domingo, 11 de janeiro de 2009



A linda e histórica Paraty não escapou à violência das chuvas . Uma tromba d'água atingiu a cidade história , causando um grande estrago. A cidade tombada como Patrimônio Cultural , luta para manter toda a sua história . Tive oportunidade de conhecer e incrivelmente , estivemos lá ( eu ,marido e filhos ),em uma semana fatídica de intensas chuvas . Como é um lugar incrível , não perdeu a beleza e só passamos bons e agradáveis momentos. Ainda que embaixo d'água . As ruas ficam alagadas e depois,como num passe de mágica , aquele aguaceiro todo escoa. Existe uma grande preocupação em relação ao lixo , alguns moradores , comerciantes cuidadosos procuram diminuir a quantidade de lixo ou encaminhá - los para reciclagem . Se preocupam também em relação ao excesso de visitantes . Assim como , com construções ou obras irregulares . E mesmo assim as chuvas vieram com grande força e sem avisar . É a natureza gritando . Pedindo socorro. Há cada dia uma nova catástrofe . Cada hora em um lugar diferente. Estamos tendo uma pequena trégua, pois parou de chover e o sol voltou a brilhar . Então ainda dá tempo de tomarmos uma atitude . Repensarmos as nossas ações . Comece agora !Faça a sua parte ! Coopere .

19 comentários:

Lola disse...

Oi, linda,

Vi seu comentário e dei uma passadinha rápida por aqui. Paraty sempre enche, mas pela foto, parece que está enchendo mais.

É um lugar belo, mas que não tem estrutura para tantos turistas. Isso deveria ser observado e controlado, para não acabar causando danos ambientais.

Beijo, moça!

PS: Amanhã volto para casa.

Eduardo Miguel disse...

- MOnique Paraty é mesmo um paraíso pena que as condições para tanto estejam atraindo tantos turistas, ocuoações desordenadas e muito lixo distorções partidas do mesmo ponto "desequilíbrio" e pensar que estou quase me mudando para lá, já pensou... já estou imaginando a chamada de matéria no jornal "Senhor dos anéis vulgo mago da floresta morre afogado no raso da marola!!! é mole.
Grande lutadora o mundo precisa de formiguinhas a concientizar e ajudar na difícil missão de retroceder estas distorções, felicidades.

Vivian disse...

...Mimi lindika,
Paraty é linda mesmo debaixo
de chuvarada, mas devemos
nos ater para a ocupação
desordenada que tanto mau
trás à natureza.

como disse o Miguel,
ainda bem que vc nos chama
à razão.

quanto aos selinhos, coloquei
para que todos que gostarem,
copiem e façam uso em seus
blogs...
portanto...sirva-se, linda.

Bernardo Rosenblatt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosenblatt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosenblatt disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo Rosenblatt disse...

se for sempre assim poderia levar meu caiaque e ir remando pela cidade historica e assim não topar os pés toda hora naquelas malditas pedras que sempre tendem a ficar no meio do meu caminho e e poo sua vez tendem a sempre me machucar, se fosse um rio ia de barco e inaugurava a Veneza brazuca levava turistas, cantava musicas para os casais estrangeiros apaixonados (não que eles fossem apreciar), servia Velvet Clicquot, cobrava, depois voltava. Huuum não prefiro ela seca, detesto trabalho braçal, cansa muito mais do que somente visitar e escrever poesias sobre o lugar. hehe
O coringa do blog
Bernardo
www.zonadeideias.blogspot.com

Mimirabolante disse...

É verdade....a linda Paraty é sempre molhadinha.....porém,desta vez exagerou........Até sem água potável ela está.....A reportagem agora pela manhã,nos mostra uma Paraty a beira da calamidade.....Dá muita pena vermos essa cidade história mergulhada no lamaçal.....Apesar do Bernardo tentar "arranjar " umas soluções , temos que observar os comentários da Vivian,do Eduardo e da Lola.....o assunto é sério e triste......Eu adoro caminhar naquelas pedras.......

Mimirabolante disse...

Que tristeza , a tv só mostra como Paraty está ruim.....é uma pena.....de sábado p/ domingo choveu em um dia o equivalente há meses.....Existe uma grande nescessidade de ajuda por parte de órgãos públicos , para salvar td esse patrimônio......

