domingo, 8 de novembro de 2009

DIFICULDADES




Acho muito importante ser correta nas minhas atitudes.Confesso que por vezes,é muito difícil ,ser ecológica.Parece que uma corrente é contra o que voce faz,uns criticam ,outros te apoiam,e por aí vai.Meus filhos são jovens,se divertem,fazem festa,recebem os amigos,são normais como todos os jovens da sua idade.São parceiros nesta minha luta,desde pequenos sempre participaram destes meus cuidados com a natureza.Sempre cooperavam comigo e cooperam até hoje.Acho isso muito legal.Muitas vezes me trazem notícias sobre reciclagem,sobre ecologia e temas afins.Na hora de fazer festa,hum.......é um problema!Como ter um evento no sítio ecologicamente correto?Bem:primeiro eles me participam do evento.Depois,vem a lista de convidados e o que vai rolar?Nesta hora,o assunto fica sério.De maneira geral,podemos modificar muitas coisas.Por exemplo:abolimos os descartáveis.Comprei pratos e copos coloridos,de um material resistente e eu sempre lavo a louça no final da festa.Já é uma maneira de economizar água.Depois,vem o item bebidas:optamos sempre por garrafas de vidro e grandes.Mais aí,tem um porém.Tem sempre PET,latas ou longnek.Com as PETs e as latas,o problema é fácil de se resolver,pois,o rapaz vem e encaminha para a reciclagem.E as garrafinhas pequenas,por vezes mais baratas no supermercado e que gelam mais rápido?O que fazer?Bem:as chapinhas coloquei em uma garrafa de vidro de vodcka cortada ao meio e serve de enfeite no próprio espaço onde eles fazem estas reuniões.Pegamos um pedaço de madeira e estamos prendendo uma a uma as chapinhas,breve sairá um capacho ecológico .Dou chapinhas para as Professoras fazerem chocalho também .E as garrafas?As garrafas estão sendo encaminhadas para um rapaz que está construindo uma casa utilizando diferentes garrafas de vidro.É uma solução provisória.E quando a casa ficar pronta?Será que outra pessoa irá ter a mesma ideia que ele?A dificuldade de encaminhar vidro para reciclagem está muito grande.Já enviei emails para várias pessoas e não consigo resposta.É um ítem que ninguém quer.Eu arrecado muitos vidros de diferentes feitios e dou para diferentes pessoas ou entidades.Entrego à ONG .Só que estou recebendo e lidando com muito vidro.O que fazer?É um problema muito sério.Não estamos preparados para a quantidade que recebemos.Os meninos ,amigos dos meus filhos,até ficaram constrangidos no final da festa com a quantidade.Eles eram muitos,estava muito calor,o evento foi feito em um horário grande e o consumo foi real.E agora?Enquanto consigo quem precisa ,tudo bem.E quando não conseguir mais?
Pensei em fazer vários canteiros de vidro,com as garrafas enfiadas dentro da terra,como vejo em diversas reportagens.Fico contudo temerosa.Se o caseiro, se machucar ao passar um cortador de grama.Se alguém se distrair e cair em cima ou próximo.São vários os questionamentos que me faço.Preciso de ajuda .
Voce já passou por uma dificuldade parecida ?O que voce fez?Voce pode me dar alguma dica?Obrigada .

15 comentários:

Lola disse...

MINHA LINDA MIMI,

SEMPRE QUE VENHO AQUI, LEMBRO DO SEU COMEÇO E FICO FELIZ DE VER COMO ESTÁ AGORA. QUE MARAVILHA!!!
QUANTO AOS VIDROS, ENTRAREI EM CONTATO COM ALGUNS CONTATOS MEUS E TENTAREI TE AJUDAR. ESPERO QUE CONSIGA.
ADOREI A IDÉIA DO CAPACHO, VOU TENTAR FAZER UM LÁ PARA O SÍTIO DO MEU PAI. ACHO QUE ELE VAI GOSTAR! ALGO EM MINHAS LEMBRANÇAS ME DIZ QUE JÁ VI UM DESTES :).

ESTOU RECICLANDO MAIS OS MEUS LIXOS. AQUI NÃO TEM COLETA SELETIVA E FICAVA TRISTE AO VER TUDO QUE SEPAREI SE MISTURANDO NO CAMINHÃO. MAS, DESCOBRI UM FERRO-VELHO QUE COMPRA QUASE TUDO, FICA AQUI BEM PERTINHO, NÃO PELO DINHEIRO, MAS, POR SABER QUE VAI PARA O LUGAR CERTO. CLARO, COM ALGUMAS PESSOAS ACABO TENTANDO FAZER COM QUE RECICLEM USANDO O ARGUMENTO DE QUE ENTRARÁ ALGUM DINHEIRO. QUEM SABE, COM O TEMPO PODEM PEGAR GOSTO E SE TORNAREM CONSCIENTES.

DEPOIS COLOCAREI FOTOS DE ALGUMAS RECICLAGENS DAQUI DE CASA. ESTOU TENTANDO ARRUMAR ESPAÇO PARA "ALGUNS" MATERIAIS. O PRINCIPAL FOCO AQUI ESTÁ SENDO O PLÁSTICO.

