terça-feira, 3 de março de 2009

Lixo não reciclável

Agora a pouco , zapeando com o controle remoto , vi uma reportagem triste , fruto porém , de muita realidade. A nossa realidade. O Brasil é considerado pioneiro na reciclagem do lixo. Mesmo assim, a quantidade é muito pequena ainda. Somente 30 % . Existe atualmente uma grande preocupação em relação ao aumento do lixo tóxico e do lixo que não pode ser reciclado. Algumas empresas já começam a se preocupar e procurar boas alternativas .Veja bem : ALGUMAS . Outras ,continuam a produzir sem nenhuma preocupação , nenhuma consciência ecológica , ambiental. Desde que comecei a doar o lixo da minha casa , vejo este mesmo lixo aumentar consideravelmente , ainda que eu esteja me policiando , mudando meus hábitos. Junto com o meu lixo , está indo tbm para esta coleta,o lixo de mais 4 vizinhos . E em dois ou três dias de organização desta coleta , uma montanha de lixo para ser reciclado , se amontoa na minha área de serviço. Um detalhe importante : só estou recolhendo deste 4 vizinhos , por serem grandes amigos meus e tbm por terem se comprometido comigo , de só me entregarem o lixo realmente limpo ( garrafas PETS lavadas , TETRAPAK limpinha e seca ,jornais, revistas,encartes , vidros e etc ). Junto a este lixo( a montanha ),vem tbm o LIXO ( ainda que eu não queira denominar assim )que eu posso reencaminhar para a reutilização ( as caixas de ovos , garrafas de suco de vidro , vidros de café solúvel , vidros de papinha de bebê , tampinhas , latas de leite em pó e etc...)

Eu sei que o que eu faço, é muito pouco .Tento ajudar .Consegui mudar muito os meus hábitos e os da minha família. Acredito que de uma certa maneira , tbm estou incentivando estes vizinhos à repensarem um pouco sua maneira de viver . Na hora de fazer compras , tbm estou mais criteriosa e só trago o que preciso e o que causará menos impacto . Como a minha área é pequena e eu não sou catadora de lixo , só posso fazer este trabalho com estes 4 vizinhos. Já é alguma coisa . No dia em que ocorre a minha coleta ( ou melhor , esta a nossa coleta ) , eu tbm incentivo os faxineiros do meu edifício a doarem o lixo que esteja em boas condições , pois , ainda que eu tenha feito um pequeno trabalho de conscientização no descarte do lixo caseiro , no mesmo edifício , a maioria dos moradores jogam o lixo misturado e sujo . Não vou julgá - los. Faço a minha parte . Faço o que acredito . Faço o que gosto . Estou pesquisando , pois gostaria de fazer mais .

2 comentários:

Paola Graziella disse...

Comecei a campanha de reciclagem no meu prédio e coloquei folhetos explicativos nos elevadores. Muitos moradores aderiram, até que a prefeitura (!) parou de mandar o caminhão de coleta seletiva na minha rua. Agora, temos que levar o lixo reciclável a um posto de coleta particular e isso desencorajou muitas pessoas... Ainda não consegui um retorno do porque o caminhão não passa mais. Mas como você disse, o importante é cada um fazer a sua parte e compartilhar a informação! Um abraço.

Mimirabolante disse...

Isso mesmo Paola ......estamos no mesmo barco.....Fiz reuniões em diferentes horários , levei o LIXo nas reuniões p/ que as pessoas vissem como é fácil.....fui chamada de catadora,ecochata,cricri e etc....resolvi fazer individualmente e só fui acrescentando as pessoas que acreditavam e compartilhavam das minhas idéias.......além dos 4 , tenho a ajuda da minha irmã e da minha cunhada......há tem amigas tbm que estão sempre me ajudando.....Obrigada por dividir esta informação conosco ( eu e leitores do Blog ).Bom ler este seu comentário....