quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MANHÃ AGRADAVEL

Na maioria das vezes tenho por hábito acordar cedo e bem disposta.O dia para mim é muito pequeno.Tenho sempre muitas coisas para fazer.A cada dia que passa arranjo mais e mais coisas.Ontem combinei com a minha irmã(motorista,secretária,voluntária)que hoje iríamos passear.Escolhemos o nosso destino:Petrópolis .Pois ,assim além do passeio,faríamos uma arrecadação de tecidos com uma amiga que é dona de uma malharia,para desenvolvermos as nossas costuras lá na Organização das Voluntárias no Parque Lage e ainda de quebra,visitaríamos nosso sobrinho-neto que mora lá.Bem,saímos do Rio de Janeiro bem cedinho,a temperatura estava bem amena. Logo ao chegarmos em Petrópolis, que fazia um dia lindo e quente,fomos para a Mozela .Logo que entramos na rua do meu sobrinho,um fato me chamou atenção.
Pausa para uma pequena explicação:logo quando o meu sobrinho se mudou para Petrópolis com a sua mulher e filhos,ele se encantou pela RECICLAGEM.Todos os dias ,ao conversarmos no msn , ele me contava da preocupação da Prefeitura em relação a quantidade de lixo produzida na cidade.Na escola em que ele matriculou os filhos,havia ao longo do período escolar,várias campanhas de coinscientização ambiental.Lembro que fiz uma postagem aqui no MIMI ,falando sobre isso.E ele sempre me mostrava um lugar,uma casa pequena onde uma enorme prensa compactava os resíduos.Eu ficava enlouquecida para conhecer,porém,nas vezes em que fui visitá-los,o local sempre estava fechado.Funcionava todos os dias é claro.Não havia a coincidência do meu horário com o horário do lugar.Nada é por acaso.Hoje,como chegamos muito cedo,logo ao passarmos pela porta,vimos um rapaz debruçado na janela.Perguntei se podia entrar,conhecer,fotografar e conversar.Todas as respostas afirmativas e simpáticas.Como na maioria das vezes,estou com a minha máquina fotográfica,em segundos disparei meus flashes.Na minha conversa,para espanto deles,informei-os que eu era uma "catadora de lixo ",no Rio de Janeiro.Contei como fazia o meu trabalho e também fiz questão de dizer a eles como eu valorizava a profissão deles,o trabalho deles e etc...O local lotado de lixo limpo,seco e organizado,não exalava cheiro.O local,muito bonito e limpo,agrega a paixão pela natureza,a preservação do meio ambiente, o amor ao Planeta.Nos fundos da casa,existe um Horto,no qual o senhor Armando,que me deu uma muda de Hortênsia (que eu esqueci de fotografar),cuida da propagação de diversas mudas.Vi duas estufas lindas e um jardim encantador.Vi funcionários simpáticos e educados,que tiveram a maior simpatia em me mostrar o lugar e me dar todas as explicações.Mais uma vez,me certifico de que o lixo começa a ter um outro enfoque.É um trabalho digno que precisa ter cada vez mais,menos preconceito.Sinto por vezes um certo descaso no que faço.Não me incomodo.Fico tão feliz nestas minhas descobertas.Foi até engraçado,pois uma das funcionárias que estava me mostrando o lugar,correu para me presentear com várias réguas feitas de PET.No momento em que ela ouviu eu falando sobre o Blog,ela me olhou e disse :Nossa , a senhora é Mirabolante mesmo !Todos riram ,foi muito engraçado.Na hora das fotos,eles até ficaram um pouco inibidos.Mais uma vez,estive em um lugar de forma inesperada.Ninguém contava com a minha visita.E isso é muito bom.Mostra a transparência do trabalho.
Vou colocar algumas informações e depois colocarei as fotos.
Disque Meio Ambiente:22468964
COMDEP :Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis
*coleta de lixo *corte de árvores * coleta de entulho ou lixo verde
Endereço"Rua José Mayworm ,249,Quarteirão Brasileiro
Tel:22311996
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
22469122/22469124/22469125
Projeto Plantando o Futuro
É realizado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que distribui as mudas e auxilia a comunidade no plantio.A cada morador é dada a função de ajudar no plantio e crescimento das mudas,regando-as todos os dias.
Prefeitura de Petrópolis
www.mimirabolantes.com.br

8 comentários:

Clemence disse...

Realmente foi uma manhã agradável, sempre tive a curiosidade de conhecer o local da "RECICLAGEM" fiquei muito contente em poder realizar a visita, pois o local ,realmente não tem cheiro ou qualquer aspecto,em que algumas pessoas ficam achando que reciclagem é só lixo, mas qdo encontra pessoas disposta a abraçar essa idéia.... é só querer....tudo limpo organizado e com muita boa vontade.

Mimirabolante disse...

É verdade!Impressionante como lá era limpinho e bem agradável.....Já te agradeci pela nossa gostosa viagem......vou agradecer novamente.....sem vc minha motorista eu não teria chegado lá!Obrigada....
Agora vamos nos organizar e vamos visitar UM LIXÃO !!!!!!!!

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Nossa Mimi, q legal! Q. trabalho bonito. Como é bom saber q tem gente sim, trabalhando por um mundo melhor. Bjs

Mimirabolante disse...

É muito legal mesmo.........e fico satisfeita em saber o quanto vcs ,amigos,apoiam todas estas iniciativas....bjcas....

Maíra Fontoura disse...

Oi querida. Obrigada pelas visitas e recadinhos! Quero um dia conhecê-la pessoalmente. Teu Blog está ótimo, tenho acompanhado sempre. Te desejo uma ótima semana! Beijosss

LUCIA ZANI disse...

OI ... vc é incansável, é isso que me faz te admirar! parabéns... a determinação é a fórmula do sucesso e da alegria , que acaba contagiando. Ao ler o seu relato , fico imaginando o local...e como descreve denota o quanto é uma pessoa entusiasmada por tudo o que realiza... continue assim, é isso que faz a diferença. Beijinhos carinhosos.
Lucia Zani

Mimirabolante disse...

Maíra....adoraria te conhecer também....te admiro muito,fico apaixonada pelas suas descobertas....

Mimirabolante disse...

Lucia,agradeço as suas palavras......eu me empolgo mesmo....rrsrsrsrs....gosto de incentivar certas iniciativas....isso dá a maior força....obrigada pelo carinho,bjcas....