domingo, 15 de agosto de 2010

O QUE FAZER COM O LIXÃO ? ,EIS A QUESTÃO...

Este título ,não é meu . Foi copiado da reportagem de hoje do jornal,O Globo ,Caderno : O País ,página 14 .E continuando a leitura da reportagem ,voce vê claramente que : "Tendência é situação se agravar ".As fotografias da reportagem ,falam por si só.É uma tristeza ver a que ponto nós chegamos .Os números do lixo são alarmantes.O descarte do lixo residencial,hospitalar ou comercial ,tornou-se o maior problema que o meio ambiente urbano pode passar .Os aterros,os lixões estão saturados e apesar de estarem com os dias contados ,a realidade é bem diferente.
O jornal,resolveu fazer uma série de reportagens sobre como vivem os brasileiros atualmente.E começou justamente pelo brasileiro mais sofredor. Os Catadores de Lixo.Ao meu ver :" HERÓIS ",pois fazem o serviço sujo que fingimos não ver .No momento em que descartamos os nossos resíduos,talvez não nos passe pela cabeça o destino do que estamos jogando naquele momento.Queremos consumir e depois descartar.O caminho ou o processo todo,está fora do nosso alcance.Talvez,aquelas pessoas mais engajadas,mais preocupadas,percebam as dificuldades e saibam um pouco do sofrimento.Mesmo assim,estas mesmas pessoas descartam seus resíduos.Como fazer então ?Várias soluções parecem que estão sendo encontradas,porém,acho que o passo mais importante seja ,REPENSAR .Repensar o nosso modo de viver. Racionalizar mais os nossos consumos.Fazer escolhas mais sustentáveis,nos preocupando realmente com o meio ambiente,com o Planeta. Procurarmos a cura desta enfermidade.A reportagem é muito extensa,e transcreve - la na totalidade seria cansativo para ler.Se voce tiver acesso ao jornal,leia,pois vale a pena .Ou,pela internet: oglobo.com.br/pais/eleicoes2010
O objetivo da reportagem é levantar a problemática que o candidato a Presidência irá enfrentar,após ser eleito.O Brasil está lotado de problemas,sendo um dos maiores ,talvez a qualidade de vida de nós brasileiros.
Atualmente,o Censo,já está batendo de porta em porta,eu já fui recenseada,e a pergunta principal é:Quantos banheiros nós temos dentro de casa ?Há ,alguns anos atrás,o Censo queria saber se tínhamos TV?Geladeira? Carro?Agora,o principal : Saneamento Básico.
Como vai ser o final deste trabalho,ainda vai demorar para sabermos,pois,nosso país é imenso.Através das reportagens,enfim,saberemos das nossas mazelas,com mais rapidez.
Por fim,gostaria de comentar,que a nossa cidade está muito maltratada.Muito suja.Fui vítima ,há dois meses atrás de um tombo horrível,que levei,após a minha sandália prender em uma calçada destruída.Por sorte,nada fraturei,contudo,no dia seguinte,comecei um tratamento,pois arrebentei as duas rótulas dos dois joelhos.É verdade,eu me estabaquei.Desde este dia,ando olhando com mais atenção e triste,vejo a destruição,a sujeira do meu bairro,da minha cidade conhecida por maravilhosa.Lamento,pois pago os meus impostos em dia e vejo que ele é mal empregado.Limpeza urbana?Não vejo há muito tempo.Raríssimas as vezes em que vejo um gari varrendo as ruas.E quando algum acabou de varrer,vem um transeunte e joga o seu lixo no chão .E as pessoas?Jogam o lixo depois que o caminhão da limpeza urbana passou.Descaso?Falta de amor ?Que nome podemos dar?Deixo a imagem da minha visita a ONG DOE SEU LIXO,que recolhe os resíduos recicláveis do meu edifício .O meu edifício tem tanto lixo,que além da Comlurb,temos a ONG e também,o Português que compra os jornais .A foto foi feita pela minha irmã.
Obrigada,bom domingo e vamos:
REPENSAR
RECUSAR
REUTILIZAR
REENCAMINHAR
RECICLAR
LENÇOL FREÁTICO:depósito de água subterrânea em profundidade relativamente pequena e que se encontra em pressão normal,formado devido à permeabilidade do solo(glossário - BARSA PLANETA )

21 comentários:

Eduardo Miguel disse...

Adorei!!! Mimi fatal e charmosa até na hora da "recicrage"! rs
É isso ai da-lhe amiga Monique, bjs.

Poesia do Bem disse...

MARAVILHOSO POST.BOM DOMINGO AMIGA.

chica disse...

