domingo, 18 de abril de 2010

ATENÇÃO



Estou acostumada a receber muitos materiais para serem reutilizados de outras maneiras ou também materiais para serem enviados para a reciclagem,porém,há poucos dias atrás recebi uma sacola e fiquei impressionada com o conteúdo.
Quem me deu a sacola foi a minha amiga Ana Cristina (www.amigosdefrancisco.org.br )e ela recebeu a sacola de uma outra amiga que havia juntado ,dela e de outras amigas com o intuito de ajudar a ONG dos animais,pois a intenção era vender junto com as latinhas de refrigerantes.
Ao abrir a sacola,verifiquei que eram diversas embalagens laminadas de diferentes tipos de café em pó.Não imaginava que estas embalagens podiam ser recicladas,mas liguei para a ONG DOE SEU LIXO e o Antonio Borges,me garantiu que ele poderia receber as embalagens e posteriormente reenviar para a reciclagem.
É claro que fiquei super satisfeita,ainda que tenha doado e não vendido,como havia sugerido a amiga da Ana Cristina.
Como nada é por acaso,neste sábado,uma matéria no jornal O Globo,me chamou atenção.No Caderno de Economia,tinha uma reportagem extensa sobre embalagens:tamanhos x valores.Ou seja.o que valia a pena,comprar o sabão em pó em caixa ou em saco metalizado?O leite em pó em lata ou no saco metalizado?E assim por diante,vários produtos eram comparados.Pq por vezes,nos preocupamos mais com o aspecto visual do que realmente com a necessidade do produto em si .Agora,o que mais me aflinge é que a indústria brasileira de maneira geral está mais preocupada em vender do que em preservar o meio ambiente.Na maioria das vezes as embalagens acabam encarecendo o produto só para atender ao apelo,as vendas.E apesar de termos um órgão cuja a função é fiscalizar,parece que este mesmo órgão faz vistas grossas.Nós,os consumidores deveríamos boicotar alguns produtos.Eu procuro comprar os produtos cujo o fabricante tem alguma preocupação ecológica ou social.Temos que ficar mais alertas nos supermercados.Além de olharmos as datas de validade do produto,devemos olhar o custo x benefício. Vamos cooperar pessoal.Talvez as soluções para os problemas do mundo atual estejam em nossas mãos.Vamos buscar novas soluções.Atenção !
obs: a foto foi feita por mim horas antes de destinar a reciclagem.
Beijocas

6 comentários:

chica disse...

Que coisa boa isso, mais material pra reciclar! Legal!beijos,chica

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Um post instrutivo e bem interessante, amiga!
Bjkas e boa semana!

Suziley disse...

Você sempre trazendo coisas boas, boas idéias Monique. Parabéns!! Boas dicas, valeu. Beijos no seu coração, boa semana, :)

Paulo disse...

Dá pra se reciclar tudo,acho eu,tem que se ter boa vontade,né?O vestido da Dona Marisa é muito feio,mesmo!rsrsrsrsrs

bjs,Monique

Mimirabolante disse...

Agradeço os comentários e fico feliz em dividir com voces as minhas descobertas.Realmente precisamos aprender sempre.Depois,vou falar sobre o "isopor "que aos poucos vai deixar de ser um grande vilão na natureza.Aguardem!bjcas

Eduardo Miguel disse...

Idéias simples e fundamentais para novos rumos de valor a vida, mais limpa e equilibrada.
Paranbéns sempre.