domingo, 15 de março de 2009

E falando em iluminação e reciclagem ....


Eis que no sábado , ao assistir ao Jornal Nacional , uma reportagem sugerida por um telespectador , levanta a polêmica: Em prol da Natureza trocamos as nossas antigas lâmpadas pelas atuais Lâmpadas Eletrônicas , Lâmpadas Frias e Lâmpadas Fluorescente . Na reportagem é dito que em diversos países estrangeiros , os fabricantes destas lâmpadas são responsáveis pelo recebimento das lâmpadas queimadas e os consumidores ainda recebem descontos para a aquisição de novas . No Brasil isto não ocorre pois as lâmpadas que utilizamos geralmente são provenientes da China .A única solução mostrada na reportagem é que em São Paulo já existe um estudo da reutilização do mercúrio presente nas lâmpadas . E o devemos fazer ? Qual seria a alternativa correta ? Além deste problemas com o descarte de lâmpadas , por vezes nos deparamos com outros materiais que não conseguimos encaminhar para reciclagem .
Poderia sugerir uma lista como:
1) isopor ( somente em São Carlos ele começa a ser reciclado )
2)pirex ( mesmo sendo de vidro , ele não tem um destino correto )
3)etiquetas , adesivos
4)embalagens metálicas
5)etc
obs:caso eu esteja fazendo alguma afirmação incorreta , peço que me perdoem e me corrijam

8 comentários:

Daniela Lima disse...

Realmente o q fazer, os vendedores deveriam fornecer postos em seus estabelcimentos para posterior descarte adquado em aterro específico!
Recebi um email da empresa responsável pela coleta seletiva da minha cidade, Engepasa q falva q o isopor pode ser reciclado, eu tb não sabia!
Ah meu blog tá de cara nova!!

Mimirabolante disse...

Realmente : o que fazer ?Em Miguel Pereira duas lojas recebem as lâmpadas fluorescente queimadas........fui lá me informar?Me disseram que receberam esta ordem.....que era uma nova lei.....porém,ninguém apareceu p/ explicar melhor e nem foram buscar as tais lâmpadas.....e aí ? como é que fica ?

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

É verdade, no Pão de Açucar eles nem estão aceitando mais o isopor, diz q não dá pra reciclar. E as lampadas então...

chica disse...

Tudo por aqui é importante.Coloquei teu link entre os blogs verdes amigos. Se tiveres algo contra, é só avisar,tá? Está no meu:

http://cuidandodonossograndecanteiro.blogspot.com/

um beijo,chica

Mimirabolante disse...

Para vc ver arte&rec.....como as coisas estão ficando complicadas.....

Mimirabolante disse...

Oi,Chica....o que é isso"? Fique tranquila....obrigada e fique à vontade.....vou te visitar com certeza....

Clemence disse...

Realmente fica complicado, eu tb vi essa matéria das lampadas, o ideal seria se na própria cartela aonde vem lampada, viesse escrito aonde poderíamos descartar as mesmas.Exemplo a "VIVO", recolhe as baterias velhas e os elefones "CELULARES" nas própria lojas, tem um lugar para vc descartá-los.Tem um aviso nas lojas.

Mimirabolante disse...

As lâmpadas que compramos , geralmente elas são feitas na China.....aí, fica meio difícil , né ?