terça-feira, 8 de setembro de 2009

PROFISSÃO REPORTER


Desde ontem que a propaganda de um programa me chama atenção:Profissão Reporter.Este programa que passa todas as semanas é realizado por um grupo diversificado de estudantes de jornalismo.Acredito estar fazendo uma afirmação correta.O programa de hoje fala sobre o LIXO de uma maneira bem realista.Começa pela zona sul de São Paulo,alterna com o lixo do Rio de Janeiro.
Vemos a realidade de quem trabalha com o lixo.Os reporteres acompanharam durante horas todo o trajeto,toda a movimentação ao mesmo tempo em que conversaram com os garis e puderam traçar o perfil de alguns.Tem o gari que canta,o que escreve poesia e o que mobiliou sua casa com as coisas encontradas no lixo.
A maioria deles,dos garis,também traçam o perfil de nós,os que jogamos qualquer coisa no lixo,o que descartamos o que não nos serve.É incrível que com a atividade de garimpo,eles logo encontram "preciosidades",como long plays,fotografias,telefones celular,brinquedos,tapetes de carro,moveis e etc....No lixão caminham ao lado dos tratores que ao revirarem o LIXO deixam a mostra o LUXO.Vão madrugada a fora,passam por favelas,são proibidos até de entrar com os caminhões acesos,porém,nada os intimida.Ali está o seu ganha pão.As vezes faturam menos de vinte reais,porém,sentem-se satisfeitos com o que arrecadaram.Lucram com o nosso desperdício.Com o nosso consumo desenfreado.Talvez com o nosso pouco caso.Dá para ver bem como não existe uma coleta seletiva.Vimos,eu e quem acompanhou o programa que o papelão seco é misturado aos outros tipos de lixo.Lá nas cooperativas é que os catadores fazem a separação para a posterior venda.Os rapazes ao visitarem Gramacho chegam na hora do almoço dos catadores e ao proporem uma filmagem eles pedem que " preservem aquela hora sagrada".Ou seja, uma maneira sutil de dizer que o catador também tem dignidade.Tem amor próprio.Tem auto estima.As ruas durante a noite são sujas,com lixo espalhados até por animais a procura de alimento.Frutas em bom estado são encontradas.Um dos rapazes ainda comenta que "apesar do mau aspecto o cheiro não é ruim".Ao mesmo tempo que dezenas de urubus sobrevoam a montanha de lixo e de homens.Fico imaginando estas pessoas que estão fazendo aquele difícil trabalho.Imagino quando eu recebo o lixo limpo das minhas vizinhas.Chego a conclusão que "cato" um lixo limpo,porém,lixo.Consigo separar sem me sujar e o meu lucro é somente o meu bem estar,e o bem estar do meu próximo.O benefício que sinto ao evitar que tudo se perca é o que me deixa satisfeita .Penso muito no que significa toda essa minha " catação". Qual o meu propósito? Aonde vou chegar? O que vou conseguir mudar?Acredito que sei as respostas.As respostas para as minhas dúvidas ou talvez as minhas certezas.Quando escrevo,divulgo,o meu maior objetivo é realmente conscientizar,chamar atenção de um grande problema.Por isso digo sempre que a minha lista está aumentando.Cada vez consigo mais repensar ,reencaminhar,reutilizar,reduzir e depois reciclar.E dentro do meu ambiente familiar a redução está sendo grande e efetiva.Então estou no caminho certo e devo continuar.Quer saber mais ?
Acesse o endereço da reportagem( www.g1/profissãoreporter ) e tente ver por completo,vale a pena.Vale a reflexão.Obrigada.
www.mimirabolantes.com.br

14 comentários:

Clemence disse...

Eu assistir o programa, realmente fiquei chocada com o aquele quadro aqui relatado por "mimirabolantes"
quem quizer ver a reportagem tem um horário alternativo na Globo News.Seria interessante que a própria Comlurb, fizesse um incetivo para educar a população a separar o seu "lixo". Como sempre "mimirabolantes" atenta.Eu continuo a fazer a minha parte e voces???????

Clayton Ângelo disse...

Oi Monique, quanto tempo?! Obrigado pela visita. Sabe, essa questão do lixo, da reciclagem, do meio ambiente serão sempre muito importantes. Acredito estarmos passando mais à prática e deixando o discurso de lado apesar de muito ainda há por se fazer. Existe sem dúvida, uma onda "ecologicapitalista" onde muitos usam o marketing da preservação para se promoverem. O importante disso tudo é se tiver o mesmo resultado ou seja, independente da intenção ou interesse, possamos salvar o quanto antes nosso planeta. Aqui em Belo Horizonte onde resido, está acontecendo um salão de humor voltado para essa questão. Vale conferir:www.bhhumor.com.br
No mais, parabéns por seu blog que está cada vez melhor!! Abração.

chica disse...