Vivian disse...

...minha linda,
fico muito feliz
em ver meus selinhos
aqui em sua maravilhosa
casa...rsss

uma sugestão se me permitires:

vá na edição dos selinhos,
e coloque a url do meu blog
na linha de endereços,
http://vivi-infoco.blogspot.com,
e assim estes selos abrem link
para minha casa...,
como deve fazer com todos os selinhos que ganhar...

tendeu, bela?

muahhhhh

Paulo disse...

Paraty é linda!Que delícia poder morar ali!Ah,minha vontade é conhecer aquela feira de livros...Mas quanto mais conhecida fica,mais visitada será e...tem que ter uma estrutura á altura disso!


bjs

Mimirabolante disse...

Adoráveis visitantes....bom tê-los aqui......será que ganho mais um selinho ????

A Torre Mágica | Pedro Antônio de Oliveira disse...

Ei, Monique!

Acho que estou demorando para lhe responder, né!? (rsrsrsrs) Mas estou lendo todos os seus comentários, viu! E adoro! Sobre o post do "Pirata do Espaço", o Pedro que aparece lá sou eu mesmo. O "menino com gel" foi um personagem que criei baseado em mim. Daí ele fala que o irmão dele, "velho pra burro", curte tudo quanto é tralha da década de 80 porque era criança naquela época. Sempre que o menino com gel aparecer, pode saber que sou eu falando de mim mesmo ou de alguma coisa que vivi. A respeito da mensagem da leitora, é muito legal receber o carinho das crianças. Eu fui convidado, juntamente com vários outros autores, a escrever um texto de fim de ano para a biblioteca pública estadual de Minas Gerais. Então algumas crianças, depois, deixaram recadinhos para seus autores favoritos. Pena que em dezembro não postei a mensagem que eu escrevi para os leitores da referida biblioteca, pois só recebi a arte mais tarde. E não tive tempo de ir até lá. Agora perdeu o sentido colocar. Acesse o blog http://bijusub.blogspot.com/ e você verá a minha mensagem e a de outros escritores também!

O seu blog está muito bacana. Leio tudo! Pode acreditar! Um beijãooo!...

Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, Mimi!
Como estás, amiga?
OLha, conheço Paraty de longa data, cidade bonita e uma população civilizada, sempre foi assim. Me deu saudade só de ler o que você escreveu...não sei quando voltarei lá, mas voltarei!
Beijos, querida!!!

Mimirabolante disse...

Eu estou bem, Vanuza............Paraty ainda não.......como tenho esperança e acredito sempre na Fé e na força do bem.....logo,logo ela irá se recuperar......e tudo isso passará........é a natureza gritando,gritando para quem sabem alguém conseguir escutá-la........Pedro , não se preocupe.........

Unknown disse...

Talvez uma boa medida a ser adotada em Paraty, seria o controle de turistas, assim como já é feito em Fernando Noronha, isso ajudaria a preservar mais um pouco essa linda e historica cidade.
Bjs
Luiza

Mimirabolante disse...

Com certeza Luiza....o caso é que algo deve ser feito.......como sempre pouco se faz.....é triste vermos o descaso com um Patrimônio como aquele e com tts outros tbm.....

Arte&Reciclagem, ReceitasSaúde e ReciclagemdasLetras disse...

Nossa, q. pena. Paraty é mesmo linda. Eu estive lá há vários anos, passei um Ano Novo lá, deve estar muito diferente, mas ela tem uma magia...deve ser a "Veneza" brasileira. Sempre q. falo de Paraty me lembro do Amyr Klink falando da sua infancia lá, nossa, deve ter sido uma experiencia linda. Ela precisa ser preservada, cuidada.

Mimirabolante disse...

Com certeza , ela precisa de muitos cuidados e atenção . O maior problema é o assoramento do Rio Perequê......além é claro de outros problemas ligados ao meio ambiente ( desmatamento , crescimento desordenado ,construções inadequadas , descarte de lixo,etc....).Vamos continuar acompanhando. Estive lá ano passado......É um lugar lindo.....