domingo, 24 de janeiro de 2010

CONTRAPARTIDA AMBIENTAL


Jornal O Globo,Caderno Morar Bem,domingo,24/01/2010,Custódio Coimbra
Condomínio de luxo,na Bahia ,se compromete a restituir biodiversidade da região.Uma área equivalente a um Aterro do Flamengo,na Praia do Forte,a uma hora de Salvador(BA),está se transformando num condomínio residencial de luxo.Quem conhece o local,sabe que seu ponto forte é a preservação ambiental- fica lá inclusive,uma das bases do Projeto Tamar,de pesquisa e proteção às tartarugas marinhas brasileiras.Mas o modelo de construção do empreendimento,o Iberostate,do Grupo Iberostar,procura evitar maiores polêmicas:oferece contapartidas ambientais,acompanhadas pelo Ibama e pelos biólogos do Tamar.Tem como meta o replantio de 100% das espécies retiradas.Algumas das espécies foram reproduzidas em viveiros.Sendo criado também um corredor ecológico.Na reportagem,voce fica sabendo que os organizadores,ficaram de "tocaia ",usaram armadilhas para identificar e classificar todas as espécies de animais da região.Diz ainda :"Estudamos o calango,a raposa,o tatu e o sagui,típicos da mata de restinga.Destinamos duas APPS(Areas de Proteção Permanente),determinadas pelo Ibama,para a criação de um ambiente que possibilite a volta desses animais para reprodução ".
Perto da praia,iluminação zero
Com relação à desova das tartarugas,eles estão respeitando e obedecendo às recomendações do Projeto Tamar - como iluminação zero nas proximidades da praia,durante a noite para não assustar as tartarugas mães .
Esta e outras informações voce pode ler ainda hoje no jornal.
Fica aqui a informação de um empreendimento sustentável,ecológico,e correto.Vale a pena saber mais e acompanhar o desenvolvimento deste processo no futuro.Muitas vezes as coisas começam bem,cheias de boas intenções,e o homem de alguma maneira modifica ou atrapalha.Temos que ter em mente,que tudo o que fazemos deve ser em prol do bem e respeitando o Planeta.A natureza agradece todas as nossas boas iniciativas.
A fotografia foi tirada do google.
Obrigada e bom domingo.

8 comentários:

chica disse...

É sempre bom acompanhar!beijos,chica

DILERMArtins disse...

Mas bah, guria.
Devia ser sempre assim...Infelizmente aquilo que deveia ser regra, vira excessão.

Carol Arêas disse...

Ah, se todos fossem assim, né? Que maravilha viver!

Professoras da Biblioteca: AClaudia, Carla, MClara. disse...

É muito bom ler notícias assim, faz acreditar que a humanidade ainda tnha jeito.
Abraços.
Aprendizes.

X 14 disse...

Oh, ingênuos! Moro aqui e tudo que o grupo espanhol afirma não está acontecendo, apesar da "fiscalização" do Ibama(sempre entre aspas, como em todas as áreas de destruição ambiental no Brasil). As obras do condomíniojá descaracterizaram uma das poucas áreas preservadas do litoral norte da Bahia, só pela ganância de concorrer com o grupo português que comprou o Eco Resort, ao lado.
O homem que transformou a Praia do Forte em um paraíso (30 anos atrás) e custeou a recuperação do Castelo de Garcia d'Ávila - o único forte mediavel das Américas - foi o engenheiro Klaus Peter (leia-se S. Paulo, anos atrás, dono da Peterco) que já se mandou da área. O local, inclusive, onde a corrupção que permeia o poder público de Mata de S. João (município sede da Praia do Forte), é onde se promove shows de axé, e outros sub-gêneros musicais, para milhares de pessoas num espaço que não suporta, sequer, o volume de turistas que visita o local. Pobres tartarugas, pobre Tamar.

Mimirabolante disse...

Chica,Diler e Carol ,Aprendizes ,agradeço a participação de vcs.......Fico triste em ler o final dos comentários(X 14).Se é verdade o que ele diz,é uma pena........Acho importante a liberdade de expressão.......abs,Monique

Graça Tristão disse...

AMIGA MONIQUE AGRADEÇO SUA VISITA E COMENTÁRIO.
ESTE POST É A PRINCIPIO LEGAL PARA O MEIO AMBIENTE... MAS SEMPRE PINTA A DESCOFIANÇA... TANTA CORRUPÇÃO QUE O DINHEIRO COMPRA FICA DIFICIL ACREDITAR... A POPULAÇÃO E DEFENSORES DO MEIO DEVEM FICAR ALERTAS... O COMENTÁRIO DE X-14 SE FOR VERDADEIRO É MUITO TRISTE!
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO...
BJS
GRAÇA

Mimirabolante disse...

É verdade Graça,se ele estiver coom razão ( vamos torcer para ser um engano),vai ser muito chato.....bjcas