domingo, 1 de agosto de 2010

MIMIRABOLANDO



Há todo momento costumo comentar como venho resolvendo a minha relação com a substituição das sacolas de plástico.Já faço compras em vários estabelecimentos sem trazer as sacolas para casa.Na maioria das vezes levo as minhas sacolas de pano ou se forem insuficientes,utilizo caixas de papelão.Bem,acredito que o plástico ainda faz parte do nosso dia a dia e trocar por outro material,vai demorar um pouco ,mais chegaremos lá.Estou começando a usar mais embalagens de vidro.Estou fazendo a troca gradativamente.Existem algumas embalagens que não conseguimos abrir mão pois elas vem das fábricas com o intuito de ajudar,organizar melhor dentro do supermercado.São as embalagens de um produto que voce traz em mais quantidades por exemplo:um pac de detergente,um pac de rolos de papel higiênico .Quando isto acontece,trago para casa e faço uma sacola só de plástico para ser entregue na ONG DOE SEU LIXO ,no meio da semana,por exemplo.Quem não tem onde entregar,acaba por joga-la no lixo junto com o orgânico.Realmente,não há muitas alternativas.
Nestas duas fotos,mostro os meus sacos de roupa suja x roupa limpa do sítio.Eles são feitos de tecido cru,o mesmo tecido das bolsas e foram feitos para substituir os sacos de plástico que eu e a lavadeira utilizavamos para transportar as roupas.Logo que comprei a casa fora do Rio de Janeiro,precisei ter uma pessoa que lavasse as roupas para mim.Ficava muitos dias de férias escolares com as crianças e com os amiguinhos lá.No final da estadia,era muita roupa.Logo que arranjei a moça para lavar,tinha que transportar as roupas em várias sacolas plásticas,para deixar na casa dela.Foi então que resolvi fazer estes sacos de pano.Nesta época,não fazia o blog ,mais já vivia mimirabolando.Já tinha as minhas preocupações e convivendo com os hábitos da roça,sentia necessidade de ser mais cuidadosa.Foi nesta época que comecei a direcionar mais os meus resíduos.Mais ou menos em 1997 ,eu passei a dar mais importância ao meio ambiente.A ter mais cuidados.Não achava justo passar vários dias lá e simplesmente jogar qualquer coisa no lixo .Por isso que na maioria das vezes,deixo muitos vidros lá para serem reaproveitados,as caixas de ovos e etc.Sendo uma cidade serrana,pacata,é natural que a cidade tenha pessoas que fabriquem alimentos mais caseiros,como geléias,compotas,etc.E de repente,as coisas foram aumentando e aos poucos fui direcionando mais e mais os meus resíduos.Hoje em dia,acredito que consigo direcionar mais as minhas escolhas,seja recusando ,repensando,reutilizando.Como diz uma amigo,eu estou sempre mimirabolando.
Beijocas
GÁS NATURAL:mistura de hidrocarbonetos gasosos na qual predomina o metano (CH),acumulada em jazidas subterrâneas porosas e associada ou não ao petróleo cru(glossário - BARSA PLANETA )

14 comentários:

Poesia do Bem disse...

Oi amiga que saudades.Adorei esta sua idéia, seu blog não podia ter outro nome, vc sempre mirabolando, Monique eu vi um desfile lindo que amiguinha modelinho participou todo de material descartável, vou postar algumas fotos e uma poesia que fiz, vc vai adorar.Adorari passar a idéia adiante e ver se alguéma qui em Sp faria tbm queria por na prática com Alice rsrsrs, bjsssssssssssssss

Cláudio J. Gontijo disse...

O volume de resíduos de difícil degradação são um problema (sério) para o futuro.
E,de repente, nos deparamos com pessoas com o seu desprendimento.
Você sim, é especial e essencial para a conscientização de muitos.

Que os seus propósitos sejam sempre iluminados, Mimi.

Bjos.

Chica disse...

Tuas mirabolações são sempre ótimas!Linda idéia!beijos,tudo de bom,chica

Mimirabolante disse...

Oi,pessoal....obrigada pelo carinho........e ainda por cima,os saquinhos são bonitinhos e laváveis !!!!bjcas

Vivian disse...

...Mimi linda,
vim pessoalmente abraçar
este anjo que é você!

uuuuuuuutaaahhhhhh!

que abraço gostoso!!!

J Araújo disse...

Olá minha querida amiga, passei mas para desejar a vc um otimo início de semana.

Bj

Mimirabolante disse...

Vivi e J.Araújo,a minha semana já começa bem,vendo vcs por aqui!!!!!bjcas

Hestia disse...

Bom dia ;)
Eu tbm faço compras em vários estabelecimentos e não trago sacolas. Eu fico doente com aqueles activias.. a nestle já era pra ter feito posto de coleta nos supemercados pra receber aqueles plásticos de volta! eu estou juntando e vou levar pra uma amiga que é professora pra ser feito aquele jogo boliche sabe? pros meninos da escolinha da zona rural brincarem

Mariana disse...

Teu blog é td de bom, eu tb levo sacolas de tecidos no mercado,até fiz uma postagem dia desses.
Acreditas q tem pessoas amigas q riem da minha atitude?
eu reciclo,e ensino o meu filho o mesmo.
sacolas de panos,não é coisa de "velha".Tem mt gente q não está preocupada com o meio ambiente.

ONG ALERTA disse...

Adorei a idéia ficou lindo, paz.
Beijo Lisette

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Visitar teu espaço é tomar um banho de cidadania.
Mora no sítio, mas nem por isso deixo de classificar meu lixo, aqui separamos tudo, para o lixeiro só vai lixo inorgânico.
Mais uma vez, parabéns pelo blog.
Abração.

Mimirabolante disse...

Que bom ver tantos amigos que ajudam o Planeta......fico feliz de contar para vcs essas minhas mimirabolações....srsrsrssr.....mil bjcas

Lola disse...

AMEI OS SACOS!!! ESTOU PRECISANDO AJEITAR UM DESSES PARA O NOVO QUARTO DAS CRIANÇAS, AS ROUPAS JOGADAS NO CHÃO TERÃO DE TOMAR UM NOVO RUMO... UM COM CADA NOME. QUE TAL?! :)

ESTÁ DE PARABÉNS!!!

Mimirabolante disse...

Uma ideia bem mimirabolantes....srsrssrsr.....