segunda-feira, 10 de agosto de 2009

QUANTAS DÚVIDAS


Recebi hoje um email de um grande amigo.Ele mora em Miguel Pereira e ouvindo sobre a novidade de não usarmos mais as sacolinhas plásticas,me escreveu dizendo que está cheio de dúvidas.Respondi ao email dele e então tive a ideia de fazer esta postagem.É claro que nesta postagem,colocarei as minhas ideias,as soluções que eu encontrei.Não sei se estou certa ou errada.Sei apenas que do jeito que estou fazendo está dando um bom resultado.Sinto que faço a diferença.Percebo isto dentro da minha casa,e também no sítio.
Como tenho falado sempre,que se conseguirmos primeiramente REDUZIR o nosso consumo,daremos assim o primeiro passo.Então REDUZIR é muito importante.
Outro fato muito comum no meu dia a dia é a REUTILIZAÇÃO.Então, no momento em que pego as garrafas de suco de vidro,as embalagens de vidro com tampas de plástico,as embalagens de vidro de 500 gramas,as caixas de ovos,as embalagens menores de vidro,as latas de leite em pó vazias,as embalagens de plástico de sorvete ,as de queijo catupiry,os copos de requeijão,de geléia de mocotó ,de nuttela e os encaminho para as pessoas que irão reutilizar estas embalagens citadas ,estou evitando que elas vão para o lixo.Ou seja,existe um movimento que de uma certa maneira elas vão e voltam,pois essas mesmas pessoas acabam me retornando e novamente elas são reutilizáveis.É claro que as embalagens,são limpas e esterelizadas.Todo o cuidado é fundamental.
Além disso,tem as garrafas PET que eu costumo doar para pessoas que fazem moveis ou artesanato. É um trabalho muito grande,porém,com ótimos resultados.É com muita disposição que eu faço isso. Concordo que é uma atividade bem trabalhosa contudo a satisfação talvez seja maior ainda.Ele me perguntou também como estou acondicionando o meu lixo.Para mim está mais fácil,pois,como estou fazendo a compostagem orgânica,então as minhas cascas de frutas,cascas de legumes,cascas de ovos ficam durante a semana toda no congelador e na sexta-feira elas vão diretamente para a minha compostagem.Com isso,o meu lixo diminuiu substancialmente.Os jornais,as revistas,as caixas de papelão que são desmontadas,vão para a ONGDOESEULIXO.As caixas TETRAPAK também vão para a ONG ou quando algum amigo vai reflorestar algum lugar,elas servem para a colocação das mudas.Eu faço esta destinação com o lixo da minha casa e com o lixo das minhas vizinhas.Quem costuma ler as minhas postagens,sabe que costumo doar ao Instituto Fernandes Figueira,os vidros com tampas de plástico para o armazenamento do Leite Materno.Costumo colocar na lixeira sacos de papel de pão.Por vezes,sou obrigada a colocar o lixo,ainda que uma pequena quantidade,em sacolinhas plásticas,porém,estou diminuindo a cada dia que passa o uso deste material tão danoso ao Meio Ambiente.Só uso bolsas retornaveis.
Na sexta-feira logo quando chego a Miguel Pereira,antes de ir para a minha casa,vou fazendo as minhas entregas:as caixas de ovos,as garrafas de vidro,os potes de 500gr.Agora,consegui duas destinações diferentes.Uma amiga ,também de Miguel Pereira me pediu garrafas de bebidas vazias para um Professor que está fazendo um artesanato em uma comunidade carente.Outra novidade,que eu até já comecei a fotografar é o canteiro de garrafas de vinho vazias.Só vou fazer a postagem,após o primeiro resultado.Além disso tudo,tem os copinhos de requeijão de plástico que uma amiga Pedagoga,me pediu para juntar,pois ela irá fazer agora em setembro e outubro um trabalho de incentivo e plantio de mudas com 100 crianças carentes.Fora as tampinhas de amaciantes,produtos de limpeza,tampas de shampoo e creme rinse,tampas de maionese,achocolotados e etc,que eu guardo,furo com o ferro de soldar ,para a construção das cobrinhas.Então.Será que eu respondi a todas as dúvidas do meu amigo?E voce?Tem alguma dúvida ?Quer compartilhar comigo?
ps:a foto que ilustra a postagem foi feita por mim.É um porta-trecos que a minha filha fez na promoção da bala "mentos ".Ela não ganhou a promoção.Para mim , ela ganhou ,pois criou , um porta-trecos bem mimirabolantes.
*REDUZIR *REPENSAR *REUTILIZAR *RECICLAR *RECUSAR
www.mimirabolantes.com.br

