segunda-feira, 9 de maio de 2011

A CESAR O QUE É DE CESAR













" Dia desses, quando recusei a sacolinha plástica numa loja, ouvi da moça do caixa: mas como você faz com o seu lixo? Não foi a primeira vez que me perguntaram isso. A grande justificativa das pessoas que dizem que "precisam" das sacolinhas é a embalagem do lixo. Tudo bem, não dá mesmo pra não colocar lixo em saco plástico, mas será que não dá pra diminuir a quantidade de plástico no lixo? Melhor do que encher diversos saquinhos plásticos ao longo de uma semana é usar um único saco plástico dentro de uma lixeira grande na área de serviço, por exemplo, e ir enchendo-o por alguns dias com os pequenos lixinhos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é facílimo de fazer. Leva 20 segundos. A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.


Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. Para ver melhor os detalhes, clique na foto para aumentar.




Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.




Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.



Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:



Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.



Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.




Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:



Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!



É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre

de jogar mais plástico no lixo!



Que tal?



Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo! "



ATENÇÃO:
No dia 16/08/2010 ,fiz esta postagem e por não saber a autoria do trabalho,coloquei que havia recebido o texto e as fotos por email. Passados muitos dias,meses enfim,continuei a receber este email.Repassei-o para várias pessoas,várias amigas,para blogueiras e para todas as pessoas eu comentei que desconhecia a autoria do trabalho.Havia sim,o nome de uma pessoa,no email.Só que era o nome de outra pessoa,e não a verdadeira autora dos " Sacos de Jornal ".Bem,neste final de semana,vi um trabalho parecido na internet. Fui pesquisar melhor e cheguei a um blog muito interessante:
www.deverdecasa.com . A autora é a Juliana Valentini .
Se voce ficou curioso,faça uma visita ao blog dela.Eu o visitei o final de semana todo,pois a cada postagem,ficava mais e mais curiosa,para conhecer melhor o trabalho dela. A Juliana Valentini tem uma maneira interessante de postar. Investigativa,curiosa ela testa as idéias em que pensa.Vale a pena conhecer o trabalho dela. Hoje mesmo entrei em contato com ela e me desculpei,pois na maioria das vezes gosto de dar nome aos bois.Realmente,este trabalho dela rodou a blogesfera,ou seja,eu mesma recebi este mesmo email varias vzs :do Canadá,da Inglaterra e da Austria.Fora que o recebi inúmeras vezes também e de vários amigos que moram dentro e fora do Rio de Janeiro.
Obrigada Juliana Valentini por nos brindar com um belíssimo trabalho e sucesso no seu blog.Que outras pessoas além de mim possam conhecer o seu trabalho.
Beijocas bem mimirabolantes para todos.
Monique

21 comentários:

Maíra Fontoura disse...

Ótima dica mesmo Monique! Eu trago minhas compras em caixas de papelão, e depois acumulo lixo seco da semana nesta caixa, assim não uso quase sacolinhas plásticas. Os restos de verduras, frutas e cascas vão para composteira! Bjs e boa semana

Mimirabolante disse...

Maíra,é uma ótima dica essa da Juliana Valentini autora desta nova forma de colocar o lixo.......eu costumo colocar no jornal também,só que ainda não consigo fazer essa belíssima dobradura que a habilidosa Juliana Valentini faz......qualquer dia,fotografo o meu jeito....srrsrssrsr....bjcas

chica disse...

Muito bom isso e cada um pde fazer... Bela dica, bem demonstrada.beijso,chica

Bergilde disse...

Criatividade sempre aparece por aqui Monique,parabéns pelo trabalho de divulgação e conscientização ecológica.Queria saber se você sabe por que ou se há uma lei que proíba no Brasil o uso dos sacos de plásticos nos supermercados.Aqui eles estão sendo obrigados(por lei) a distribuir apenas bolsas recicladas(logicamente a gente tem que pagar alguns centavos a mais,porém vale a pena)
Abraço grande,

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Adorei a dica.
Sabe Monique, eu acredito que muitas pessoas não tomam uma atitude correta por comodismo.
São como crianças, que é necessário ensinar o passo a passo.
De preferência de uma maneira lúdica como uma brincadeira.
Já estou indo conhecer a Juliana Valentini.
Obrigada por compartilhar tudo sempre.
Viver só vale se é no coletivo.
Um beijo para você, um bom dia.
Wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

Mimirabolante disse...

Meninas,realmente este trabalho da Juliana é muito bacana......e vale a pena divulgarmos e tbm visitarmos o blog dela.....
Conto com a curiosidade e a boa participaçao de vcs........Adoro ver como vcs sempre se mobilizam e curtem esssas novidades.....bjcas

Mimirabolante disse...

Amigos/as.....estou com problemas :sem telefone fixo e com dificuldades de acessar blogs amigos.....gosto muito de visitar vcs e nao estou conseguindo....conto com a compreensão de tds!!!bjcas

Vivian disse...

...um dia, se Deus quiser
todos seremos artífices
em prol de uma natureza
saudável.

eu tenho fé!

bj, anjo!

Luiza disse...

Muito bacana esse trabalho de dobradura com jornal para colocarmos nosso lixo, no inicio parece difícil mas com a prática acho que se tornará mais fácil. Como sempre vc dá sempre otimas dicas.
Bjs
Luiza

Mimirabolante disse...

Isso Vivian.......não podemos perder a Fé !!!!!!bjcas

Mimirabolante disse...

É Luiza,a Juliana caprichou e inventou uma dobradura ecológica bem legal !!!!!bjcas

Anônimo disse...

Mimi, excelente essa idéia, também sou adepta as caixas de papelão para fazer as compras e depois colocar o lixo seco... Muito bom mesmo! Beijos. Su.

Caca disse...

Isso é ótimo e funcional demais, Monique. Aqui em casa eu gasto lixo diário penas com perecíveis. O restante eu junto em um saco grande que às vezes leva mais de uma semana para encher. Abração. paz e bem.

Sergio disse...

Bela atitude e excelente arte! Parabéns! Bom fim de semana, bjs!

Mimirabolante disse...

Realmente pessoal......a idéia da Juliana Valentini é ótima !!!E ela faz um trabalho muito bom no blog dela........Vale a visita !!!!Bjcas e obrigada pela participação !!!!

Anônimo disse...

Oie...indiquei este post no http://trilhasdefernanda.wordpress.com . Abraços.

Mimirabolante disse...

Eu vi !!!!Muito legal !!!!!!

Daniela Lima disse...

Já dei até oficina ensinando a fazer os saquinhos!! =)

Mimirabolante disse...

Que legal Daniela.....eu fiz esta postagem no ano passado por entender que é muito importante identificarmos e respeitarmos o trabalho alheio.....bjcas

Daiane Santana disse...

Eu acho isto um máximo, porém nem tenho mais jornais em casa!! rsrs Mas sempre que posso eu ajudo a divulgar... =D

Mimirabolante disse...

Daiane,com certeza vc irá conseguir um substituto para as sacolinhas....bjcas e obrigada pela presença!!!!!