quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

RESTAURAÇÃO





Muitas vezes recebemos o dia inteiro milhões de emails.São piadas,correntes,orações,pedidos,comunicados,enfim,são incontáveis os emails no nosso dia a dia. Na maioria das vezes,procuro checar as informações.Não podemos nos fiar em tudo que recebemos.Porém,um dia a mamãe estava muito chateada ,queria colocar a fruteira dela em cima da mesa.Em uma ocasião qualquer,ela havia perdido o eixo da fruteira.Ou seja,a parte pricipal de sustentação da peça .E era uma fruteira tão antiga que me lembro bem dela nas festinhas de aniversário ,quando eu era pequena .Mamãe embrulhava as balas de coco em papel fino ,fazendo um bonito arranjo na mesa.Bem,falei para minha mãe que um dia eu iria encontrar alguém que restaurasse a peça para ela.Confesso que esqueci.Peguei a fruteira,embalei e a guardei. Um dia estava no pc quando recebi um email bastante interessante.Nele falavra sobre " Restauração ",mais um R ,pensei.Bem,peguei a peça ,fui ao endereço que constava no email e bingo.Acho que em menos de um mês a fruteira estava novamente bonita e majestosa para alegrar o coração da minha velhinha.O atendimento foi maravilhoso,até fotografar para mim,o Marcelo,filho de um dos restauradores ,fotografou .A loja é linda,lotada de peças bem antigas e recuperadas. A restauração é um dos trabalhos de recuperação dos mais antigos e valiosos.Por vezes nem damos tanta atenção. É mais fácil descartarmos o que já não nos serve mais.
Vou transcrever aqui parte do email.Se alguém quiser,é só pedir que eu envio.
Meu email:moniquefutscher@hotmail.com
As fotografias das peças desmontadas,pois mamãe havia perdido o eixo,foram feitas pelo Marcelo,o Restaurador.A foto dos outros restauradores:Domingos e João ,veio no próprio email.A foto da fruteira pronta ,foi feita por mim.
Beijocas
O texto do email:
LAMPADÁRIO SÃO JOSÉ, Rua General Polidoro, 20, loja G, Botafogo, 2541-3096. 8h/18h (seg. a sex.).

Majestosos, os lustres antigos pendem do teto da loja, brilhando como novos.

Nem de longe seu estado atual faz lembrar aquele em que chegaram à oficina, em São Gonçalo: empoeirados, com peças lascadas e pingentes faltando.

A modificação se dá pelas mãos mágicas de Domingos Vaccariello e de seu tio João Pereira do Carmo, que há mais de trinta anos criaram o Lampadário São José.

Além de reformar e lavar lustres de cristal e bronze, eles transformam estatuetas em luminárias de mesa, vasos de porcelana em lampiões elétricos e fazem lustres sob encomenda.

Os lustres são retirados da casa do cliente e, depois da reforma, reinstalados.

Se houver espaço, podem ser lavados na própria residência.

O preço para lavar um lustre grande de cristal, de oito braços, gira em torno de 300 reais.

14 comentários:

Poesia do Bem disse...

Restaurar é uma boa opção pra se ter o que se ama intacto e ajudar ao meioa mbiente né? Hoje çembrei muito de vc: estamos planejando o ano letivo e um dos projetos é sustentabilidade. ah! vc lá na escola nos ajudando eim? ora por mim pois peguei horário estadual pela manhã e bateu o municipal manhã tbm estou louca, preciso arrumar.venha ver eu e Alice na Natura, bjsssssssssss

Cacá - José Cláudio disse...

Isso é fantástico, Monique. Eu sou um apaixonado por peças antigas. Uma de minhas irmãs, depois que minha mãe faleceu ficou com uma fruteira (de 1950) maravilhosa que havia em nossa casa. Até hoje eu tenho vontade de tê-la para mim.rsrs. Nunca consegui uma igual para comprar. Abraços. Paz e bem.

Mimirabolante disse...

Paula....daríamos um show!!!!Sorte !!!!Acompanho o trabalho da Alice.....a baixinha começou a ralar cedo !!!!kkkkkk

Mimirabolante disse...

Quem sabe voce vindo ao Rio de Janeiro,não encontra o seu objeto de desejo .......eles vendem também !!!!Quer o email?????bjcas

Chica disse...

Que bom quando enconbtramos pessoas que podem fazer voltar à vida nossos objetos que gostamos,não? Legal! beijos,chica

Mimirabolante disse...

Com certeza Chica.....e aí,tbm o lado positivo da internet....esta informação veio por email !!!bjcas

Vivian disse...

...quantas histórias há
contidas nos objetos antigos,
relíquias de família, e quando
por qqr motivo um deles se
quebra ficamos desolados?

ainda bem que existem os
'anjos', sempre os anjos,
rsrs
restauradores nos ajudando
a reconstruir sonhos...

linda fruteira, lindos
lustres,
e lindos todos vcs...

bjbjbj

Sônia Silvino disse...

Monique querida!
Confira a tua entrevista no Patchwork. Convide teus seguidores, amigos e fãs para conferirem também.
Beijos, minha amada!

Anne Lieri disse...

Monique,que interessante esse trabalho de restauração!Realmente tem muitas coisas que as pessoas jogam no lixo e poderiam ser restauradas!Adorei sua entrevista no blog da Soninha!Parabéns!Bjs,

Mimirabolante disse...

Vivian......realmente estas pessoas são dotadas de muita sensibilidade !!!!bjcas amiga.....vc é um doce !!!!

Mimirabolante disse...

Sonia.....que lindo !!!Seu trabalho é muito bonito e muito interessante !!!!Show !!!!Parabéns !!!!Já enviei para meus contatos sim.....voce merece !!!!bjcas

Mimirabolante disse...

Anne,voce é muito gentil !!!Agradeço o carinho !!!!Mil beijocas !!!!!

Cristiane Iannacconi disse...

restaurar é tudo de bom... melhor ainda qd as coisas eram feitas p durar... ate inventarem a maldita obsolescencia planejada... tudo é feito p durar pouco, muito pouco... meus móveis são peças de família e tb restauro... jogar fora? nem pensar!

Mimirabolante disse...

Isso é ótimo de se ler !!!!A mamãe está tão feliz ,que já separou outras coisas para eu levar para restaurar....tbm tenho móveis antigos !!!!bjcas