terça-feira, 3 de novembro de 2009

LIXO ?


"LIXO gera renda no Quênia "
Este é o título de mais uma matéria sobre reciclagem da Revista Razão Social,do jornal O Globo,de hoje,3 de novembro de 2009,Cristiane de Cássia.
A reportagem,bastante interessante fala da quantidade de chinelos que vêm pelo mar e que prejudicam de forma total a natureza marinha e que em mãos certas ,viram objetos de arte e fonte de renda.Por serem usados no mundo todo,tanto no lazer,como no trabalho,os chinelos populares acabam indo parar no lixo.Por vezes,perdidos nas praias,acabam dentro do mar.Circulam pelos oceanos levados pelas chuvas e mais uma vez,pelo descaso humano.Como num passe de mágica,diversos catadores se transformam em artesãos e dão nova vida ao lixo inusitado.São transformados em brinquedos,chaveiros e até brindes.Depois de um novo olhar,acabam sendo vendidos em lojas de hotéis.Os ganhos são variados.E como diz na reportagem: "De lá,cortinas de plástico,bichinhos de borracha e mais objetos ganham vitrines do mundo"
O Professor Haroldo Lemos,da UFRJ,vê na reciclagem a saída para resolução dos nossos problemas e diz:"- Plástico jogado fora é petróleo jogado fora.Esse material se recicla bem,mas é preciso esforço para que a cadeia de reciclagem funcione,como acontece com as latinhas ".
Já Hildon Carrapito ,do Instituto Aqualung,coordenador do Dia Mundial da Limpeza no Brasil,diz que : -"a visão econômica sobre resíduos pode diminuir os impactos do lixo.Em 19 de setembro de 2009,em praias,rios,lagoas e parques brasileiros,6 mil voluntários recolheram 32,2 toneladas de lixo.Cerca de 25% foram reaproveitados por cooperativas de catadores".
Participei deste movimento e vi com os meus próprios olhos a quantidade e o tipo de lixo deixados na natureza.O alerta é diário.Precisamos conter esta onda de prejuízo ao Meio Ambiente.
Mais uma vez,temos a constatação da importância da reciclagem.Acredito que deveriamos dar mais importância ao nosso consumo ou a um maior cuidado ao descartarmos nossos pertences.A revista,como sempre,traz reportagens maravilhosas.Vale a pena ser lida .A foto que ilustra a pequena postagem,foi retirada do google.Hoje tentei uma foto do www.ecoplanet ,porém,não consegui a foto que queria.
Obrigada e boa semana .

13 comentários:

chica disse...

Pois sabes que eu não sei como usar imagens no ecoplanet... Não achei nenhuma.Acho que sou meio"lesadinha" rsrs.Se souberes, me explica? beiojos,chica

Poesia do Bem disse...

oi amiga passei pra ler e dizer mais uma vez parabéns pelos post preciosos de invcentivo á preservação do meio ambiente, saudades

Paulo disse...

O povo criativo,heim!

Monique,obrigado!

bjs

Vivian disse...

...devagar vamos chegando
à conscientização e assim
deixaremos um mundo melhor
aos nossos descendentes.


boa tarde, anjo!

beijos

LUCIA ZANI disse...

OI Mi que lindo essa postagem, olha eu já tinha tomado consciência disso e quando fiz o quadro Via... que vc pode ver no meu blog coloquei um papel explicando um pouco desta realidade. a Imagem está disponível se vc quiser, é o calçadão da praia, que fiz com sobras de pedaços de ladrilhos que encontrei no lixo e um chinelo havaian que tb encontrei perdido. Eu só pintei o mesmo com verniz, pode usar a imagem se quiser. Parabéns amiga vc é demais. Incentiva as pessoas e repensarem o consumo isso eu acho prá lá de importante. vou enviar a imagem pelo email se quise pode usar a vontade... beijinhos carinhosos e avante!.

Mimirabolante disse...

Além de escrever,ver as opiniões,é super gostoso.......adoro ver vcs por aqui.....afinal,vcs como eu ,querem um mundo melhor.....vamos ter Fé!Vamos conseguir mudar a realidade atual.....obrigada pelo apoio e bjcas......

Érica Sena disse...

Oi, muito bom seu blog!!!Parabéns!!
Vamos fazer parcerias? Trocar bannerr?

Aguardo sua visita em meu blog Pensar Eco
abs,
ÉRICA SENA
http://pensareco.blogspot.com

Clemence disse...

Parabéns "mimi"...em breve mandarei um foto que tirei de um posto de coleta de reciclagem....aguarde......bjs

Mimirabolante disse...

oi,Erica.....vou te visitar......
Oi,Cle....ok!vou aguardar !!!!!

Graça Tristão disse...

AGRADEÇO AMIGA "MIRABOLANTE"...ESTAMOS NO MESMO BARCO...DEFENDENDO ESTA MARAVILHA QUE DEUS NOS DEU DE PRESENTE!
VOCÊ AQUI E EU LÁ...
A LUZ E A PAZ DE DEUS TE ILUMINE...
BJ
GRAÇA

Mimirabolante disse...

Obrigada Graça.....muito boa esta sintonia !!!!!!bjcas.................

Luiza disse...

Acho que é por ai,alertar as pessoas da importância do reaproveitamento e da maneira adequada de descartar e ensinando como os objetos descartados poderao ser reaproveitados.
Bjs
Luiza

Mimirabolante disse...

é verdade!!!!o que não serve pra mim,pode servir para outro.....não posso é jogar em qq lugar......bjcas.....