terça-feira, 22 de novembro de 2016

DICAS MIMIRABOLANTES





Todo mundo costuma me questionar como realmente eu me organizo com as minhas práticas diárias e sustentáveis.
Costumo comentar que realmente sou muito criteriosa em relação ao meu trabalho,seja sustentável,ou solidário.
Procuro utilizar somente materiais recebidos de amigos, familiares,algum restaurante ou bar cadastrado ,vizinhos e os da minha casa.
Não uso nada que tenha tido contato com o lixo da rua somente por trabalhar com crianças pequenas.
Então,higiene acima de tudo.
Tenho uma rede de colaboradores enorme.
Pessoas que há muito tempo me entregam os seus resíduos.
Semanalmente recebo em casa e as vezes vou buscar,materiais que iriam ser descartados nas lixeiras comuns.
Eu também costumo coletar materiais e doar para pessoas que fazem e vendem artesanatos.
 Pessoas que fazem festas infantis,Batizados,Casamentos e etc...
Se alguém precisa de um determinado material,a primeira escolha é me procurar.
A foto da postagem mostra um pouco a janela da minha cozinha.
No primeiro vidro estou coletando as chapinhas de refrigerantes que serão encaminhadas para algum trabalho sustentável.
Um bom exemplo de trabalho realizado com as chapinhas, são os quadros ou imãs de geladeira do Alfredo Borret.
O segundo vidro são os lacres das latinhas que serão entregues para a aquisição de Cadeiras de Rodas para o Instituto Fernandes Figueira.
O terceiro vidro,são as pilhas que irão para o destino correto e não para o lixo comum.
O quarto vidro são os arames que vem nas embalagens de pão e servirão nas embalagens de algum artesanato.
Dá trabalho fazer isso ?
Dá sim.
Mas, me dá muito prazer.
Sinto-me satisfeita fazendo a minha parte em prol do Meio Ambiente .

E você ?
Como você faz?
Qual a sua preocupação e o seu cuidado com o nosso Planeta ?


3 comentários:

Poesia do Bem disse...

É um trabalho rico em amor, cuidado com o planeta, de séria conscientização ambiental que envolve a solidariedade, a empatia, o olhar o outro com desejo de ajudar. Trabalho lindo, uma missão Monique

Catarina H. disse...

Oi Monique :)
Você é um exemplo para a sociedade, tenho muita admiração pelo seu trabalho.
É uma inspiração :)
É lógico que todo esse mundo de tarefas que você faz dão trabalho, mas entendo quando diz que é um trabalho bom, que satisfaz, que dá prazer.
É uma escolha ter esse trabalho e você escolheu - e escolheu bem.
Eu também guardo muitas embalagens que depois reaproveito. Tudo que o que é frasco de vidro, principalmente com tampa, fica guardado no armário, à espera de uma utilização. Ainda ontem levei uns quantos frascos de vidros para a minha tia, que adora fazer doces e compotas de fruta.
Tenho também uma horta, onde cultivo muita coisa, sem agrotóxicos.
O meu consumo de roupa e calçado também é mínimo, desde há largos anos. Quando compro prefiro comprar de qualidade, para durar muito.
Ainda não faço nem um décimo daquilo que quero conseguir fazer para ser sustentável em relação ao Meio Ambiente, mas irei lá chegar. Vontade não falta!
Beijinhos e boa continuação do seu excelente trabalho!

Mimirabolante disse...

Adorei o carinho e a presença de vcs !!!
Muito boa essa amizade e participação.
Beijinhos