quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SACO É UM SACO





Volto a falar sobre o vilão do nosso dia a dia.O SACO PLÁSTICO .Nesta viagem que fiz,percebi que na cidade de Buenos Aires,em todas as praças,ruas ,avenidas,shoppings,é muito comum se ver lixeiras com sacos plásticos dentro.Dá a impressão,que o povo lá está mais habituado a colocar seus resíduos nas lixeiras ao invés de jogá-los no chão.Outro hábito que vi,foi o de se varrer as ruas.Elas são varridas a todo momento,tanto pelos encarregados da limpeza urbana pública,como por porteiros,comerciantes ou moradores.Além também deles lavarem as calçadas.Como acordavamos cedo todos os dias para aproveitarmos ao máximo,era comum vermos as grossas mangueiras com fortes jatos de água,após a calçada ter sido varrida.As seis da manhã,já se ouvia o barulho da água nas calçadas.A sensação que lá não existe escassez ou problema com abastecimento .Em uma próxima postagem falarei sobre outro tipo de dejeto que vi.Não estou fazendo afirmações,apenas comentando o que observei.Em todos os passeios,encontra-se inúmeras lixeiras e todas com sacos de plástico para acondicionar o lixo.Todas as lixeiras ficam em locais públicos e próximas umas das outras.Confesso que achei um excesso.Não tenho certeza,porém,tive a impressão que elas são esvaziadas ao longo do dia.O dia inteiro é comum vermos duplas de garis e o caminhão da limpeza urbana transitar pela cidade recolhendo os dejetos de todas as duplas.A noite,existe um coleta final.Perguntei a um cidadão o que ele achava da limpeza da sua cidade.Ele falou que achava tudo muito limpo,bem diferente do Brasil.Perguntei também se ele fazia coleta seletiva?Ele disse que não,que jogava seu lixo e alguém no seu edifício se encarregava de separar.
Fiquei curiosa e preocupada,pois para onde irão toda aquela quantidade enorme de sacos plásticos de milhares de lixeiras de uma cidade com grandes praças,enormes avenidas,shoppings, e etc...????
Nesta segunda agora ,ao voltar do trabalho voluntário,passando em frente a uma firma aqui em Botafogo,Rio de Janeiro e já com alguns pequenos pingos de chuva começando a cair,vi o porta sacos para guarda - chuvas molhados e me lembrei que ,ao mesmo tempo que nos preocupamos em abolirmos as sacolinhas dos supermercados,estamos criando um novo e nocivo hábito de enveloparmos o nosso guarda-chuva.Sim,voce vai dizer:-Devo entrar molhando tudo? Não,não é bem assim.Eu não sou tão radical.O problema é que ao sair da firma,a maioria das pessoas jogam os saquinhos no chão e estes mesmos saquinhos irão para os bueiros e farão toda a trajetória que nós sabemos bem.
A minha intenção é só lembrar a voce.SACO É UM SACO !
As fotografias foram feitas por mim em diferentes horários.
Beijocas

10 comentários:

chica disse...

Saco é um problema mesmo e tem vários pontos a serem resolvidos nessa questão ainda...beijos,chica

Suziley disse...

Bom dia, Monique:
Olha só, sabe que não tinha pensado no saco para guardar o guarda-chuva?!! De fato, torna-se um "perigo" se jogado na rua. Bem lembrado. Vamos evitá-lo. Um bom dia, boa semana, beijos :)

Citadino Kane disse...

Monique,
Há de cuidar da água, acho um desperdício lavar calçadas com água tratada, um desperdício...
Bjs, Pedro

Cristiane Iannacconi disse...

é uma situação bem complexa e deve ser pensada p buscar novas soluções, né, Monique?! Meu vizinho me confessou outro dia que adora molhar a calçada, o carro... ninguém se importa com o disperdício de água contanto que tenha água corrente na torneira de casa. E os saquinhos? como acabar com essa prega??? bjs, cris

Mimirabolante disse...

É Pedro.....é uma questão de consciência !!!!

Mimirabolante disse...

O ser humano é muito egoísta.....nem quer saber !!!quer abrir a sua torneira e ver a sua águinha caindo....ainda bem que estamos aqui de plantão !Olha,acabei de voltar do meu trabalho voluntário e o que foi que eu vi em plena Praia de Botafogo????ISSO MESMO! Os saquinhos dos guardas chuva no chão.....é mole?SACO É UM SACO !

Mimirabolante disse...

Com certeza,Cris.....é uma situação bem difícil !!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Meu amigo Fred ao ver a minha caricatura disse assim:
Belo trabalho.....retratando vc abraçando literalmente o mundo......parabéns.
Só não consegui postar comentários.
Bjs

ONG ALERTA disse...

Me lembro que quando eu era criança os sacos eram todos de papel, mas tudo muda esta na hora de voltar ao que era.
Que Deus ilumine tua família, e fico contente que só levaram um susto pois existem muitos perigos nas estradas que nem nos damos conta, grande beijo Lisette.

Mimirabolante disse...

É verdade ,Li.....sabe o que faço na maioria das vzs????compro o pão na padaria que está usando saco de papel !!!bjcas....agradeço o carinho....