quinta-feira, 12 de março de 2009

Humus de minhoca


É muito fácil fazer adubo orgânico com a ajuda das minhocas.
1. Arranje uma caixa grande e forre com plástico, lembre-se de fazer uns furinhos no fundo para não acumular água; 2. Coloque uma camada de terra (2 centímetros) no fundo da caixa; 3. Adicione restos vegetais picados (cascas de legumes, restos de verduras ou grama verde recém-cortada, por exemplo), formando uma camada de mais 2 centímetros; 4. Coloque uma camada de 2 centímetros de esterco seco de boi, de galinha ou coelho (use sempre luvas de plástico para lidar com o esterco); 5. Cubra com uma camada de terra de mais 2 centímetros; 6. Repita os passos 3, 4 e 5 até encher a caixa; 7. Regue com um pouco de água, de modo que fique tudo bem úmido. Mas não deixe encharcar;8. Coloque duas ou mais minhocas (você pode encontrá-las na terra em locais mais úmidos e frescos do jardim);9. Cubra tudo com um pouco de palha seca (restos de grama), para manter a umidade e ficar bem fresquinho.
Mantenha a caixa na sombra e protegida da chuva. Reponha mais água, sempre que necessário e observe as minhocas trabalharem. Lembre-se de lavar bem suas mãos sempre que lidar com composteira.
O húmus estará pronto quando você não conseguir identificar mais as diferentes camadas que foram colocadas na caixa. O adubo assim produzido é conhecido como húmus de minhoca ou vermicomposto e é ótimo para as plantas caseiras e para a horta também.

10 comentários:

Anônimo disse...

Amiga .. tá lá rs

:D

o_O

www.vivoverde.blogspot.com

:D

Olha também o post anterior ... é legal

quanto a compostagem .. não pode esquecer de remecher tudo de tempos em tempos pq se não esquenta de mais ^^

:D
revolver .. cm dizem ^^

Eduardo Miguel disse...

- Olá Monique gostei muito de seu tres últimos posts mas o do Sabiá realmente... Aqui plantamos frutas para atraílos por isso não saem daqui o tempo todo é uma cantoria só, acho que a maior gaiola está em nossas mentes a trair subconciente que inutilmente quer ou tem a necessidade de achar que tem algo que jamais poderá!?
Abraço grande

Daniela Lima disse...

Tem um médico, não sei se vc tem o blog dele, ele cultiva minhocas, tem minhocario, é DR Emerson Reis!!!Ele tá nos meus favoritos!!!!
Ahhhhh... vc melhorou o banner, agora sim ficou legal, está bem nítidoooooo, eu não havia conceguido dar essse acabento legal... ficou 100000!!!

Mimirabolante disse...

Isso msm VIVOVERDE ....tem que remexer......recebi ele através de email,por isso , coloquei...achei interessante....

Mimirabolante disse...

Eduardo.....concordo com vc.....eu tbm no sítio,adoro vê-los solto.......ainda tem pessoas egoístas e que os mantém presos.....Obrigada pela sua presença....isso é mt legal.....esta amizade que conseguimos ter através dos nossos blogs....bjcas....

Mimirabolante disse...

Daniela.....a Equipe Web Status viu o banner ......e me presenteou com este....viu ???show de bola ! O seu tbm era mt legal......de qq maneira,agradeço tbm a sua intenção e participação.....como falei anteriormente.......somos amigas.....amigas de blog e de coração.....bjcas....

Mimirabolante disse...

Há.....eu leio o blog dele tbm ( Dr. Emerson ),acho tbm legal.....recebi este texto,através de email,de uma grande amiga e achei bonitinha a explicação....daí,para a publicaçãao.....foi um pulo...bjcas.....

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ei, Monique!

Pra você ver, tem texto que dá pano pra manga! (rsrsrsrs)

Obrigado por sempre escalar a torre e deixar palavras doces que tanto me alegram!

Parabéns pelo blog que continua ÓTIMOOOO!

Um beijãooo.

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

kilder disse...

defino o blog em 3 palavras: simples, singelo e ecológico!!! muito legal mesmo...parabens!!!!

http://comumente-kilder.blogspot.com

Mimirabolante disse...

É verdade Pedro....dá msm.....
Opa ! Novidade no mimirabolantes.....agradeço a presença e o elogio.....