terça-feira, 12 de outubro de 2010

UMA IDEIA ORIGINAL PARA COMEMORAR O DIA DAS CRIANÇAS




O filho de uma amiga estuda no Colégio Imaculada Conceição,que fica na Praia de Botafogo,no Rio de Janeiro.Quase diariamente ,ele traz na agenda bilhetinhos da Professora ,pedindo alguma sucata.De uma certa maneira,acompanho o trabalho desta Professora,através deste seu aluno,meu vizinho.Muitas vezes,a mãe dele , bate a minha porta me pedindo ajuda em alguma embalagem,etc...Confesso que eu adoro,me empolgo e estou sempre arrumando para esta minha vizinha as mais inusitadas embalagens.Cada dia,ela pede uma coisa diferente.Eu com toda a minha curiosidade,quando acompanho a minha vizinha com o seu pequenino a escola,sempre dou uma olhadinha nos trabalhinhos da salinha.Nestas horas,minha imaginação volta no tempo.Aquela Professora faz trabalhos com as embalagens proporcionando diversas possibilidades com as crianças.Com ela,eles manuseiam,pintam,brincam,descobrem,inventam,criam.Ela vai só dando as coordenadas.Era assim que eu trabalhava em sala de aula.Voltando a realidade,logo no início do mês de setembro,eu estive com esta Professora,ao levar o pequeno para a escola.Conversa vai,conversa vem,ela logo me contou o Projeto para o Dia das Crianças. Ela iria fazer uma casinha só de embalagens tetrapak de sucos.Eu ,na mesma hora me prontifiquei a ajudar a arrecadar e também,pedi a ela que deixasse eu fotografar o resultado.Na sexta-feira,minha filha pegou a máquina e foi para a escola fazer este registro maravilhoso.Depois,colocarei a quantidade que ela usou.Agora neste momento só tenho a fotografia.Já enviei a Professora as minhas perguntas curiosas:- Onde ela viu esta ideia?Quantas embalagens utilizou?Qual foi a reação das crianças?Como as crianças participaram depois de pronta?Até que ponto as crianças conseguiram se envolver colando,fazendo?Assim que eu souber,coloco os detalhes aqui.Por enquanto curtam esta imagem e quem quiser já pode ir fazendo na sua própria escola,no seu edifício,em algum clube.Achei a ideia bastante interessante.Posso adiantar,que aos pais foi pedida a embalagem vazia,limpinha e sequinha.
Beijocas.
Monique

27 comentários:

Professoras da Biblioteca: AClaudia, Carla, MClara. disse...

Adorei a idéia, as crianças devem ter adorado participar, muito legal a atividade dessa escola da sua vizinha.
abraços.
Maria Clara

Suziley disse...

Maravilhosa idéia, Monique!! Um grande beijo, boa noite ;)

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Muito legal Monique. Vim dizer q meu e-mail agora é o arte.reciclagem@ig.com.br
Bjão

chica disse...

Que maravilha isso!

Acabei de te indicar pra leitura para o Cacá, pois ele fez um texto lindo sobre a amamentação e a doação de leite.

Citei teu trabalho.

Dá uma linda na página dele e vê que maravilha!beoijos,cjoca

Aqui está:

http://uaimundo.blogspot.com/2010/10/o-leite-das-criancas.html

Mimirabolante disse...

Legal,Maria Clara.....bjcas

Mimirabolante disse...

Valeu ,Su.....bjs

Mimirabolante disse...

Vou anotar,Mi.......bjnhos

Mimirabolante disse...

Puxa,Chica....obrigada....vou visitar sim.....bjcas

Mimirabolante disse...

O trabalho é de toda a equipe do Infantil.
Todos colaboraram na arracadação das caixas e as crianças maiores ajudaram na montagem.
Ana


obs:este é o comentário da Professora do Imaculada Conceição....ela é a Professora do meu vizinho de dois aninhos,o Gabriel.........

Ana Cláudia disse...

Ficou muito legal!!!
Eu tentei fazer isso aqui em casa mas não tinha onde armazenar o volume de caixas necessário e a poeira que juntou não deu certo.
Mas adorei!

Caca disse...

Monique, bom dia! Obrigado pela gentil visita no meu blog. Tenho uma frase que carrego comigo e que serve como uma luva para lema de seu blog, tão espetacular. É de Fernendo Pessoa. "tudo é ousadia para aqueles que a nada se arriscam." Que trabalho belo o seu! Tivéssemos uma multiplicação exponencial de tais iniciativas entre as pessoas e teríamos um mundo melhor.Mas não percamos a esperança, pois dela brotam os sonhos e daí a iniciativa. Parabéns e um abraço. paz e bem.

© Sara Marques disse...

Querida Monique!
Tenho um desafio para você lá no Saracotear.
Espero que aceite.
Bjs.

Mimirabolante disse...

É verdade Ana Claudia,espaço é mesmo um problema..........essa escola é grande !!!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Oi,Cacá.....agradeço a gentileza e o apoio!!!Mil bjcas,Monique

Mimirabolante disse...

Vou lá ,Sara.....me aguarde!!!bjcas

Vanisse Tureck de Oliveira disse...

Quem não amou essa ideia????? Puxa se todas as pessoas tivessem ideias geniais ou apenas reciclassem, nosso mundo seria mais limpo!!!! Amei a ideia, vou guardá-la com carinho e na primeira oportunidade estarei utilizando-a!!!! Monique,repasse meus parabéns a essa professora e que ela continue incentivando seus alunos a reciclarem!!!!! Bjos...

Mimirabolante disse...

Vanisse,tbm adorei....bjcas,vou falar com as Professoras,pode deixar!!!!!

Pat Duba disse...

Monique ,reciclamos e reaproveitamos alguns materias lá na minha escola, mas essa ideia é muito boa. Adorei!Parabéns pelo dia do mestre e obrigada pela linda mensagem.Se der visite o meu blog. Beijos Pat.
patdubagastronomiablogspot.com

Mimirabolante disse...

Patricia,fui visitar o seu blog......adorei e já estou seguindo....vamos fazer uma postagem sobre alimentação infantil?????bjcas

Geny disse...

Oi Monique!!!
Excelente ideia, a criançada deve ter adorado... jinhos e bom fim-de-semana.

Nilo Cabral disse...

Sabe? tenho feito alguns estudos com a caixa Tetraplack e ela permite muitos reusos, este aí é sensacional. Ela pode ser usada como revestimento em paredes, como vi em uma oficina de papel reciclado, como se fosse cerâmica, já que contém uma película metálica e outra de plástico sobreposta a esta. Muito legal. Também estudo, no momento, como refletora para luminária, visto que meus estudos envolvem eficiência energética também. Parabéns.

Mimirabolante disse...

Obrigada Geny,realmente ,eles adoraram !!!!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Que legal,Nilo......grande ideia essa sua !!!!bjcas

MUDA (Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental) disse...

Se pelo menos 10% de professores do Brasil tivess a inicitiva desta guerreira as coisas não estariam tão feias como estão hoje para o meio ambeinte. Estou com o CHAPÉU na mão para esta professora e para você tambem MIra, parabens pelo incentivo!

Mimirabolante disse...

Obrigada amigo.......esse incentivo tbm é muito gratificante !!!!!bjcas

RECICLA SURF disse...

Adoreeeeeeeei , seria sensacional confeccionar uma dessas no dia da oficina , vc já sabe quanto e td que precisa ?

Mimirabolante disse...

Ao todo,são 800 caixinhas.......Seria muito legal !!!!bjcas