!!!
Beijocas!

Mimirabolante disse...

Temos que dividir o nosso aprendizado né amiguinha????bjcas

Caca disse...

Oi, Monique. Eu sempre faço isso em minha casa. O espaço é bem pequeno mas o efeito é grandioso. Numa área de pouco mais de 20 m quadrados e tenho limão (o ano inteiro), cheiros verdes e algumas ervas. Sem precisar comprar adubos. Abraços e parabéns pela sua incansável batalha pela vida salubre na terra. Paz e bem.

Mimirabolante disse...

Que delícia ver que o " Planeta " não está sozinho.......Viva !!!!Obrigada amigo!!!bjcas