16 comentários:

Serra Azul Jeep Clube disse...

Quase todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Tô ficando bom nisso...rsrsrs Bjs

Carol Arêas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Arêas disse...

Monique, você é o máximo!

Mimirabolante disse...

Que bom Fred!Aí em Miguel Pereira é até mais fácil fazer estes trabalhos.....

Mimirabolante disse...

Obrigada Carolina.....isso é tão gostoso , que já faço naturalmente....

chica disse...

Achei muito legal esse post, com as dúvidass e esclarecimentos e ainda, muito legal o porta trecos da tua filha.Um beijo pras duas.chica

Mimirabolante disse...

Valeu,minha amiga Chica....bjcas....

Biosfera disse...

Sua postagem veem bem de encontro com uma nossa chamada "quantos erres voce trabalha?".

Nós, professores buscamos a utilização e divulgação do R reduzir... já que o consumismo está dominando a geração atual (não só os jovens, mas todos em geral, neste século). E diminuindo o consumo, não será necessário a reciclagem, que é um R emergencial e não permanente.


Parabéns pelo texto e pelo blog


Visite-nos

Mimirabolante disse...

Com certeza,Biosfera......a minha ajuda,retarda um pouco o processo.Concordo e estou conseguindo REDUZIR e vamos por aí....Vou te visitar....abs...

Cristiane Iannacconi disse...

oi, Monique, o inst. Akatu dá boas dicas sobre as sacolinhas plásticas. Cheguei a fazer uma postagem sobre o tema. Sou sua fã, tenho aprendido muito com você. Beijão, Cris

Mimirabolante disse...

Pois é ,menina.....eu leio as dicas qd visito o site.....Sou sua fã tbm.....Adoro as suas postagens...bjcas....

Flavia Soares disse...

Olá, estou de mudança do Rio de Janeiro e tenho uma quantidade de retalhos de tecidos, aviamentos, fitas e etc... Você trabalha com artesanato? Aceitaria doação? Ou conhece alguém a quem eu possa doar? Meu email é flaviasoares7@gmail.com
Obrigada e parabéns pelo blog!

Mimirabolante disse...

Flavia,obrigada pela visita,pelo elogio e pelo oferecimento.Já enviei um email para vc.É claro que esta ajuda será muito bem vinda.
moniquefutscher@hotmail.com
71235873
Obrigada

Dani Oliveira disse...

Oi Monique. Vim retribuir a sua visita e conhecer o seu cantinho. Adorei esta idéia!
Beijos =)

Mimirabolante disse...

oi,Dani....obrigada pela visita.....um abs,Monique

CS Empreendimentos Digitais disse...

que legal isso!
moro em volta redonda/rj, mas aqui quase não temos essas ongs que pegam material para reciclagem e mesmo que a gente separe esse lixo em casa, no final vai tudo pro lixão. é uma pena.
ainda não sei como fazer essa redução. por enquanto, evito usar sacolas plásticas e as embalagens reaproveito de todas as formas que posso! tem uma moça no meu bairro que sempre pega as garrafas pet, mas não sei bem qual é o destino delas.
adoro seu blog!
bjs