sexta-feira, 17 de abril de 2009

CIÊNCIA


Na coluna de hoje,17/04/09 , o jornalista Carlos Albuquerque , escreveu sobre os botos e o despejo de mercúrio. Diz na reportagem, "que além do encantamento para quem os avista , os botos - cinza ( Sotalia guianensis ) exercem também um importante papel na defesa dos mares:eles cada vez mais são usados como termômetros da saúde desses ecossistemas , graças à análise de substâncias presentes em seu tecido muscular ".O que poucas pessoas sabem , é a gravidade da contaminação por mercúrio na água do mar . Quando compramos o nosso peixinho na feira , nos preocupamos com o aspecto externo do pescado. Quem na hora da compra , vai lembrar do que ele ingeriu , antes de chegar ao balcão do peixeiro ?Pela reportagem , percebemos a gravidade da situação. É dito que : -"Um agravante : o boto-cinza está no topo da cadeia alimentar.O cetáceo se alimenta de peixes , entre eles, alguns que são consumidos pelo homem. E se o boto está contaminado,é bem provável que o ser humano também esteja".
O mercúrio , um metal tóxico ,pode causar danos neurológicos aos fetos , sendo então as mulheres grávidas as maiores vítimas.
O boto foi escolhido para ser alvo de estudo , em 2002 , por possuir a tendência de acumular em seu organismo substâncias encontradas no ambiente.
A informação não tem cunho alarmante , somente para servir de alerta
sobre o impacto das atividades humanas.
A reportagem está hoje na página 28 do jornal O Globo , vale a pena ser lida na íntegra.
Vale a pena também lembrar , que além do despejo do mercúrio através das indústrias , nós contribuímos quando fazemos das nossas praias , rios e riacho a nossa lixeira. Se fizermos um boa análise, acredito que encontraremos o mercúrio , nas tampinhas, nos sacos plásticos entre outros objetos que jogamos lá.Então , seja consciente. Preserve o Meio Ambiente. Ame a Natureza como ela nos ama.
obs: a fotografia que ilustra foi retirada do google .

Nenhum comentário: