quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

3 )FINALIZANDO


Atrás do terreno do meu sítio tinha uma fenda,quase um buraco bem acentuado.Conversei com o caseiro do vizinho e comentei com ele,que eu iria fazer daquele buraco uma compostagem.Forramos o fundo com alguns cascalhos,colocamos um pouco de serragem,terra preta adubada e eu joguei todas as cascas de frutas,legumes,as cascas dos temperos,as cascas dos ovos,o filtro de papel com o pó usado.Depois de tudo colocado,chega a vez de revirar bastante.Meu caseiro pega um garfo de jardim daqueles bem grandes e faz uma revolução.Mexe bastante .Quando possível,eu peço para o meu caseiro colocar as folhas secas após varrer o jardim.E diariamente as cascas são acrescentadas.Caules ,folhas,galhos e etc...Já está cheia de minhocas e quando esse calor enorme passar já estarei com uma boa produção de adubo orgânico.Ah!Um amigo também falou para eu colocar bostado de vaca.Na minha rua passam muitas vacas e elas deixam aquele monte de bostado.Espera ele endurecer um pouquinho,joga e mistura.
Eu guardo as cascas do Rio de Janeiro,no congelador da geladeira e na sexta-feira levo para Miguel Pereira na bolsa térmica.Logo ao chegar eu jogo na compostagem e remexemos bem.É um trabalho de movimento.Recomenda-se tampar com uma folha de compensado furadinha.Confesso que sempre esqueço de comprar.
obs:algumas dicas (casca de limão e laranja,colocar somente uma vez por semana);não colocar nada gorduroso;eu não coloco restos de comida;pode botar papelão bem picadinho.As minhocas comem vorazmente tudo o que veem pela frente.Na parte da frente da fenda eu tenho duas bananeiras recém plantadas que estão ficando lindas.
Beijocas

8 comentários:

Suziley disse...

Muito legal Mimi!!
Beijoca, ;)
Suziley.

Poesia do Bem disse...

Aprendi e muito.Bjs e saudades.vem vwer alice em exposição de concurso que foi ganhadora, só hoje consegui a foto, bjs

chica disse...

Vim vindo e cheguei ao 3...Muito legal tudo isso!Vala a pena!beijos,chica

Paulo disse...

Mônique,você é danada,que idéia legal!Mimirabolante!

bjs!

Mimirabolante disse...

Valeu pessoal !!!Paulo a ideia de aproveitar a fenda no terreno realmente foi minha,agora a "compostagem "aprendi através de blogs e etc......bjcas....

1º Encontro de Contadores de Londrina disse...

Muito legal! Vc está sempre atenta, né? parabéns! Bj

Daniela Lima disse...

Nossa Monique, você é muito empenhada, guardar as cascas no congelador para levar para outra cidade não é qualquer pessoa!! Vc é especial!

Mimirabolante disse...

É por isso que eu sou Mimirabolantes !!!!!e não é fácil !!!!!bjcas