AH! SE TIVER MAIS VIDROS PARA COMPOTAS, SERÃO BEM-VINDOS!

BEIJOS E ME COBRE UMA RESPOSTA SOBRE O VIDRO, POR FAVOR!

Mimirabolante disse...

Ok!Lola!Obrigada,assim que tiver mais vidros para compota.....deixo no restaurante....bjcas e valeu o apoio !!!!!!

chica disse...

É mesmo bem complicado.,Queremos fazer certo e nos deparamos com o nosso despreparo e dos outros tambpe, Beijos, boa semana,chica

Mimirabolante disse...

É mesmo Chica,é tão difícil......por vzs o consolo é o apoio de vcs.....bjcas....

Nena disse...

Bom dia!
Menina,seu blog é tudo de bom...vou seguir você para voltar sempre.
Um beijo,Nena

J Araújo disse...

Realmente é complicado. Aqui próximo em nossa cidade tem fábrica de vidros. Então não tem essa dificuldade.

Procure descobrir aí no Estado alguma fábrica e seu problema poderá ser solucionado com mais facilidade.

Obrido pelo seus comentários. Desejo uma boa semana pra vc.

Bj

Maíra Fontoura disse...

Oi querida, agradeço tua viista e teus recadinhos carinhosos no meu blog! Meu pai utiliza muito garrafas em construção, pois ele faz obras sustentáveis. Meu avô utiliza garrafas para fazer abajures, mostrei no meu blog já.
Precisamos ter muita criatividade mesmo para reutilizar todos materiais. parabéns pelo trabalho. Bjs e ótima semana.

Mimirabolante disse...

Obrigada pessoal.....preciso descobrir uma solução bem legal......Fizemos abajour com garrafas tbm,porém,come estas ,não vale a pena....Tem que ser uma solução mais viável.....Tenho quase 100 garrafas.....bjcas....

Unknown disse...

Oi Nique,

Acho realmente difícil reciclar vidro, não é para qualquer um. Mas vejo que vc recebeu várias ideias mimirabolantes...
Parabéns!!!
Bjs,
Monica

LUCIA ZANI disse...

Olá Mi, vi o que escreveu, ai vai algumas dicas... Ou muda o consumo por latas, por que reciclar latas é mais baato do que produzir a mátera prima para novas latnhas... ou vc começar e azer decoraão com plantas dentro as garrafas, ou faz uma escultura de garrafas, pense nisso... se opotar pela escultura as que vc tem não será suficiente, faça uma estrutura e entale as garrafas em movimentos circulares, e vá subindo como uma falsa pirâmide vai fica lindo no jardim e ainda mis se conseguir todas as garrafas da mesma cor... olha quanto as chapinhas, as esolas poderão reutilizar, vejo muio artesanato sendo feito com bolas de isopor, quea dua chapinhas juntas envolvidas num tecido e colado com ccola, eles fazemo mesmo efeito ou então elas envolvidas num tecido podem sem reutilizadas para fazer colares, broches e alfinees de camisetas.. podem ser aplicadas nas bolsa fica o efeito de botão forrado, experimente.. beijinhos
lucia Zani

Mimirabolante disse...

É Monica,tenho que tentar......
Lucia zani.....vc está me dando ideias bem mimirabolantes....srsrsrsrs....obrigada!!!!bjcas....

Cristiane Iannacconi disse...

amiga, agora a pouco fiz uma postagem sobre isso no meu blog. desde q me mudei estou tentando arrumar a casa, mas não tenho como descartar grande parte do lixo: isopor, celulares, laptop, até plástico e papelão... liguei p ong doe seu lixo e me cadastrei no site, mas até agora nada. tb tentei o galpão das artes da comlurb, mas tb não tive resposta ainda... não tenho mais como armazenar essas coisas e estou entrando em desespero!!! bj, Cris

Mimirabolante disse...

Cristiane,é complicado........vou tentar falar com o pessoal da ONG DOE SEU LIXO , sobre vc.....aguarde....bjcas....
Quanto ao Galpão,eu geralmente levo as doações lá......bjcas....

Unknown disse...

OLA Miri..
estas garrafas de long nek é boa para quem faz artesanatos como aquelas taças artesanais ou mesmo para fazer o que se vc sugeriu tenta fazer uma trilha no jardim..
Já as tampinhas de ferro podem se pregadas(pregos no meio das tampinhas) para cima em tabua(madeira)com formato retangular, vira um tapete limpa pé,tipo capacho.
Como vc é muito criativa sei que vai achar uma boa solução ,depois posta pra gente curtir .. OK?Parabens seu blog é muito util.
Bjus!!

Mimirabolante disse...

Oi,pois é....eu sei que elas são úteis,só ainda não arranjei quem as queira....estão lá no sítio.......jogar no lixo eu não vou,com certeza....ficam na minha casa até eu achar uma função.....qt às chapinhas,meu genro já está fazendo o capacho e está ficando ótimo!!!bjcas.....