sexta-feira, 6 de março de 2009

Curiosidade


O Dia Internacional da Mulher foi criado no dia 8 de março de 1857,após uma greve em uma fábrica de tecidos,na cidade norte americana de Nova Iorque ,por operárias. A intenção , era reinvindicar melhores condições de trabalho,redução de carga horária,equiparação salarial em relação aos homens,além de tratamento digno no ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com violência , sendo as mulheres trancadas dentro da fábrica , que foi incendiada.Um total de 130 mulheres , morreram carbonizadas,num ato totalmente desumano. Somente em 1910,durante uma conferência na Dinamarca é que foi decidido, que o dia 8 de março, seria o Dia Internacional da Mulher , como homenagem às tecelãs que morreram em 1857. Através de um decreto ,da ONU , em 1975 é que passou a ser esta data oficial.
A data não foi criada somente para se comemorar. O objetivo maior é neste dia realizar conferências , reuniões , debates em que fique claro o real papel da Mulher na Sociedade. Temos que acabar com diversos preconceitos.
No Brasil,podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 ,foi um marco na história da Mulher Brasileira. Nesta data foi instituído o VOTO FEMININO. As mulheres , conquistavam em fim o direito de reinvindicações e discussões,o direito de votar e ser eleitas para cargos no executivo e legislativo.
" Mulher é mesmo interessante, mesmo brava é linda, mesmo alegre , chora, mesmo tímida , comemora, mesmo apaixonada , ignora, mesmo frágil, é poderosa! "
( autor desconhecido )
Este texto , acabei de receber , através de email , de uma grande mulher e grande amiga . Como sempre , estou dividindo com vcs.
Parabéns à todos homens e mulheres , afinal , comemoramos uma grande , bonita e merecedora conquista.

4 comentários:

Vivian disse...

...boa tarde, grande mulher!!

muahhhhhhhhhhhh

Mimirabolante disse...

Obrigada.......vc tbm é grande e maravilhosa.....bjcas carinhosas.....

Unknown disse...

Bem, nas aulas de Históriaaaaaaaaaaaa a professora VERa no colégio Santos Anjos, me explicou isso! Faz tempo mas lembro muito bem...

Mimirabolante disse...

Confesso , que eu não sabia desta história......Se já soubesse,teria escrito antes do meu texto....é uma história,interessante e triste..........como pode acontecer ? muito desumana ? Vi depois , tbm algumas fotos....Obrigada pela participação !!!!