quinta-feira, 31 de março de 2011

" Fraldas e fraldas "




Este é o título no jornal:O Globo,Caderno Economia,página 30,por Agostinho Vieira ,autor do blog " Eco Verde " .Ele fala sobre o uso ,os prós,contras e tbm um evento ,que será realizado no dia 23 de abril,em várias partes do mundo,inclusive no Brasil.
Descobri que sabia " costurar " em 2008. No primeiro dia,cortei muitas fraldas . De lá para cá,perdi as contas de quantas fraldas cortei e costurei. Normalmente as fraldas são doadas a instituições que necessitam,ou pessoas carentes.Contudo,ficou comum para mim,comprar tecido de fraldas e dar" fraldas de pano "quando a minha filha participa de algum " chá de bebê ". Na semana passada,dei meia dúzia de fraldas a um amigo que vai ser vovô ,que me perguntou :- Será que a minha nora vai saber usar ?Disse a ele ,que a nora poderia usá-las na hora de amamentar,segurar o bebê,etc.Pode parecer incrível,porém,no ano passado soube por um amigo que está difícil encontrar a venda " alfinetes de fraldas ",é mole ?
Ao meu amigo,expliquei as vantagens das fraldas de pano e ele me questionou sobre o " gasto com a água " ?Não tenho nenhuma resposta científica .Os meus filhos de 27 anos/25 anos ,usaram fraldas de pano. Na época,só usavamos fraldas descartáveis quando íamos passar o dia fora,viajar.Era um artigo de luxo e muito caro.
Deixo o assunto em aberto.
Gostaria de saber a sua opinião.
As fotografias foram feitas pelo meu marido.Estas foram as primeiras fraldas que fiz sozinha no sítio.
Visite:
oglobo.com.br/blogs/ecoverde

11 comentários:

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Vamos ter que retornar a muitos hábitos antigos pelo bem da natureza, senão...
Admiro o teu trabalho, Mimi!
Beijoquinhas!

Bergilde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bergilde disse...

Monique,apesar de estar aqui vibrando porque minha pequena abandonou de vez as fraldinhas,estou de acordo com a praticidade das fraldas descartáveis e não nego que foram as que usei nos meus filhos durante o Inverno,mas em tempos de calor usava as de pano(algodão)que ganhamos da família brasileira por serem menos agressivas à pele e por aqui vejo nos supermercados também o retorno delas com ofertas bem chamativas pros pais.E acredito que em tempos de crise conta muito as ofertas de preço que estão no mercado.
Abraços pra ti e bom fim de semana mimirabolantes.

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Monique, ta aí, um debate para mais de metro.
De um lado a praticidade.
De outro o à agressão no ambiente, saiba que nos Estados Unidos, as fraldas descartáveis são o terceiro produto mais abundante nas lixeiras.
Há que se debater muito.
Amei a foto, parece a máquina Pé de Bodé, da minha avó, que lembrança boa você me trouxe.
Um bom final de semana.
Bjs.
wilma
www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

shan-Tinha disse...

que lindo Monique que vc faz isso!
como lembro dos varais, cheinhos delas balançando ao vento, depois passar uma a uma dos dois lados, dobrá-las e guardá-las, o chique, mesmo dando tanto trabalho, era ver a prateleira do guarda-roupa com elas perfiladas e cheirosas, lavadas com sabão de coco. Isso, entre cuidar da bb, amamentar, cuidar da casa e fazer os planos de aula. Era impossível não emagrecer "naturalmente" e rápido nos primeiros meses após o parto. Não me arrependo olhando para trás e relembrando esse tempo. Ah, as fraldas eram compradas e a maioria assim como vc fez, costuradas pela gente mesmo. Quem diz que prof. só sabe ser prof.???
bj natural com todo o frescor e cheiro de algodão!!!

Caca disse...

Muito pertinente, Monique (como sempre). Minha opinião é a de que para o uso racional da água já temos muitas propostas e soluções. Já para a decomposição das fraldas descartáveis e outros tantos produtos da mesma composição ou pior, ainda estamos engatinhando. É mesmo muito difícil convencer uma mãe ou pai modernos a usarem fraldas de pano. Eu ainda cito mais um ponto a favor: por mais que os fabricantes propagandeiem que não, as descartáveis ainda provocam assaduras e outras alergias. Abraços. paz e bem.

Anônimo disse...

Mimi, consegui reorganizar o meu blog, havia perdido tudo. Já voltei a te seguir, admiro muito seu trabalho, se você puder me visitar e voltar a me seguir também vou ficar muito feliz. Beijos, Su www.educacaoinfantil-su.blogspot.com

Mimirabolante disse...

Oi,pessoal........estou de volta!!!Realmente este assunto dá muito o que pensar !Como disse,eu não tenho nenhuma base científica e a resposta certa,porém,que realmente as fraldas descartáveis devem ser mais danosas ao Planeta.....isso nós não temos dúvidas !!!!!Mil bjcas a todos e bom domingo.....

Anônimo disse...

Oie Monique...pois é...é um assunto a se pensar...as duas formas tem seus lados bons e ruins..basta agora alguém ter a idéia de fazer um estudo sobre isso..seria interessante. Abraços.

Mimirabolante disse...

É ,mais tem um estudo que diz ,que as descartáveis são mais nocivas.....

Mimirabolante disse...

Agradeço a informação André.....Um abraço,Monique