Ese tema é muito importante e precisamos fazer nosso melhor.beijos,chica

CS Empreendimentos Digitais disse...

que otima postagem! eu ando sumidinha dos meus blogs queridos, mas é que estou sem tempo mesmo.
monique, concordo imensamente com vc, hj mesmo eu etava conversando aqui em casa sobre isso. Saneamento é o item mais "básico" de nossas vidas, mas muita gente não tem essa noção.

bjs
cintia
~preservblog~

Mimirabolante disse...

Obrigada ,Eduardo.....srsrsrsrs....
Valeu,Paula ,bjcas

Mimirabolante disse...

Verdade,Chica......é um assunto que temos que falar a todo momento,incansável e necessário....

Mimirabolante disse...

Cintia,é assim mesmo....todos temos muitos afazeres e ainda por cima a net não ajuda....por vzs visito os meus blogues queridos e não consigo deixar um coment......qt ao saneamento,é um problema social muito grave e pouco resolvido,merece mais atenção....bjcas

ONG ALERTA disse...

Responsabilidade é de todos, paz.
Beijo Lisette

Felipe Saldanha disse...

Que situação triste!
Lembrei de uma reportagem que li na Revista Época, falando que o espaço para aterros está acabando e que muito lixo ainda é acumulado e deixado a céu aberto:
http://cdn.edgonline.s3.amazonaws.com/fazcaber/files/2010/07/diagramaLixo.jpg

Realmente a questão do lixo é um grande desafio para o próximo presidente...

Abraços e boa semana!

Mimirabolante disse...

Agradeço a presença e incentivo-os a ver a reportagem na interne,ou no jornal de hoje ....o problema é grave mesmo.......bjcas

Mimirabolante disse...

quis dizer:internet......

Suziley disse...

Cinco Rs importantes. Adorei. Obrigada pela visita Monique. Um grande beijo no seu coração ;)

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

Bom Dia:
O FLAMES está a promover um novo passatempo. Participe :)

Nilo Cabral disse...

Oi Mimi. Cada vez mais percebo que a questão necessita ir além de ações individuais, embora este seja o ponto de partida. Além como? Terão que ser ações de cidadania (exercício da micropolítica, suprapartidária). Por que afirmo isto? Porque precisamos de mudanças educacionais (algumas até repressoras) que atinjam crianças (caminho mais fácil) e adultos (o problema). Adultos, quando inconscientes, desprezam temas que não os impliquem diretamente. Precisamos de representantes locais capazes de assegurar as tais mudanças. E quando escrevo representantes não são apenas os servidores do legislativo e do executivo, somos nós a exigir o cumprimento das responsabilidades.
Sugestão: ficar atentos aqueles que prejudicam e aqueles que colaboram para resolver este estado de coisas e distribuir pela rede as boas e as más ações.
Abraço e parabéns

Mimirabolante disse...

Bom dia !!!
Suziley.....obrigada.....
Mariana...darei um pulinho lá !!!!

Mimirabolante disse...

Com certeza Nilo....temos que ser mais atuantes....cobrarmos mais.....eu até que tento !!!!é tão difícil........é como falar ao vento !!!!bjcas e obrigada pela participação....bjcas

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

obrigada pela participação
Não se esqueça que para que esta fique completa, os utilizadores de um Blog deverão, ainda, colocar a foto/banner do FLAMES no blog, num post onde fale do nosso passatempo para que mais pessoas possam participar.

Cristiane Iannacconi disse...

puxa, Mimi, é dificil mesmo essa coisa do lixão. depois que proibiram as sacolas plasticas vejo as pessoas perguntando: e como vamos jogar o lixo fora?
Não vi ninguem disposto a pensar em novas soluções. Os modelos vigentes são os mais fáceis e ninguém quer ter que se adaptar a uma nova realidade infelizmente. E dai, em plena era de super aquecimento global o Rio de Janeiro vai investir em novos lixões ao invés de centros de reciclagem.
Esparo que seus joelhos melhorem logo, pois sei que vc vive correndo por ai p ajudar quem precisa. Tudo de bom p vc. Bjs, Cris

Mimirabolante disse...

OK!Mariana......
Cris,vc não vai acreditar......espera só para ver a minha próxima postagem......quanto aos joelhos????é está difícil "correr "para lá e para cá.....eles estão bichados.....srsrrssr.....

Mimirabolante disse...

Mais outra amiga me enviou um email,que diz assim:
"Maravilha!
Antigamente mamãe fazia isso, aliais todos faziam. Não existia sacos de plástico.
Beijinhos "
Legal,Marli,obrigada pelo seu coment......

Mimirabolante disse...

Algumas pessoas acham muito trabalhoso comentar dentro do blogue e resolvem enviar por email......transcrevi dois comentários para cá.....bjcas,Monique