domingo, 21 de março de 2010

Reduzir


Quando tomamos uma decisão , ela tem que ser bem pensada.Sempre digo que,o que eu escrevo ,eu tenho que realmente fazer.Não tem graça falar uma coisa e fazer outra.Há muito tempo que eu venho tentando de todas as maneiras diminuir os resíduos da minha casa.No sítio,já aboli a lixeira na pia.A cada momento que vou fazer algo na cozinha,penso bem antes nos resíduos que vou gerar.Tenho os meus critérios.Procuro comprar os produtos nos quais existe facilidade em reutilizar ou reciclar.Mudança de hábitos mesmo.No Rio de Janeiro,diminuí a lixeira da casa.Evito ao máximo o saquinho de plástico.Não vou dizer que não uso mais pois estaria mentindo.Diminuí bastante o uso,porém,o saco é uma praga.Por mais que eu recuse,de outra maneira ele aparece na minha casa.Uma vizinha vai me devolver alguma coisa,está dentro de um saco.O porteiro me traz algum objeto,é dentro de um saco.......#@!^%$#@!...é uma coisa!Na hora de comprar o pão,damos preferência a padaria da outra esquina que embrulha o pão no saco de papel.Vamos dobrando os saquinhos e guardando para reutiliza-los com os resíduos que realmente tem que ser descartados.E até o aspecto fica melhor.
Voce pode pensar,como ela consegue reduzir os resíduos?
Acredito que ,sendo criativa,curiosa e radical.
Vou fazer uma salada?As cascas,caroços,sementes vão para o pote e o pote para o congelador.Ficam lá a semana toda e na sexta vão para a compostagem.
Papel,papelão,jornais,vão para a ONG DOE SEU LIXO.Os vidros,os potes são reutilizados.As caixas de ovos,voltam para a feira .E agora arranjei uma nova atribuição.O filho da vizinha está no Maternal e a Professora adora trabalhar com sucatas.Fiquei encarregada de guardar e enviar quase que diariamente as sucatas:caixas de pasta dental,caixas de fósforo,rolinhos de pp higiênico,rolinhos de toalha de papel,todos os tipos de tampinhas,chapinhas tbm,os copos de danoninho e etc.Estou amando participar deste processo que ajuda as crianças a entenderem um pouco de preservação do meio ambiente, desde pequenininhas.Educando o adulto de amanhã.
Se voce tiver alguma dúvida,escreva aqui.Pode também fazer uma crítica ou até me dar uma dica.Vou ficar super contente.
obs:a lixeirinha a minha filha ganhou cheia de balas como lembrancinha de um aniversário.Mais uma maneira de reaproveitar !
Eu fiz a foto.
Beijocas

Nenhum comentário: