domingo, 31 de maio de 2009

QUANTO CUSTA A LIMPEZA URBANA ?


MUITO ! Como bem foi dito na reportagem do Jornal Nacional , a Limpeza Urbana de uma cidade , custa muito caro aos cofres públicos. Na maioria das vezes , somos considerados como um Povo Solidário . Chove , acontecem catástrofes , desabamentos e nós corremos para fazer depósitos em bancos , damos casacos em postos de arrecadação , choramos , sofremos. Depois , a tristeza passa , voltamos a nossa vida e pronto. Por que então , não somos educados ? Por que sofremos com tantos desastres ecológicos , com tantas mazelas e não fazemos nada para tentarmos evitar por vezes alguns destes problemas. A nossa educação . Como anda a nossa educação ? Cuidamos das nossas casas e não cuidamos do nosso bairro , nossa cidade .Por que algumas pessoas fazem esta diferenciação ?Determinadas pessoas mantem limpa a sua casa e não tem o mesmo comportamento quando está no seu local de trabalho ?Por que algumas pessoas acabam de tomar um picolé e jogam o pauzinho no chão ? Por que apagam seu cigarro na rua?Por que recebem aquele papel de propaganda e o descartam após recebe-lo?Por que ao sair do cinema não levam as embalagens do que consumiram ? É difícil procurar uma lixeira ? Se não tiver uma lixeira próxima a pessoa não pode colocar o seu lixo em um saquinho próprio e se desfazer dele em local e momento propício ?E quando a lixeira está bem ao seu lado ? Voce que está lendo , pode querer me dizer : Faltam campanhas .Será ? Precisamos de campanhas para tudo ?E quando existem as campanhas , bem criadas até , elas funcionam ? Até que ponto o que vemos , lemos , aprendemos ,nós seguimos, nós obedecemos , nós cooperamos ?Acho que precisamos refletir . Precisamos mudar. Li sobre um motorista de táxi que "devolveu "o lixo que outro motorista jogou. Fiquei estupefata.Também fiquei preocupada , pois , esta ação poderia ter desencadeado um ato de violência. Quem jogou primeiro poderia se sentir "ofendido ",porque , além de tudo , o nosso povo solidário , anda sofrendo de um mal muito grande : A INVERSÃO DE VALORES .

5 comentários:

Luiza disse...

Eu acho que campanhas maciças e initerruptas ajudariam bastante, porque infelizmente nosso povo por tradição não tem a menor educação, é só o dane-se, se os outros não fazem porque eu vou fazer etc.
Quem sabe se havendo campanhas e apelos nas midia pelo menos parte da população não refletiria e mudaria seus hábitos, mas teria que ser constantemente e ir mostrando à população os resultados positivos.
Bjs
Luiza

Mimirabolante disse...

Pois é.....conforme eu falei....porém, te conheço há mts anos e eu nunca vi vc ou seu filho jogando lixo no chão......

antes que a natureza morra disse...

Esse e outros problemas só terão uma solução a LONGO PRAZO : quando os governos tomarem juízo e investirem durante décadas em EDUCAÇÃO !
Campanhas, apelos, faixas, publicidade, mídia poderão ajudar, mas a curto prazo apenas.
O que salva um país de quase todos os males sociais é...EDUCAÇÃO !!!
Mas como não é essa a vontade política dos governantes, os ministérios e secretárias estaduais ligadas à qualquer forma de EDUCAÇÃO recebem migalhas de verbas em seu orçamento. Porque estes safados sabem que fica fácil governar um povo inculto e ignorante. Esta é a dolorosa verdade.
Beijo

James Pizarro

Mimirabolante disse...

Infelizmente uma grande verdade.......De onde deveriam vir as boas ações,os bons exemplos.....só vem bandalha,safadeza e roubalheira.......isto é real.........porém,devemos continuar a nossa luta.....vc tbm é um Guerreiro........
bjcas

Clemence disse...

É muito bem lembrado esta sua "pergunta" mais como vc própria diz , precisa ficar fazendo campanha pra tudo???? O seu lixo pode voltar pra vc...sendo assim o que falta é educação...mais poderia haver uma mudança de hábito. Pois o tempo que o lixeiro limpa sempre o mesmo lugar ,ele poderia estar bem adiantado na sua limpeza diária o que já não é fácil.........