Cada vez mais vemos a necessidade de continuar a fazer nossa parte.Assisti tb. a reportagem.beijos, tudo de bom,chica

Mimirabolante disse...

Clayton e Chica,que legal a opinião de vcs......Vou visitar sim....E vamos continuar a fazer a nossa parte....Concordo com o que vc diz:o resultado,o objetivo é o Meio Ambiente....Vamos amar e preservar!!!!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Oi Mimi, tb vi a materia, muito legal. Olha, eu to meio sumida, mas de vez em qdo volto à ativa, obrigada pelas palavras de apoio. Mais tarde passa lá em casa pra pegar um mimo. Bjão,
Mi

LUCIA ZANI disse...

OI Mi, sou eu aqui novamente, seu blog é mais do que viciante, é :::::.é..... é...... e por ai vai.... me sinto um pouco mais perto não só do Brasil ,mais de alguém que tem objectivos bem parecidos.Li o que escreveu, e relamente deixo aqui a minha experiência, nessa "catação" como vc cita com tanta propriedade, digo a minha catação, pois precisava de muitos garraf~eos de água, e receber so das pessoas não foi suficiente, tive que ir aos contentores, e fui ajudada pela equipa de jardinagem do local, fiquie como vc... remexer no lixo, com odores pouco agradáveis,ve como não existe nada de respeito, pois acabam misturando tudo... se fla tanto em coleta selectiva... em separar o lixo, mais tudo isso amiga, é uma pequena parcela da população que faz,triste, pois nesses dias todos , vi muita coisa sendo jogada ao desperdício e o consumo sendo o objectivo primordial.è incrível, uma palavra me chamou atenção no seu texto - REENCAMINHAR - acho que falta muiot isso, palavra pouco usada só nos emails, pena, eu "garimpei algumas coisa interessantes para mim, para fazer quadros, uma roda de bicicleta, postais antigos, madeira em excelente estado, e incentivei outras pessoas tb. Estou pensando em escrever para a tv e relatar essa experiência.
Acho que falt mostrar o que é o lixo de verdade... é pena que pouco se faz em prol dessa causa.E depois tem aqueles que acham que somos malucas , pois catamos lixo... eu literalmente cato mesmo... e tenho um sonho a realizar aqui em Portugal, quero fazer uma casa toda reciclada. Eu acho que as escolas deveriam levar as crianças para ver pra onde vai o lixo, quem sabe um visita ao aterro sanitário? algo que impactassem as pessoas. bem mais uma vez beijinhos e continue, não pare ... a sua voz tem que ecoar...

Cristiane Iannacconi disse...

tb vi o programa ontem. muito bom... música, poesia... engraçado como a arte se liga tão bem ao lixo...

REDE ASTA disse...

Claro que aceito!!!!
bjoss

Sônia Pachelle disse...

O lixo jogado e misturado nas ruas são as principais causa de enchentes como acontece nas grandes cidades, ontem no sul do país, e muitas vezes em São Paulo, é´preciso educar as crianças agora, para termos adultos responsáveis no futuro.

Beijos.

Mimirabolante disse...

É maravilhoso chegar aqui agora e ver estes comentários.....mais uma certeza minha....sou lida!sou ouvid~!de uma certa maneira consigo conscientizar!!!!Cada vez mais sigo em frente,faço o meu caminho....Obrigada pelo carinho,pelo incentivo e por toda a empolgação.....mil bjcas....

CS Empreendimentos Digitais disse...

Eu assisti e é memso importante mostrar essa realidade para todos os brasileiros!

Claro que vc é lida! Suas postagens são ótimas e responsáveis, eu adoro!

bjs

Mimirabolante disse...

obrigada Cintia................

Unknown disse...

Amiga,
Eu assistir o programa também e,
fiquei muito chocada com tudo que
foi mostrado.Só tem uma solução; é
a gente continuar fazendo a nossa
parte para o bem do NOSSO PLANETA
TERRA.
BJS,

LOURDES

Mimirabolante disse...

Com certeza.....vc tbm contribui muito com a Natureza......vamos continuar a nossa luta.....uma luta muito bonita em prol do Meio Ambiente.....