domingo, 4 de julho de 2010

AH!!! ESSAS IDEIAS MIMIRABOLANTES...







Essa ideia não é minha,ouvi um amigo me dizer isso há muito tempo atrás.O pai dele tinha um sítio e enfiava as garrafas fazendo o limite na horta,para separar determinada verdura da outra.Bem,eu já havia pensado em fazer isso,porém,sempre me vinha a mente que isso poderia ser muito perigoso.Evitamos usar estas garrafinhas de vidro ,em casa ,pois elas não são retornáveis.A realidade é que a cerveja parece ser mais gostosa,gelar mais rapidamente .Na hora de encaminhar para a reciclagem também não é fácil.Fazem muito volume e dificulta na hora de levar.Sempre que utilizam lá em casa,costumo enrola-las no jornal,coloco em uma caixa de papelão e envio para a ONG DOE SEU LIXO.Desta vez,foi diferente.Um amigo veio passar o dia conosco e trouxe com a sua bagagem,as suas garrafinhas.Eu pensei:arg!!!!!ninguém quer ajudar ao Planeta!Aí,resolvi que desta vez eu iria fazer diferente.Peguei as garrafinhas,coloquei-as de molho com um pouquinho de detergente em um recipiente.A minha intenção era reaproveitar a água ,do molho das garrafas ,para lavar a louça do café da manhã.Deixei-as da noite para o dia.Após o café,fui reaproveitar a água e ver como estavam as garrafinhas.Como eu imaginava.A cola é tão forte que não saiu com facilidade.Raspei um pouquinho com as unhas e levei-as para o jardim.Escolhi uma parte onde não tem grama.O meu medo,era quando o Marco fosse cortar a grama,bater com a roçaeira em alguma garrafa e ele se machucar.Expliquei a ele como iria querer,só que ele fez um pouquinho diferente.O ideal,conforme o meu amigo explicou,é que as garrafas fiquem bem pertinho uma das outras para fazer uma contenção.A água da chuva cai e entra no solo com mais facilidade e aos poucos.Bem,ainda tenho mais garrafinhas verdes,então vamos esperar e ver se podemos agrupar mais.Agora,já comecei a guardar as marrons e escolherei outra parte do jardim sem grama .O visual até que ficou interessante.Mais uma maneira de pensarmos sobre as nossas escolhas.
As fotografias foram feitas por mim.
Beijocas
ECOLOGIA:termo criado pelo naturalista Ernest Haeckel(1834-1919)para designar o estudo das relações de um ser vivo com seu ambiente inorgânico ou orgânico.Na atualidade é uma disciplina das ciências biológicas que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente(glossário- BARSA PLANETA )

20 comentários:

chica disse...

Fica bem legal mesmo! Tomara dê certo!beijos,chica

Suziley disse...

Bem interessante Monique. Uma ótima semana, beijos ;)

Graça Tristão disse...

MONIQUE, COMO VOCÊ MESMA DISSE É PERIGOSO QUANDO FOR ROÇAR... MAS PARA LOCAIS ONDE NÃO TEM MATO E NEM GRAMA DA PARA UTILIZAR ESTE SISTEMA PARA AJUDAR NOSSO QUERIDO PLANETA... SERÁ?
PAZ E LUZ
BJCAS
GRAÇA

Poesia do Bem disse...

è verdade lá na minha casa minha mãe faz isto também e pra e diziam pra evitar que as formigas destruam a planta , não sei se as formigas, mas pelo menos outros bichinhos rsrsr, bjssss e saudades

Compondo o olhar ... disse...

vim te visitar e divulgar uma campanha, a campanha NULO NELES, visite meu blog,e divulgue tbm...
http://ivafpacini.blogspot.com

bjs

Anônimo disse...

Monique! vc sempre com novas possibilidades reeducando-nos em detrimento desse nosso vício ao que destrói tudo e todos! bjos e ótima semana

Dany Beckmann disse...

AMEI! Ficou fofo! Beijos

Cristiane Iannacconi disse...

super legal, Mimi!!!

Tati disse...

Olá. Amei seu blog, suas ideias, seu cuidado com o meio ambiente! Vou copiar a campanha contra as sacolinhas plásticas para meu blog também. Adorei sua iniciativa! Faz tempo que descartei sacolinhas (só não consegui ainda evitar mercados de improviso na volta do trabalho. E como não tenho carro, acabo tendo de lançar mão das fatídicas (mas sinto vergonha de fazê-lo...).
Beijos, foi um prazer te conhecer.

Mimirabolante disse...

Pessoal......hj comecei o dia muito cedo....trabalhei a beça e que delícia chegar aqui e "ler "vcs!!!!!obrigadíssima....estou torcendo para esta ideia ficar bem legal!!!bjcas

Glaucia Cristina Oliveira disse...

Oi Monique,
Meus avós já utilizavam juntinhas tb! Recentemente tenho visto cercas de garrafas pet, com mais de um metro de altura, até aqui em Miguel Pereira, nos bairros mais humildes. Tb vi calçadas feitas com tampinhas de garrafas pet, todas coloridas, colocadas sobre o cimento fresco! Podes pesquisar e publicar? beijos e sucesso!

Bergilde disse...

Muito bacana e inteligente Monique!Passei pra te visitar como sempre e encontrei mais esta atividade super criativa para a reciclagem,naturalmente de acordo com a disponibilidade do local onde serão inseridas estas garrafas de vidro,como você bem disse.Aprendí com meu filho sobre as plantas carnívoras,agora venho aqui e aprendo contigo mais esta forma de reciclar,demais!!!

Mimirabolante disse...

Glaucia.....adorei a informação!!!Vou pesquisar e se puder depois me envie os detalhes por email!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Glaucia.....adorei a informação!!!Vou pesquisar e se puder depois me envie os detalhes por email!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Bergilde.....amiga....obrigada pela gentileza!!!bjcas

Unknown disse...

Adorei...Na minha casa tem um quintal bem grande, vou levar essa idéia comigo...

bjus.

Daniela Lima disse...

Acho este glossário que vc está fazendo no final das postagens muito bacana mesmo... e o canteiro showw

Mimirabolante disse...

Legal,Roberta.....faz e fotografa ,depois nos mostra!!!!

Mimirabolante disse...

Daniela,qd eu ganhei o livreto com com o glossário,pensei em publicar.......depois,pensei bem e achei que seria interessante fazer deste jeito !!!!!E deu certo,né ????bjcas

Mimirabolante disse...

Nesta foto tem poucas garrafinhas.......coloquei mais e o resultado ficou bem legal!!!!