segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PRODUÇÃO CONSCIENTE







Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz



O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e está instalado em uma área com mais de cinco mil metros quadrados, que contempla a preservação de um bioma aquático com flora e fauna nativos.

No local se encontram a Sede Administrativa da entidade, os galpões da Central de Triagem de Resíduos Sólidos Industriais, as Salas para Cursos e Oficinas de Educação Ambiental, o Centro de Eventos e o Centro Tecnológico.

A Central de Triagem e o Aterro de Resíduos Industriais Perigosos – o ARIP, coletam e fazem a triagem de 250 toneladas de resíduos industriais por mês, gerados no processo produtivo das 93 empresas filiadas à entidade.

Estes resíduos são revisados, pesados, cadastrados e prensados. Após este processo, controlado por um moderno software, eles são encaminhados ao seu destino: empresas recicladoras ou o ARIP. Das 250 toneladas por mês de resíduos 68%, em média, são reaproveitadas.

O restante vai para o ARIP, que foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material fica armazenado aguardando tecnologia para o reaproveitamento. Os resíduos poderão ser retirados no local quando houver conveniência, pois estão abrigados do mau tempo, um grande diferencial sobre outros projetos.

Paralelo a este trabalho existe todo um controle ambiental das demais áreas limítrofes do empreendimento e do município, priorizado pela recuperação da área degradada do antigo lixão, que por décadas recebeu os resíduos industriais. Hoje esta área está recuperada e as vertentes de água do local e as águas superficiais recebem monitoramento através de análises químicas e biológicas.

Além disso, com a renda gerada pela reciclagem, o projeto já doou para a cidade dezoito câmeras de monitoramento por circuito fechado de TV, equipamentos para a brigada militar, polícia civil, e corpo de bombeiros voluntários; instalação da rede de oxigênio de um hospital em Três Coroas, e ainda, a produção da horta orgânica do Sindicato é destinada a escolas, creches e hospitais da cidade e região.

Outra importante ação do projeto Amanhã Mais Feliz é o criadouro conservacionista. Licenciado pelo Ibama, este mini zoo acolhe animais silvestres vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações de combate ao tráfico de animais. O criadouro já abriga várias espécies de animais como arara-azul, jacutinga, sábia-una, tamanduá mirim, jaguatirica e o jacaré-do-papo-amarelo.

Produção Consciente Igual Amanhã Mais Feliz. Uma iniciativa sustentável das empresas calçadistas de Três Coroas que, mais do que preservar a natureza, mostram, através de atitudes como esta, a importância da consciência ecológica para toda a comunidade.

O projeto Amanhã Mais Feliz, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, foi criado em 1996 e atua na reciclagem de resíduos gerados pelas empresas calçadistas da região. Recentemente foi lançado um vídeo, que explica como o projeto começou, as benfeitorias que o Sindicato pôde proporcionar à comunidade com a renda gerada pela reciclagem, além de outros trabalhados relacionados ao programa Amanhã Mais Feliz, como o mini zoo, a horta e as aulas de educação ambiental.

Além de reciclar os resíduos das empresas calçadistas cadastradas na entidade, o Sindicato promove oficinas de artesanato com material reciclado, palestras, horta, aulas de educação infantil, além de oferecer melhorias para a comunidade de Três Coroas, e a manutenção de um mini zoo, que abriga animais vítimas de maus tratos ou apreendidos em ações contra o tráfico de animais.



*** Uma iniciativa que deve ser compartilhada para termos um Amanhã Mais Feliz, através do consumo consciente! ***

Recebi estas informações e as fotografias da
Gabriela Tellini

Adversite - Assessoria de Imprensa

(51) 3527.7276 | 9105.4109

www.adversite.com.br

Ela conheceu o blog e deu a sugestão de uma postagem sobre este trabalho.As informações vieram por email,até se voce se interessar pelo trabalho e quiser saber mais,entra em contato comigo e eu te envio !
Mais uma maneira consciente de se trabalhar.
Obrigada e beijocas.







www.amanhamaisfeliz.com.br

8 comentários:

Suziley disse...

Maravilhosa iniciativa, Monique. Desse jeito o amanhã, de fato, será mais feliz! Um grande beijo, boa noite :)

Mimirabolante disse...

Suziley,é muito bom ter Fé !!!!Agradeço o apoio!!!bjcas

Anônimo disse...

Olá! Que legal!! Que projeto maravilhosoooo... Modelo para ser copiado em todo o Brasil ! Vou divulgar esse post certo... Alias, vou fazer todo fim de semana um post no meu blog com os posts de outros blogs que mais me conquistaram...esse é certo que será o primeiro... abraços.

Mimirabolante disse...

Amiga!!!!O que dizer????Como te agradecer!!!!Mil bjcas.....

Anônimo disse...

Oie...criei no blog a sessão melhores da semana, e coloquei este seu post na primeira sessão... :) abraços.

Mimirabolante disse...

Que ideia genial......vou ver !!!!!

Anônimo disse...

Agora sim...sessão melhores da semana no ar.. heheheh.

Mimirabolante disse...

Vou lá conferir amiga !!!!bjcas