domingo, 4 de abril de 2010

SACOLAS


"Porque optar pelas duráveis,como faziam nossas avós "
O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950.Como não se degradam facilmente na natureza,grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.Calcula-se que até 1 trilhão de sacolas são produzidas anualmente em todo o mundo.O Brasil produz mais de 12 bilhões todos os anos e 80% delas são utilizadas uma única vez.Sacolas plásticas são leves e voam ao vento.Por isso,elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes.São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas,baleias,focas e golfinhos mortos por sufocamento.Várias redes de supermercados do Brasil e do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão e colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
"Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores,mas têm um custo incalculável para o meio ambiente "
Fonte:Instituto AKATU pelo consumo consciente/Planeta Sustentável.
Retornei a este assunto por 3 motivos:O primeiro,achei este texto em uma revista ligada a ideias sustentáveis e achei interessante.O segundo motivo:na sexta-feira,na Coluna Gente Boa do jornal O Globo,o Ancelmo Góis,relata o caso de senhoras de bom poder aquisitivo que vão ao mercado com suas bonitas sacolas de pano e exigem sacolas de plástico,para colocarem as compras e não sujarem suas bolsas de pano.Francamente !Fala sério !O terceiro motivo:na sexta-feira ,dia 9 de abril,vou participar de um evento beneficente e colocarei as minhas bolsas para vender ,no evento e doarei parte da venda para a ONG Amigos de Francisco.

12 comentários:

Poesia do Bem disse...

òtimo post conscientes, engraçado hoje meu marido pegou a minha e disse vou levar ao mecado adorei, pq ele é meio assim sabe, e ai disse tbm no mercado já estão vendendo ai vi que num minuto ouvi duas coisas boas.A minha não largo! boas vendas.feliz páscoa depois confere a doce Alice cantando pra vc!

CS Empreendimentos Digitais disse...

eu adoro essa bolsa!

bjs
cintia

Rosa Sousa disse...

E por falar em preservação do meio ambiente, gostaria de convidar você e seus leitores a participar do dia ENO para plantar árvores no mundo, coloquei todas as informações no blog, mas qualquer dúvida só perguntar. É muito importante a mobilização no Brasil.

Conto com a sua ajuda!

beijos

http://maonaterra.blogspot.com/2010/04/convite-para-o-dia-eno-de-plantar.html

Mimirabolante disse...

Legal!!!!!

Luiza disse...

Um bom meio de fazer com que as pessoas deixem de usar as bolsas plásticas seria a passar a cobrar pelo uso delas, tipo cada sacola custaria cinco ou dez centavos, tenho certeza que quando mexer no bolso,rapidinho as pessoas passaram usar as sacolas de pano.
Bjs
Luiza

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Essa moda tem que pegar!
Parabéns pelo post.

Mimirabolante disse...

Valeu Luiza!Isso msm....tem que cobrar,pois nestas horas o lixo
tbm vem para quem é correto !!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Obrigada,Diler !!!!bjcas

Héstia disse...

minha prima tem umaa
ela ganhou no sorteio
lembra?
dayane
eu sempre pego pra fazer compras

:)

Mimirabolante disse...

Com certeza !!!Ela recebeu a sacola,depois de uma grande greve nos Correios !!!!rsrsrsrssr

MUDA (Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental) disse...

Olá, sou um andarilho da net e busco ver blogs voltados ao meio ambiente sustentabilidade do Planeta. Me chamo daniel, tenho 29 anos, estudante de Gestão pelo IFRN e sempre me interessei pelo "lixo", é tanto que minha monografia é sobre coleta seletiva e os beneficios sociais, economicos e mbientais provenientes da implatançao da coleta seletiva. Nas minhas andarolhas pela net vi seu blog do qual gostei muito de todas as postagens que nele se encontra e principalmente estas das sacolas duraveis, no meu blog tambem tem um post parecido, mas de forma diferenciada pois ainda presencio as vovós com suas sacolas, como moro no interior do RN, numa cidadezinha com menos de 11 mil habitantes chamada Umarizal é constante ver as velhinhas com suas sacolas de nylor. Tambem estou com um projeto bem legal com dois colegas que é de fazer um desfile de modas confeccionadas com material reciclaveis, como eles entendem de moda e eu um pouco de educação ambiental estamos acoplando esta ideia e fazer um desfile na cidade, ja estou juntando material com apoio de amigos donos de lnachonets em especial a HC LANCHE em nome da prpoprietaria Catiane e seu esposo Hudson, do qual gostou da ideia e esta nos apoiando. Dentro disso corro em busca de ideias e a net é um prato cheio, ja tenho varias ideias de roupas, acessorios entre outros artesanatos. Quando o desfile ocorrer estarei passando para que voce se quiser, claro! poste no blog.
Um forte abraço e bom trabalho pelo nosso meio ambiente, nossa casa maior, A TERRA!!!!
Abaixo segue o link do meu humilde blog
http://mauzl.blogspot.com/
DANIEL

Mimirabolante disse...

Daniel,acabei de ler o seu coment.....achei a sua ideia genial..........tbm me interesso por este assunto há muitos anos.....acabei de voltar de Buenos Aires e pretendo fazer postagens sobre o lixo de lá pela minha ótica........Parabéns ,adoro ver jovens engajados em prol do meio ambiente....bjcas bem mimirabolantes p/ vc e a natureza agradece esteas parcerias......