segunda-feira, 4 de julho de 2011

CUIDADOS SIMPLES COM A NATUREZA










Nada mais gostoso do que uma alimentação natural e caseira. Uma das vantagens de passar o final de semana no sítio,é a oportunidade de se comer melhor.Com mais calma,por vezes pegando os alimentos na horta. A minha horta ainda está pouco estruturada.Como temos cachorros soltos o dia todo,já troquei várias vezes a horta de lugar. Eles descobrem e principalmente o macho,urina nas minhas plantações.Aí,faço nova troca.Estou começando a fazer uma ,suspensa e longe do alcance deles. Mesmo assim,prezo uma comidinha saborosa e fresquinha. Sempre ganho algum alimento de um vizinho amigo com uma horta farta.Qualquer alimento ,ao ser descascado ,corro para colocar na compostagem. Atualmente estou com tres espaços de composto orgânico. Este da foto,é o mais utilizado após o preparo das refeições. Coloco tudo:cascas de ovos,bagaços de laranja,bagaços de limão,cascas de alho,cebola,cenoura,batata,pó de café e o filtro de papel. Ainda uso o filtro de pano,mais o maridão prefere o filtro de papel por achar mais prático. Assim que acabo de preparar ,reviro o composto da semana anterior e coloco os resíduos que estão recem cortados.Cubro tudo com a terra e por vezes,ainda coloco um bostado ou qualquer preparo de natureza animal ( titica de galinha).A intenção é nutrir mais um pouco a compostagem. Geralmente na hora em que estamos revirando,aparecem as suculentas minhocas .Ainda não consegui fotografá-las,pois elas são ligeiras e esfomeadas.

Estas fotos foram feitas por mim e são bem recentes.
Ainda vou fotografar os outros espaços:um deles,eu só coloco:galhos,folhas secas,grama cortada

Tenho um outro espaço em que coloco: fezes dos cachorros,folhas secas,galhos.O composto deste espaço,eu só utilizo para adubar as folhagens e as forrações.

O composto gerado na compostagem dos restos dos alimentos,eu utilizo para adubar as árvores frutíferas.Nesta compostagem,também coloco folhas secas.

Todas as compostagens da minha casa,estão limpas,com cheiro agradável e sem a presença de vetores.

Beijocas

12 comentários:

chica disse...

Que coisa boa trabalhar com a terra assim,né? Dá gosto d ver! beijos,tudo de bom,chica e uma linda semana!

Mimirabolante disse...

Boa e simples Chica.....e ainda por cima,com bons resultados !!!!Ótima semana para vc tbm !!!!bjcas

Anjo Sedutor disse...

Monique, minha anjinha linda!

Amigos são bênçãos

© Letícia Thompson




Amigos são anjos enviados por Deus para que não nos sintamos sozinhos aqui na terra.


Quando temos um amigo, temos tudo em dobro: coração, braços, pernas, ombros e olhos. Porque um amigo é alguém que sempre pensa na gente, que se preocupa, nos ouve, nos conforta... que sente saudade quando estamos distantes, mas que também sabe respeitar nossa necessidade de estar sozinhos em alguns momentos.


A amizade é a irmã gêmea do amor; é o amor na sua forma pura e desinteressada, é amor partilhado e compartilhado, dividido, dado, sem que nada seja esperado em troca.


Um amigo sabe sofrer as nossas dores, não como se fossem as suas, mas consciente de que são nossas e de que precisamos mesmo é do seu apoio.
Um amigo é uma estrela que brilha quando nosso céu está cinza, é um pequeno raio de sol que invade nossa janela nas manhãs de inverno, é o ar fresco que nos faz respirar quando sentimos que o mundo nos sufoca.


Virtual ou real, um amigo é uma alma sempre presente nas nossas vidas.
Virtuais ou reais, amigos são anjos enchendo nossos dias das bênçãos de Deus.

*********

Agradeço por tua amizade!

Minhas nuvens te esperam com quatro novos textos!

Meu carinho,

teu ANJO SEDUTOR


--

ANJO

shan-Tinha disse...

imagino o sabor verdadeiro dos alimentos naturais, ô vida boa!
bjão!

Cris - www.artesanatodelacres.blogspot.com disse...

isto ai guria...nada melhor q verdurinhas saudaveis.eu amo mexer na terra e minha horta so entra compostagem d adubo.
Bjao
Cris
http://artesanatodelacres.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Gente,que lindo!!!!!Adorei os coementários.....bjcas

Cristiane Iannacconi disse...

Super Show, Mimi!!!

Mimirabolante disse...

É verdade Cris !!!!E muito simples !!!!bjcas

Eduardo Miguel disse...

Ajudando ou auxiliando seu blog é fundamental para também orientar outros que também o poderão, na ação a soma com certeza contribue em muitopara um mundo melhor! adoro isso!!! bjs e sucesso minha amiga!

Mimirabolante disse...

Grande Mago da Floresta.....vc por aqui ????E gentil ,como sempre !!!!!bjcas

Anônimo disse...

Como eu queria ter uma aqui em casa, mas infelizmente o povo daqui não concorda com minhas idéias...rsrsrs. Mas não desisto. Queria saber duas coisas Monique: - quando colocamos as casquinhas e restos de frutas e legumes no local...precisamos sempre cobrir com terra? Tem que tapar tudinho? - Em apartamentos, dá pra fazer tb? Bjinhosss.

Mimirabolante disse...

Eu costumo colocar terra em cima ,por ser mais uma maneira de evitar cheiros e vetores.....Em apartamento,o ideal e o meu sonho de consumo é o : " Minhocasa "....depois te envio email sobre isso......bjcas