domingo, 13 de janeiro de 2013

RENDAS , ARTE COM FIOS RECICLADOS

Nesta quinta-feira,dia:17/01/2013 , o Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, na Gávea , abre a sua Primeira Exposição do ano.
Desta vez teremos a oportunidade de ver o maravilhoso trabalho de Dona Conceição ,considerada provavelmente  a única " Rendeira "do Rio de Janeiro .
A Exposição " Rendas , Artes com Fios Reciclados, será as 19 hrs do dia:17/01  e a Exposição ficará do dia 18/02 ao dia :28/02/2013,sempre de segunda  a sexta , das 9 as 17 horas.
Entrada grátis.
Natural de  Touros,cidade pesqueira do Rio Grande do Norte,no RJ há mais de 50 anos, Dona Conceição ( Maria da Conceição Gomes ) aprendeu o ofício com a mãe,aos dez anos de idades,tecendo redes de pesca para ajudar .
Hoje ,é uma rendeira de mão cheia .
Ela  faz rendas de filé e de bilro,e de crivo ou labirinto ,como é conhecido no Nordeste.
Produz seus trabalhos ,sempre com acabamento refinado ,usando vários tipos de materiais reaproveitados,como barbantes,restos de linhas,sacos usados de farinha de trigo,que a artesã corta,desfia ,coloca no tear e finaliza com bordado.
Até as ferramentas que utiliza são feitas de restos de materiais,como bambu e etc...
Vale a pena uma visita ao Galpão das Artes Urbanas para ver este rico trabalho.
Vou estar lá com certeza , dando a minha conferida e  levar o meu abraço a ela.
A fotografia que ilustra a postagem foi retirada da página do Facebook de Ana Cristina Damasceno com uma peça feita especialmente para ela , por Dona Conceição.
Feliz Ano Novo !



2 comentários:

chica disse...

Tão bom ver trabalhos lindos assim!1 beijos praianos,c

Mimirabolante disse...

Saudades de vc Chica!!!!
bjcas