terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PLÁSTICO


O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e pertence ao grupo dos polímeros(que são moléculas muito grandes,com características especiais e variadas ).
A palavra PLÁSTICO tem origem grega e significa : "aquilo que pode ser moldado ". Além disso, uma importante característica do plástico é manter a sua forma após a moldagem.
A praticidade e a resistência do plástico tornaram este material um dos mais usados do mundo.No Brasil eles já representam cerca de 20% dos resíduos e, acredita-se que sua utilização e consequentemente seu descarte aumentem mais ainda nos próximos anos.
Obs:Acredito que usamos em demasia. Deveríamos repensar o seu uso,ou faze-lo de forma mais consciente.
Existem diferentes tipos de plástico:os rígidos,os mais fininhos,mais maleáveis,fáceis de amassar e os transparentes.
Classificação:PET,PEAD,V ou PVC,PEBD,PP,PS e outros.
Um material cujo objetivo seria um auxílio na nossa vida,tomou um caminho avassalador quando mal usado.Devemos ter mais critérios na hora de adquirirmos determinados materiais.
A classificação,a composição,os tipos de reciclagem,são assuntos super extensos,porém,que valem a pena ser lidos e pesquisados.
A maior parte do texto foi extraído do site da RECICLOTECA: www.recicloteca.org.br
A RECICLOTECA,que fica à Rua Paissandu 362,Laranjeiras,Rio de Janeiro,é um espaço super agradável e acolhedor.Com pessoas simpáticas ,prestativas e gabaritadas para lhe atender.
Os telefones para agendar uma visita:25526393 / 25516215
Funciona de segunda à sexta ,das 9:00 às 17:00
Promove cursos e tem um grande acervo para pesquisa.
www.recicloteca.org.br
A fotografia foi retirada do google .
Obrigada,Monique

10 comentários:

Bergilde disse...

Oi Monique,mais informações úteis por aqui né!Estive visitando o site da recicloteca e amei principalmente porque estamos nos divertindo muito com os brinquedos reciclados feitos pelo artista de casa.Copiei algumas sugestões do uso do plástico para esse fim que encontrei por lá.Abraços e bom dia!

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

Sim sim...nós depois vimos e confirmámos a participação nesse mesmo blog :) comentámos lá :)
beijokas :)

chica disse...

Sempre temas interessantes aqui!Repensar mesmo é necessário...Consumimos demais.Fico impressionada dos lixos secos que acumulamos!beijos,chica

CS Empreendimentos Digitais disse...

quem diria que o plástico quando surgiu foi uma revolução e grande facilitador da vida moderna e agora estamos sofrendo por causa dele...

ótima postagem.

bjs
cintia

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Muito bom, todo dia temos dicas úteis.
Parabéns.

Unknown disse...

estamos sofrendo bastante com os efeitos dos descartes indevidos desses materiais...é uma pena...

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Legal Mimi, bjão

Mimirabolante disse...

Oi,pessoal.....Realmente,precisamos nos policiar mais.....Eu já fui adpta das sacolinhas,comprava as coisas mais pela embalagem.......pore´m,vc vai pesquisando,vai lendo e percebe que a alternativa é mudar.......estou mais consciente......Estou mudando....E acho legal comentar isso aqui.....Afinal este espaço serve para divulgar as ideias mimirabolantes.....bjcas.....

Daniela Lima disse...

Enfim, um mundo plastificado, hj penso que além da reciclagem, deve-se reduzir a fabricação dos plásticos em geral, pq é muita coisa!!

Mimirabolante disse...

Isso mesmo Daniela.Além do uso desenfreado e por vezes incorreto,a fabricação tbm não tem limite.Precisamos fazer alguma coisa,antes que seja tarde demais.....bjcas