segunda-feira, 12 de abril de 2010

HEMORIO EM ALERTA MÁXIMO


Hemorio em alerta máximo

Número de doações caíram 80% e estoque está praticamente zerado

Devido às fortes chuvas que caíram na cidade, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, teve uma queda de 80% no comparecimento de doadores. Ontem, por exemplo, quando o centro da cidade estava praticamente vazio, somente 61 bolsas de sangue foram coletadas, quando normalmente seriam 300. A situação foi agravada devido ao feriado de Páscoa, época em que também já são registradas uma diminuição de doadores. Desde o dia 1º, o Hemorio, que é responsável por distribuir sangue para cerca de 180 hospitais da rede pública de todo o Estado coletou 840 bolsas. Se compararmos com o mesmo período no ano passado, a queda chega a quase 50%.

Desde hoje pela manhã, o Hemorio está em alerta máximo. De acordo com a diretora geral do Instituto, Clarisse Lobo, já estão sendo realizadas estratégias para minimizar o problema, mas a população precisa ajudar, pois todos os tipos de sangue são necessários.

- Iniciamos ontem mesmo, com a equipe de captação, o trabalho de convocação de doadores de sangue e na comunidade do entorno, mas a situação é grave, os estoques estão praticamente zerados e estamos pedindo ajuda da população para ajudar neste momento difícil - explica a médica.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde.

No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7 às 18 h, inclusive sábados, domingos e feriados. O endereço é Rua Frei Caneca, 08, Centro.

12 comentários:

Suziley disse...

Alerta necessário e imprescindível. Valeu, Monique!! Beijos no seu coração, :)

Mimirabolante disse...

É mais um incentivo......temos que doar mesmo !!!!Se quiser,coloque no seu blog tbm !!!bjcas

Clayton Ângelo disse...

Oi Monique, foi muito triste e lamentável o que aconteceu aí no Rio. Guardada suas devidas proporções, é uma situação que vem acontecendo com frequência em vários lugares de nosso país e no mundo. Não podemos classificar somente como uma catástrofe natural, mas principalmente como uma resposta da natureza frente a tudo que vem sofrendo nesses últimos anos. Nem tudo está perdido, é sempre bom ver ações e exemplos como os aqui encontrados, sempre haverá o que fazer. Temos que continuar a trabalhar em prol de um mundo melhor para todos... sem demagogias. Parabéns e obrigado sempre pelas visitas e comentários. Abraços

CS Empreendimentos Digitais disse...

publiquei nos doids blogs!
vamos em frente!

bjs
cintia

blog da sibucs
preservblog

Mimirabolante disse...

É muito bom esta amizade e parceria virtual....lindas as palavras do Clayton,e seu carinho tbm,Cintia......obrigada...mil bjcas

Poesia do Bem disse...

Oi Monique como vai? tudo tão triste , confesso que até passo mal ao assistir sabe, recebi seu email e estarei divulgando tbm aos amigos, e na comunidade por onde puder, abraços,e bjs.Quando tiveres tempo venha ver o video de Alice ajudando o planeta e vc o que faz? além de tudo que já contribuis?

Mimirabolante disse...

Obrigada amiga....vou correndo ver seu espaço.....bjcas

DILERMArtins disse...

Mas bah, Monique.
´Tenho que dizer: Você é CIDADÃ!
Desejo que Deus sempre te proteja, para que o Rio e o Brasil, possam contar com teu exemplo inspirador.
Abração.

Mimirabolante disse...

Obrigada amigo....ajudar é fácil !!!!!e dá prazer !!!bjcas

Bergilde disse...

Uma luta continua essa da doação não é Monique,mas o que posso daqui estou fazendo colocando o logo lá nos filhotes adorados viu.Por contradição aqui estamos com aquele sol,não por muito tempo já que os meses de frio superam os de calor,por isso tentamos aproveitar ao máximo,sem esquecer do principal,usufruir da natureza mas com grande respeito!Abraço,Bergilde

Mimirabolante disse...

Seu retorno,já é uma grande ajuda........hj estamos com o tempo bom.....porém,muitos necessitam de ajuda !!!bjcas

Lola disse...

Oi, minha linda,

Verei se consigo reunir uns amigos e levá-los para doar sangue essa semana. Já passaram os meses que eu tinha que esperar, agora, já posso doar novamente.

Beijo e ótima iniciativa! Como sempre...

PS: Deixei várias mensagens em suas fotos do orkut. :)