domingo, 29 de maio de 2011

O ESPORTE DA NATUREZA


A corrida de Orientação ou Esporte Orientação

A corrida de orientação é uma espécie de rally humano no qual o competidor munido de sua inteligência e de equipamentos de orientação - bússola e mapa topográfico percorre determinado espaço, visitando os vários pontos de controles, marcados num mapa, por uma ordem previamente definida.
A Orientação tem grande contato com a natureza e pode ser praticado por atletas de todas as idades, com grande caráter inclusivo. Há várias modalidades de Orientação: Orientação Pedestre, Orientação de Precisão (que pode ser praticada até mesmo por cadeirantes), Orientação com Mountain Bike e Orientação com Esqui. No Brasil a modalidade mais praticada é a Orientação Pedestre.

É importante ressaltar que a Orientação é um esporte interdisciplinar e sendo assim, pode ser feita a ligação com a Educação Ambiental, visando a compreensão das causas ecológicas.
A Educação Ambiental precisa ser vista como uma requalificação da educação, contribuindo para a reconstrução da relação sociedade-natureza e exercício da cidadania plena e ecológica.

Não podemos nos esquecer que , 5 de Junho é o " DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE ", aproveite e venha conhecer um pouco mais desse esporte, que é ecológico por natureza.

Texto escrito e enviado por ,Marluci Rosa,que cursa o 6* período de Licenciatura em Educação Física e mora em Miguel Pereira.
Ela é atleta da Equipe COMpass ,autora do TCC: " A Orientação norteando práticas da Educação Física : Uma proposta de interdisciplinariedade e Educação Ambiental "
A foto foi enviada por ela,em um momento de evento da sua equipe.

7 comentários:

carlos disse...

gostei da idéia proposta por esse esporte. Reunir elementos da natureza para interagir com as pessoas, promovendo de forma agradável um maior comprometimento delas para com ela. Tomara que ocorra um evento em Miguel pereira e, quem sabe possa participar para saboriar ,mais de perto, as belezas naturrais da região.

shan-Tinha disse...

que beleza tudo caminhando para o mais "eco", palmas pra geração saúde!
moniquinha desejo uma semana com direito a rede, vento suave e calor de sol de quase inverno e também muito amor no coração!
bj!

ORIENTAÇÃO - O esporte da Natureza disse...

Esse esporte é de fato apaixonante...
Em Julho acontece a etapa dos jogos mundiais militares e a competiçao de Orientaçao será em Paty do Alferes.
Quem estiver interessado podera visitar o site da Federaçao de Orientaçao do RJ que é www.forj.org.br, lá tem informaçoes de eventos e um pouco mais sobre o esporte. Aguardo vcs em uma proxima etapa.
Bjos
Marluci

Anônimo disse...

Olá, esporte e natureza juntos tem tudo para fazer sucesso, causas como essa precisam ser incentivadas cada vez mais. Parabéns Monique!!

Mimirabolante disse...

É pessoal.....mais uma maneira de demonstrarmos o nosso carinho,o nosso cuidado e o amor pela Natureza e pelo Meio Ambiente.....Agradeço a participação de todos e a participação especial da autora do texto....beijocas
Monique

shan-Tinha disse...

oi moni!
vi sobre o post no blog "consciência com ciência" aqui da terrinha e créditos do mimi, fiquei super feliz porque esse blog mimi eu conheço e sei que é cada vez mais famosíssimo!
bj e que seu mimi continue expandindo!

Mimirabolante disse...

Que legal.....é bom ler isso,pois o blog da Daniela Lima é maravilhoso.....bjcas