quarta-feira, 25 de março de 2009

CURTINHAS

*** **Baleias e golfinhos encalham no sul da Austrália . Pelo menos 80 animais encalharam em uma praia. Voluntários e uma grande equipe do Departamento de Ambiente e Conservação tentavam manter hidratados 25 golfinhos e baleias da espécie falsa - orca encontrados vivos.

***Grandes cidades emitem menos CO2 do que áreas rurais . Moradores de grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro são os responsáveis por menos de 1/3 das emissões de gases do efeito estufa per capita dos brasileiros.

*****Uma auditoria confirma que o INCRA é o que mais desmata .Seis assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Mato Grosso ocupam as primeiras posições entre os cem maiores devastadores da Amazônia.

***Amor de Madre é um grupo de designers de Barcelona . São responsáveis por criações ecoamigáveis . A novidade ? Os chinelos feitos de feltro renovável e biodegradável . Vêm numa folha onde vc corta no tamanho que vai usar. Ou seja : pés e planeta em sintonia .

***** Jack Bauer trava a mais nova luta e desta vez é contra o aquecimento global,ou quase isso .A Fox acaba de anunciar que o seriado "24 horas " se tornou a primeira produção televisiva americana a se declarar carbono-neutra . Todas as emissões serão neutralizadas . Jack Bauer não vai deixar mais pegadas ecológicas .

*** Sete cidades são incluídas na relação do Ministério do Meio Ambiente ; agora 43 concentram 55 % do desmatamento.Para o ministro , existe uma grande relação entre desmatamento e assentamento.

*****60 minutos pelo futuro da Terra . O que voce pode fazer durante este tempo que estivermos com tudo desligado ? Esta pergunta está sendo feita em diferentes lugares do mundo . Li diversas soluções e grandes idéias e sugestões .Não tenho como colocar todas aqui. Porém , algumas idéias sugestivas , valem uma postagem : um aluno da UERJ disse que irá tirar um cochilo ; o da PUC tentará ler um livro com a vela ;outros pensam em se divertir fazendo diferentes jogos como mímica ou pique - esconde ;um estudante do ensino médio disse que vai propor um jantar à luz de velas em família .Talvez assim , seu pai tenha mais atenção ,pois,como ele mesmo diz,o pai é de outra geração e só faz barba com a torneira aberta. A idéia mais original que eu achei, foi o que disse Gabriel de Souza ,PUC - RJ : "Vou flanar pelas ruas da cidade . Quero ver se as pessoas vão participar.Fico curioso para saber o que as famílias farão ".
Carolina Castro , também quer demonstrar sua preocupação ambiental trocando idéias com o seu travesseiro :- "A questão ambiental é urgente . Daqui a pouco não vai dar mais tempo de se preocupar . Prometo sonhar com um mundo melhor durante a "Hora do Planeta ".
E eu ? Também encontrei a minha saída : - Já estou preparando as minhas luminárias feitas de latas vazias com vela . Farei também um jantar na varanda do sítio . Lá em Miguel Pereira tenho oportunidade de apreciar um céu cheio de estrelas e acredito que teremos uma bela noite de luar .
Boa Hora do Planeta para voce também !

Nenhum comentário: